março 08, 2008

Kiko Zambianchi é a atração no Garage dia 15

Por Flávio Fogueral

O cantor e compositor Kiko Zambianchi (foto) é a atração no próximo sábado, dia 15, no Garage Road Bar. O show acontecerá a partir das 23 horas e contará com a participação de Maurício Gasperini (vocalista da banda Rádio Táxi).
Zambianchi tem quase três décadas de carreira e muitas de suas músicas ultrapassaram gerações. O compositor é parceiro constante de bandas como O Surto e seu destaque maior foi a colaboração com o Capital Inicial. “Rolam as Pedras”, “Choque”, “Primeiros Erros”, “No Meio da Rua” e a versão brasileira de “Hey Jude”, dos Beatles, são algumas das pérolas que integram o repértório do músico e compositor nesta temporada.
Os ingressos para a apresentação custam R$ 20 para homens e R$ 15 para mulheres. O Garage Road Bar fica na Cidade Universitária, próxima ao Campus da Unesp, em Rubião Júnior.
O show conta com o apoio do McDonald’s Botucatu, 100% Vídeo, Depósito de Bebidas Osmarajá, Motel Beijo da Lua, WE Design e O Blog O Grito Notícias.

Domingo tem show do Circuito Cultural Paulista em São Manuel

Por Renato Fernandes

O Circuito Cultural Paulista começa oficialmente amanhã, com eventos em 18 cidades do Estado, entre elas os municípios de São Manuel, Avaré e Santa Bárbara do Oeste.
Em São Manuel, no domingo, às 19h30, haverá a apresentação musical do grupo Batuntã. O grupo, formado em 1999, trabalha com músicas próprias e releituras de ritmos já existentes como maracatu, baião, samba-reggae, samba-de-roda, coco, caboclinho, maculelê, afoxé, ritmos africanos, funk, drum’n bass e techno.
O Batuntã integra expressão corporal e cênica ao trabalho musical, fundindo percussão, canto e dança à proposta artística de manipulação do espaço e interatividade com o público.
A apresentação será no Cine Teatro Municipal “Dr. Alberto Pampado”, na Rua Epitácio Pessoa, 235 – Centro.
Em avaré o grupo circense “Sonho Mágico - Nicolas Condoyannis”, apresentará às 20 horas, de hoje, números de mágica, contorcionismo e acrobacias, no Teatro Municipal “Dr. Octávio Moralles Moreno”, na Rua Rio Grande do Sul, 1775 – Centro.
A Companhia de Dança “Corpos de Luz”, é atração amanhã, dia 9, às 20h30, no Teatro Municipal Manoel Lyra, Rua João XXIII, n° 61.
O espetáculo trata da cosmovisão dos povos indígenas brasileiros sobre os mitos da criação, sendo interpretado em uma linguagem dinâmica e inovadora com a integração de dança contemporânea, danças brasileiras e linguagens urbanas.
As atrações tem entrada franca, mas retirada de ingressos deve acontecer com meia hora de antecedência.

Prefeitura conclui reconstrução da pista de skate na Cecap

Secretaria Municipal de Comunicação - Botucatu

A Prefeitura de Botucatu já concluiu a reconstrução da pista de skate localizada na Rua Nicola Zaponi Vieira, no Conjunto Habitacional Frei Fidelis – Cecap. Os trabalhos foram viabilizados mediante parceria entre a Secretaria Municipal de Obras e Secretaria Municipal de Esportes.

A pista estava muito deteriorada pela ação do tempo e teve de ser demolida e totalmente reconstruída. “O local apresentava muitas rachaduras, buracos e infiltrações, colocando em risco os praticantes do esporte. Uma simples reforma não resolveria o problema”, explicou Nivaldo Ceará, secretario municipal de Esportes.

O novo local para a prática de skate segue os mesmos moldes da pista antiga, sendo provida de um circuito com rampas e corrimão para a realização das manobras. “O desenho da nova pista é igual ao da pista anterior, sendo que os próprios usuários do local ajudaram na elaboração do projeto da obra”, completa Ceará.

O local já está liberado para uso, sendo que a oficialização da entrega será feita através da realização de um campeonato, que deverá acontecer no final desse mês.

Secretaria de Esportes vai desenvolver projeto de Avaliação Física

Secretaria Municipal de Comunicação - Botucatu

A Secretaria Municipal de Esportes realizará a partir da próxima semana, o “Projeto Avaliação Física”, destinado às pessoas que praticam caminhada em locais públicos. Na primeira etapa, a atividade será realizada na pista de atletismo Doutor Eduardo Guedes Cassimiro, localizada no Estádio Municipal Professor João Roberto Pilan.

Professores e estagiários da Secretaria de Esportes irão tirar as medidas necessárias para que a pessoa conheça suas condições físicas. Serão feitas avaliações de peso, altura, pressão e dobras cutâneas. O publico alvo são homens e mulheres com idade superior a 20 anos.

Outro objetivo do projeto é de cadastrar as pessoas que utilizam a pista do Estádio Municipal para fazer caminhada. “Será uma forma de controlar o uso da pista”, informou o secretário de esportes, Nivaldo Ceará.

