março 12, 2008

Alemão fará palestra sobre Budismo em Botucatu

Por Renato Fernandes

O Espaço Luminis receberá o budista, Bernhard Lindner, nos dias 14 e 15 de março. No primeiro dia ele ministrará a palestra "A base, o caminho e a meta do Budismo no Caminho do Diamante", às 19h30. No dia seguinte, às 18 horas, será abordado o tema, “Amor e Compaixão na perspectiva Budista”.
Lindner é alemão da cidade de Munique e pratica o Budismo desde 1985, quando conheceu o Lama Ole Nydahl. Desde então tem realizado viagens e cursos de meditação em vários paises, incluindo alguns com outros lamas da linhagem Karma Kagyu do budismo tibetano, tais como Shamar Rinpoche, Jamgön Kongtrul Rinpoche, Lopön Tsechu Rinpoche e Tenga Rinpoche.
A pedido do Lama Ole viaja como professor itinerante dando ensinamentos em diversas partes do mundo como, por exemplo, na Rússia, Austrália, América do Sul e Europa.
O grupo responsável pela vinda de Lindner à Botucatu pratica o Budismo Tibetano da escola Kagyu, é uma prática milenar que vem de uma linhagem direta do Buda. A forma praticada é adaptada de uma maneira que torna possível seu exercício na correria do dia-a-dia.

A palestra abre espaço para interessados pelo Budismo, garantindo acesso ao tema com ensinamentos e prática da meditação Budista, com um professor que tem grande experiência prática.
Em Botucatu existe um grupo de meditação Budista da Linha Karma Kagyu que se encontra todas às terças - feiras, às 21:00.
A palestra acontecerá no Espaço Luminis, que fica na Rua Quintino Bocaiúva nº 1019.
Informações pelo telefone: 8121 6777 ou 9775 7026.

Material de divulgação do Jori mostrará 3ª idade em atividades cotidianas

Por Renato Fernandes

Na tarde de terça-feira a fotógrafa Malu Ornelas e o cineasta Jovano Tortorrela, da produtora Torta Digital captavam imagens de um casal de idosos no Mercado Municipal de Botucatu.
Segundo informações de Tortorela as fotos e as filmagens farão parte do material de divulgação do Jori – Jogos Regionais do Idoso, que acontece entre os dias 9 e 13 de abril, e circularão em comerciais de televisão, com chamadas de 30 segundos, e na imprensa em geral.
A captação de imagens deverá seguir em outros pontos da cidade, em áreas como a Fazenda Lageado e o Parque Municipal.

Artistas S/A oferece “Curso de Montagem Teatral”

O Casamento do Pequeno Burguês é uma das
produções assinadas por Fabiana Godoy


Fabiana Godoy, atriz, professora da Artistas S/A, ministra “Curso de Montagem Teatral” para todos os interessados com idade a partir de 12 anos. O curso tem duração de 8 meses com encontros semanais de 3 horas. No curso, Fabiana, irá trabalhar a divertida comédia “O Senhor de Porqueiral” de Molière, dramaturgo francês. Moliere é considerado gênio da literatura francesa e universal, adotou as formas tradicionais da comédia e revitalizou-as num novo estilo, em que os contrários se confrontam: a verdade se opõe à falsidade, a inteligência ao pedantismo. Esse estilo deu às obras de Molière um caráter inimitável.
No curso serão abordados temas como, interpretação, análise de texto, cenário, figurino, música, iluminação, entre outros.
Na conclusão do curso, os alunos irão ficar um mês em cartaz, uma apresentação por semana, com a peça “O Senhor de Porqueiral” no Teatro Gino Carbonari.
Fabiana Godoy, atriz e diretora, formada pelo Teatro-Escola Célia Helena, já desenvolveu diversos trabalhos na área teatral e televisiva como atriz e como diretora destaca montagens como, A Ópera do Malandro, Os Saltimbancos, Casamento do Pequeno Burguês, A Noviça Rebelde, Romeu e Julieta, entre outros.
Maiores Informações: Artistas S/A – 3815.8293
Início: 17 de março das 18h às 21h
Vagas Limitadas!!

