março 13, 2008

Rio das Ostras recebe etapa do Arena Cross

Wellington Garcia é um dos favoritos ao título da temporada

A cidade de Rio das Ostras, no litoral carioca, vai receber no dia 12 de abril a 2º etapa da temporada 2008 do Arena Cross, a maior competição do motociclismo nacional. O município, cuja população é estimada em 50 mil habitantes, vai sediar o evento pelo terceiro ano consecutivo. A 1º etapa foi realizada em São Manuel (SP) no dia 1º de março.
A prova faz parte da programação de aniversário de Rio das Ostras, que estará completando 16 anos de emancipação política no dia 10 de abril. A etapa deste ano também marca os 10 anos do Arena Cross, evento que é promovido pela empresa Carlinhos Romanholli Promoções e Eventos, a mesma que organiza o Desafio Internacional das Estrelas de Kart com Felipe Massa e Convidados.
Acostumada com as emoções dentro da pista, Rio das Ostras vai poder acompanhar várias novidades implantadas nesta temporada. A infra-estrutura, que já era considerada de alto nível, foi incrementada. A arquibancada passou a ter capacidade para 7.000 pessoas e ganhou desenho em curva. Também foram reservados espaços especiais para as torcidas uniformizadas dos patrocinadores. Os “padocks” ficaram mais confortáveis com a instalação de carpetes, TVs de plasma, serviço de buffet e outras benfeitorias. Quem comparecer também vai ver fogos, iluminação e efeitos especiais.
As provas serão disputadas nas categorias 50cc (5 a 9 anos), 65cc (8 a 13 anos), 85cc (12 e 15 anos), MX1 (motos de 250cc a 450cc) e MX2 (motos de 125cc a 250cc, com 4 tempos) e são válidas pelo Campeonato Brasileiro da categoria.
Outra novidade em relação ao ano passado é que além do título de pilotos, também estará em jogo a disputa por equipes. A “briga” promete ser acirrada entre os times oficiais de fábrica, como Honda, Yamaha, Suzuki e KTM, além das equipes privadas como a Pro Tork. Entre os pilotos da MX1, destaque para o atual campeão do Arena Cross, Leandro Silva (PR); Wellington Garcia (GO), vencedor da primeira etapa em São Manuel; Pipo Castro (SC), bi-campeão em 2005 e 2006; Denis Cordeiro (SP); Fábio Correa (SP); Massoud Nassar (MG) e Roosevelt Assunção (SP), vice-campeão em 2006.
A arena será montada em uma área do Loteamento Atlântida, na Rodovia do Contorno, km 01. Os treinos estão programados para às 13h (livres) e 16h30 (cronometrados). A abertura oficial está prevista para às 19h00. O ingresso deve ser trocado por 02 kg de arroz nos seguintes pontos: Yamalagos (concessionária Yamaha em Rio das Ostras e Macaé), Moto Classe (concessionária Honda em Rio das Ostras e Macaé) e na Secretaria de Turismo de Rio Das Ostras.