A avaliação física mostrará a necessidade de emagrecimento ou ganho de peso para cada individuo. O processo utilizado é de mensuração do percentual de gordura. Com essa medida é possível calcular a taxa de gordura da pessoa e apontar a taxa que seria ideal alcançar. Além do Estádio Municipal, essas avaliações também serão realizadas no Ginásio Municipal de Esportes.

Programação:

Estádio Municipal Professor João Roberto Pilan
17/03 – das 17 às 19 horas
18/03 – das 7 às 9 horas

Exposição da botucatuense Amélia Blasi tem início neste sábado

Secretaria Municipal de Comunicação - Botucatu

O Museu de Arte Contemporânea Itajahy Martins abre neste sábado, 08 de março, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a exposição “Ninhos do Bem Querer”, da artista botucatuense Maria Amélia Blasi de Toledo Piza.

O evento está marcado para as 19 horas e contará também com o lançamento do livro de poemas de Amélia, intitulado “Na Borda das Nuvens”.

A autora nasceu em Botucatu e dedicou-se ao ensino da música e do desenho, participando ativamente da vida artística e intelectual de sua cidade. Com seus poemas intimistas, enceta uma viagem pelos recônditos da alma feminina, onde a realidade, o amor e o sonho se mesclam nas diversas etapas da vida.

Formada em Artes Plásticas e Música, obteve em 2004 o grau de Doutorado em Arte Brasileira pela Universidade de São Paulo. Nos últimos anos intensificou sua produção artística a partir de pesquisas feitas no campo da Criação em Arte, que consistiu no resultado em pinturas agrupadas em séries, expostas por Amélia em várias cidades e capitais do Brasil e de outros países, obtendo menções honrosas e prêmios.

Além de “Na Borda das Nuvens”, a botucatuense também é autora das obras “A Capela da Santíssima Trindade de Botucatu”, “A poética da Luz na obra do pintor Carlos Oswald”, “Por que amo Botucatu” [crônicas] e “Cartilha do Artesanato Botucatuense”.

A exposição “Ninhos do Bem Querer”, estará aberta à visitação ao público até o dia 29 de março. O MAC Itajahy Martins está localizado à Avenida Dom Lúcio, 755, Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3882-0133.

Secretaria de Cultura fará projeto de identificação visual do MAC

Secretaria Municipal de Comunicação - Botucatu

A Secretaria Municipal de Cultura está com inscrições abertas para empresas de comunicação visual sediadas em Botucatu, que tenham interesse em realizar um projeto de identificação visual externa para o Museu de Arte Contemporânea Itajahy Martins.

O objetivo é criar identificação ao espaço e dar visibilidade e conhecimento à população e turistas da localização do museu e sua programação. “O MAC necessita de uma identificação externa que proporcione melhor visibilidade do espaço físico onde se localiza, assim como de sua programação”, comentou o secretario de Cultura, Luis Roberto de Oliveira.

Segundo Luis Roberto, a justificativa se dá pelo fato do Museu não possuir identificação apropriada, em todos esses anos de funcionamento. “O MAC Itajahy Martins instalou-se em diversos imóveis alugados, mas sem possuir uma identidade própria. A maioria da população não tem conhecimento que Botucatu tem um museu de arte, já com 24 anos de existência, e funcionando neste local”, completa o secretário.

O Museu de Arte Contemporânea Itajahy Martins está instalado na edificação maior do Espaço Cultural, localizado na Avenida Dom Lúcio nº 755. Dentre suas atividades está a organização de exposições temporárias e temáticas durante todo o ano, além de abrigar o acervo de pintura, desenho, escultura, fotografia e gravuras do município.

Inscrição - Os projetos deverão ser entregues em envelopes lacrados, até as 17 horas do dia 14 de março, no seguinte endereço contendo os dizeres: Secretaria de Cultura - Projeto de Identificação do MAC – Avenida Dom Lúcio, 755 – Botucatu/SP.

A Secretaria de Cultura escolherá o projeto que apresentar melhor solução técnica e criativa, que atenda às especificações presentes e, que esteja adequado ao espaço físico e arquitetônico do Museu. A empresa contemplada será comunicada, pessoalmente, por telefone e por escrito.

Confira abaixo o que deverá constar no projeto a ser elaborado:

Da criação do projeto:

1.Criação de logomarca do MAC para utilização em todo material de identificação e divulgação. [carta, selo, envelope, banner, cartaz]

2.Elaboração de identificação visual externa, lado da Avenida Dom Lúcio e do Espaço Cultural, utilizando o logo e o nome do museu.

3.Elaboração de identificação de dispositivo para divulgação da programação.

4.O responsável pela criação da logomarca e do projeto cederá os direitos autorais de utilização da imagem e do dispositivo de divulgação.

5.Caso necessário, serão autorizadas fotos do local para execução do projeto.

Da execução do projeto:

1.O proponente deverá apresentar o desenho do projeto com medidas e locais sugeridos para instalação.

2.O material a ser utilizado deverá ser adequado à arquitetura do espaço.

3.Do projeto deverão constar desenhos, proposta de execução com custos de materiais e serviços e prazo de execução.

4.Deverá constar também o responsável pela criação e execução do projeto.

Do orçamento:

1.O orçamento deverá conter dados completos da empresa.
2.Discriminação de materiais e medidas.
3.Custo do projeto de criação e execução
4.Prazo de execução

Mais informações sobre o edital de identificação do MAC podem ser obtidas através dos telefones 3882-0133 e 3882-1489.