Som abusivo na praça da Catedral será tema de Audiência Pública hoje

Hoje, dia 12, acontece na Câmara Municipal de Botucatu, uma audiência pública com o intuito de discutir problemas decorrentes do som produzido por veículos que permanecem estacionados no período noturno na Praça da Catedral e adjacências, que acarretam a perturbação do sossego.
O evento está sendo agendado a pedido dos vereadores Cula, Josey, Reinaldinho (PR), Varoli (PV) e Lelo Pagani (PT) que julgaram ser importante debater a questão com a população. “Muitas pessoas vem reclamando do som abusivo na praça principal da cidade. Queremos discutir a situação com a comunidade para chegarmos a uma solução para o problema visando o bem da população”, informam.
A audiência é aberta ao público e terá início às 19 horas, na sede da Câmara Municipal que fica na Praça Emílio Peduti, 112, centro de Botucatu.
Mais informações através dos telefones: 3882-0636 ou 0800-556685.

Prefeitura inicia asfaltamento da Avenida Roberto Sidney Bueno

Secretaria Municipal de Comunicação - Botucatu

A Secretaria Municipal de Obras deu início na manhã de segunda-feira, 10 de março, aos trabalhos de asfaltamento da Avenida Roberto Sidney Bueno, localizada na Vila Rodrigues, Setor Leste da cidade.
Segundo o projeto da Prefeitura de Botucatu, a Avenida Roberto Sidney Bueno será favorecida com 4.040 m2 de asfalto, da altura entre a Avenida Rafael Serra até a Rua Vicente Garavelo. Antes do início da colocação de massa asfáltica, a avenida já havia sido beneficiada com mil metros de guias e sarjetas de concerto e galerias de águas pluviais.
Ainda na região da Vila Rodrigues, na Avenida Rafael Serra, funcionários trabalham na terraplanagem da avenida, preparando o solo para o recebimento posterior da cobertura asfáltica. No local está prevista a colocação de 7.250 m2 de asfalto, completando a primeira etapa da obra, que consiste na construção de mil metros de guias e sarjetas de concreto.
Os trabalhos de asfaltamento também irão favorecer a Estrada Municipal, que receberá 7.600 m2 de asfalto, na altura entre a Avenida Rafael Serra e Estrada da Usina Indiana, prosseguindo até o cruzamento com a Rua Antonio Luiz.
A Rua José Freire Vilas Boas também será asfaltada em 342m2 de sua extensão, além de receber cerca de 350 metros lineares de galerias de águas pluviais e 104 metros lineares de guias e sarjeta.
Ligação - Os trabalhos fazem parte do projeto de interligação entre os Setores Sul e Leste da cidade. O projeto vai beneficiar a população dos Conjuntos Habitacionais Clemente Jorge Roncari, Doutor Antonio Delmanto, Roque Ortiz Filho, Joaquim Vernini e Leandro Alarcão Dias, Jardim Peabiru e Brasil, Lavapés, Vila Cidade Jardim, Conjunto Habitacional Humberto Popolo, e outros bairros da região.

Prefeito Ielo recebe homenagem do Corpo de Bombeiros

Secretaria Municipal de Comunicação - Botucatu

Na última segunda-feira, dia 10 de março, o prefeito de Botucatu, Antonio Mário Ielo, esteve em São Paulo, onde recebeu a medalha comemorativa ao Centenário do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo. A homenagem foi concedida a 37 personalidades do Estado.
Foram 18 militares e 19 civis.
Além do prefeito de Botucatu, outros três prefeitos foram agraciados com a honraria. O prefeito de Barueri, Rubens Furlan, de Jaú, João Sanzovo Neto e de Piracicaba Barjas Negri. O evento foi realizado na Praça da Sé e marcou a comemoração dos 128 anos de criação do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo.
A medalha foi entregue pelo comandante do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, coronel Manuel Antonio da Silva Araújo, que ressaltou o trabalho dos bombeiros. “Temos motivo para comemorarmos. A dedicação e entrega de cada um desses profissionais durante todos esses anos faz o bombeiro ser a profissão mais confiável no país”, discursou.