Abusos no Largo da Catedral só será combatido com união de forças

Na noite desta quarta-feira, dia 12, aconteceu na Câmara Municipal, uma audiência pública com o intuito de debater sobre os problemas decorrentes do som produzido por veículos que permanecem estacionados no período noturno na Praça da Catedral e adjacências, que acarretam a perturbação do sossego no local.
O evento foi agendado a pedido dos vereadores Cula, Varoli, Josey, Reinaldinho e Lelo Pagani que sentiram necessidade de discutir o assunto com a comunidade.
A mesa de autoridades foi composta pelos vereadores Cula, que presidiu a audiência, Lelo Pagani, que secretariou o evento, pelo Delegado de Polícia Civil, Dr. Mauro Sérgio R. Santos, pelo Comandante da 1a Companhia de Polícia Militar, Capitão PM Maurício José Raimundo, pelo Comandante da Guarda Municipal, José Luiz dos Santos, representando, na ocasião, o Prefeito Municipal e pelo integrante da Equipe de Vigilância em Saúde Ambiental, André Peres, representando o Vice-Prefeito Dr. Valdemar Pinho.
O plenário da Câmara Municipal foi tomado por comerciantes e moradores locais que reivindicam uma solução urgente para o problema.
Paulo Nogueira expressou a revolta do público presente. “Como comerciante já fui assaltado e tive de mudar os meios de trabalho, como morador, só vejo as coisas piorarem cada vez mais. Em noites de domingo, por exemplo, só há baderneiros, há comércio de drogas e veiculação de músicas com letras obscenas. Estou vestindo preto em forma de luto pela “morte” da Avenida Dom Lúcio, se a situação perdurar. Há de ter uma solução urgente”, enfatiza.
Dr. Mauro Sérgio afirmou que a questão deve ser resolvida com união de forças. “Não depende só da polícia. Não adianta fazermos procedimentos atrás de procedimentos sem dar em nada. Tem que haver união da polícia com a comunidade e Ministério Público. Quem sabe elaborar leis que proíbam estacionamento no local ou proibir emissão de som depois de um determinado horário? A solução deve ser buscada em conjunto”, coloca.
Todos os presentes no plenário manifestaram seu descontentamento com a constante perturbação de sossego na área da Catedral, incluindo vereadores os que concordaram ser necessário o encaminhamento de soluções para a questão.
Capitão PM Maurício José Raimundo se comprometeu a ajudar, porém quer ajuda dos moradores locais e das autoridades. “Cerca de 30% das ocorrências que atendemos se refere a questões de perturbação de sossego e muitas não conseguimos atender porque também temos que verificar necessidades mais urgentes que ocorrem na cidade. Quero ajudar, vou sacrificar minha tropa e delegar soldados para ficar de forma constante na praça, porém não posso manter essa situação para sempre. Vou manter meus homens na área por cerca de 30 dias, após esse período, vou esperar a manifestação das demais autoridades para que possam me ajudar também a solucionar essa questão”, pondera.
Cula, que presidiu o evento, diz que a audiência pública teve resultado positivo e acredita que haverá solução para o problema. “Estamos fazendo a nossa parte. Existe um problema sério de perturbação de sossego, entre outras coisas, na Praça da Catedral e algo precisa ser feito. Nós conseguimos a ajuda do capitão Maurício, devemos agora montar uma comissão para estudar meios de ajudar seja em termos de elaboração de leis ou outras providências. Vamos entrar em contato com o Prefeito Municipal para que também se envolva na questão. temos o prazo de um mês e vamos fazer o possível para ajudar”, conclui.
Estiveram presentes os vereadores Lourenção ( Presidente da Câmara Municipal ), Lelo Pagani, Prof. Gamito, Prof. Caldas, Reinaldinho e Prof. Varoli.

Centro de Lazer Nova Aurora recebe seletivas para os JORI 2008

O Centro de Lazer Nova Aurora sedia nesta quinta e sexta-feira, dias 13 e 14 de abril, as seletivas das modalidades de dança de salão, truco e dominó, referentes aos Jogos Regionais do Idoso 2008, que serão realizados em Botucatu entre os dias 09 e 13 de abril.
Os participantes da dança de salão serão avaliados no primeiro dia da programação por Fábio Henrique Gonçalves e Mônica Morelli, que são responsáveis por ministrar aulas no grupo Dança de Salão Fábio e Mônica. Vale lembrar que os interessados serão inscritos nas categorias entre 50 e 60 anos e acima de 60 anos.
O evento terá início às 21 horas e contará com a animação de Fernando Câmara. No intervalo do baile, será realizado o concurso que vai definir os classificados para a competição.
Já para a sexta-feira, a partir das 13 horas, está marcada a seletiva para os adeptos das modalidades de truco e dominó. A inscrição poderá ser feita no local.
O Centro de Lazer Nova Aurora está localizado à Rua José Ravagnani, 126, na Vila Nossa Senhora de Fátima. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3815-6306.