Ielo foi homenageado pelo apoio que deu ao Corpo de Bombeiros durante todo o seu mandato. “Desde que assumimos a prefeitura de Botucatu temos uma parceria muito forte com o Corpo de Bombeiros, através do Fumabom. A instituição realiza um grande trabalho em nossa cidade. Só tenho a agradecer essa homenagem recebida”, comentou o prefeito.
O prefeito esteve acompanhado de sua esposa, Rose Ielo, do major José Guerxis de Aguiar, da chefe de gabinete, Márcia de Aguiar, do comandante da Guarda Civil Municipal, José Luis dos Santos e do assessor de comunicação Eduardo Guimarães.

Curso de ‘Promotoras Legais’ tem início na sexta-feira

Secretaria Municipal de Comunicação - Botucatu

O 1º Curso de Capacitação de “Promotoras Legais”, um projeto de cidadania com raça, etnia, orientação sexual e classe social, tem início nesta sexta-feira, 14 de março, com a Turma Ana Rosa
A aula inaugural será na Câmara Municipal de Botucatu, localizada à Praça Comendador Emílio Peduti, 112, a partir das 19 horas, com a recepção dos participantes, formação da mesa pelos convidados, presença das promotoras legais populares Maria do Socorro Figueiredo Silva Rubio e Kátia Regina da Silva Lino, formadas no ano passado em Sorocaba, e orientação sobre o curso coordenado na cidade.
Promotoras Legais são mulheres que trabalham nos segmentos populares na comunidade da qual fazem parte. O objetivo é combater A discriminação através da prevenção, informando e conscientizando as pessoas sobre todos os direitos.
Segundo as organizadoras, as aulas são gratuitas e pretendem mostrar os mecanismos e caminhos na luta contra agressões e o desrespeito, uma vez que a questão abordada é séria e quanto mais cidadãos e cidadãs conscientes, melhor para o município no combate a violência.
O 1º Curso de Capacitação de “Promotoras Legais Populares” é coordenado pela Prefeitura de Botucatu, através das Secretarias de Assistência Social e de Segurança. O projeto tem o apoio do Fórum Permanente da Mulher, Instituto Giramundo Mutuando e OAB - Comissão da Mulher Advogada.


EMA inicia atividades de trilhas em 2008

Secretaria Municipal de Comunicação - Botucatu

A Escola do Meio Ambiente retomou nesta terça-feira, 11 de março, as atividades de trilhas para este ano de 2008 aos alunos da rede de ensino de Botucatu. A programação do primeiro dia contou com a participação da EMEF “Dr. João Maria de Araújo Júnior”.
Ao todo, 280 estudantes entre 1ª e 8ª séries acompanharam os monitores nas Trilhas do Patrimônio Histórico, do Sujão, da Água e da Biodiversidade, e em seguida, sentaram à mesa para o lanche.
Eliana Gabriel, coordenadora geral da EMA, acredita que um número superior de alunos em relação ao ano passado irá participar das trilhas na escola. “Até o final de agosto já está fechada a agenda para as trilhas. Temos aproximadamente 9 mil crianças inscritas para realizarem as atividades”, comentou.
A Escola do Meio Ambiente está localizada à Estrada Ítalo Bacchi, s/nº, no Jardim Aeroporto. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3813-9251.

Campeonato Sub-15 define classificados

Secretaria Municipal de Comunicação - Botucatu

Serão definidos no próximo sábado, dia 15 de março, os classificados para as semifinais da 4ª edição do Campeonato Botucatuense de Futebol Sub-15
No Estádio do Sete de Setembro, às 9h30 se enfrentam Associação Atlética Botucatuense e União da Vila/Serralheria São Luis. Em seguida jogam Sete de Setembro FC e Beira Rio FC.
No Estádio Municipal Professor João Roberto Pilan a rodada começa às 15 horas com o jogo entre Trivial FC e Serra Negra FC, e na seqüência, entram em campo ABC/Bandeirantes e Maranata FC.
Resultados - A competição teve seqüência no último sábado, dia 8, com a realização de quatro partidas.
No Estádio do Sete de Setembro FC, a equipe do União da Vila FC/Serralheria São Luis goleou o ABC/Bandeirantes por 9 a 3. No jogo de fundo, o Trivial FC venceu o Sete de Setembro FC por 5 a 0.
No Estádio Municipal Professor João Roberto Pilan, a Associação Atlética Botucatuense bateu o Maranata FC por 7 a 0. Completando a rodada, o Beira Rio FC derrotou o Serra Negra FC por 6 a 0.
Até o momento, Lucas Costa (União da Vila) e Higor (AAB) dividem a liderança da artilharia com 6 gols cada.

Monte Mor lidera Sub-21

Secretaria Municipal de Comunicação - Botucatu

A equipe do Monte Mor FC está liderando o 7º Campeonato Botucatuense de Futebol Sub-21, organizado pela Associação Botucatuense de Árbitros de Futebol e promovido pela Secretaria de Esportes. Em dois jogos, o time está com um aproveitamento de 100%, somando seis pontos.
A segunda rodada da competição foi realizada no último domingo, dia 9 de março. No Estádio Municipal Professor João Roberto Pilan, o Trivial FC derrotou a equipe do Galo da Madrugada, de Pardinho, por 4 a 1. Ainda no Estádio Municipal, Dinamite FC e Paraná FC ficaram no empate em 1 a 1.
No Campo do Sete de Setembro FC, o Monte Mor FC venceu a segunda partida na competição ao marcar 2 a 1 sobre a representação do Bilher Materiais para Construção. Já o jogo entre Pardinho FC e SC Marajoara não foi realizado pois o time de Pardinho não compareceu, sendo eliminado da competição.
A terceira rodada da 1ª fase será disputada neste domingo, dia 16. Confira os jogos:

Local: Estádio Municipal Professor João Roberto Pilan
13 horas – Unidos de Botucatu x Galo da Madrugada
15 horas – Dinamite FC x Arco Iris Pintura
Local: Estádio do Sete de Setembro FC:
13 horas – Paraná x EC Rubião Junior/EC Inca
15 horas – SC Marajoara x Beira Rio FC

Secretaria de Esportes vai desenvolver Projeto de Avaliação Física

Secretaria Municipal de Comunicação - Botucatu

A Secretaria Municipal de Esportes realiza a partir da próxima semana o “Projeto Avaliação Física”, destinado às pessoas que praticam caminhada em locais públicos.
Na primeira etapa, a atividade será desenvolvida na pista de atletismo Doutor Eduardo Guedes Cassimiro, localizada no Estádio Municipal Professor João Roberto Pilan.
Professores e estagiários da Secretaria de Esportes irão tirar as medidas necessárias, como avaliações de peso, altura, pressão e dobras cutâneas, para que a pessoa conheça suas condições físicas. O público-alvo são homens e mulheres com idade superior a 20 anos.
Outro objetivo do projeto é cadastrar as pessoas que utilizam a pista do Estádio Municipal para fazer caminhada. “Será uma forma de controlar o uso da pista”, informou o secretário de Esportes, Nivaldo Ceará.
A avaliação física mostrará a necessidade de emagrecimento ou ganho de peso para cada individuo. O processo utilizado é de mensuração do percentual de gordura e, com essa medida, é possível calcular a taxa de gordura da pessoa e apontar a taxa que seria ideal alcançar.
Além do Estádio Municipal, essas avaliações também serão realizadas no Ginásio Municipal de Esportes.

Programação:
Estádio Municipal “Prof. João Roberto Pilan”
17 de março – das 17 às 19 horas
18 de março – das 7 às 9 horas


AAB brilha no Torneio Regional de Natação em Jaú

A Associação Atlética Botucatuense participou no último sábado, 8 de março, no Clube XV de Novembro, na cidade de Jaú, do 2º Torneio Regional Pré-Mirim a Sênior, promovido pela Delegacia da 3ª Região da Federação Aquática Paulista.
A competição foi disputada em piscina de 25 metros, reunindo mais de 350 atletas, representando 15 clubes.
A equipe botucatuense esteve representada por quarenta atletas, treinados pelo técnico Aniel Garcia Filho, o Zebra, mantendo o seu o bom desempenho nas competições de natação.
Os nadadores da AAB conquistaram 20 medalhas de ouro, 25 medalhas de prata e 15 medalhas de bronze, totalizando 60 medalhas.
Apoiando e incentivando o esporte de nossa cidade, a Prefeitura Municipal de Botucatu disponibilizou o transporte necessário para que a equipe da AAB participasse da competição na cidade de Jaú.