março 07, 2008

Câmara de Botucatu conhece o projeto de revitalização da Amando de Barros

Na manhã desta quinta-feira, dia 06, ocorreu na Câmara Municipal de Botucatu, uma reunião entre vereadores e membros da AEAB – Associação de Empresários da Rua Amando de Barros para a apresentação do projeto de revitalização da Rua Amando de Barros.
Membros da sociedade civil, da AEAB, da ACE/CDL e da imprensa acompanharam a reunião além dos vereadores Lourenção, Caldas, Josey, Lelo Pagani, Carlos Trigo, Prof. Gamito, Prof. Varoli, Cula e Reinaldinho.
Maurício Serôdio, presidente da AEAB, deu início à reunião ressaltando a importância do projeto e o slogan da revitalização da rua do comércio: “Nova Amando: Moderna, mais humana”.
O projeto foi elaborado pelo arquiteto Rodrigo Fernandes Michelin que, pessoalmente, fez uma apresentação aos presentes demonstrando a necessidade da modernização da Rua Amando de Barros valendo-se de dados, gráficos, fotos antigas, atuais, depoimentos de munícipes e comerciantes e projetos de desenhos.
De acordo com Michelin, o projeto visa revitalizar a principal rua do Comércio de Botucatu e atender às necessidades da população. “O projeto foi desenvolvido para respeitar as leis vigentes oferecendo nova estrutura, simples e sem complicações e com o intuito de valorizar as pessoas”, coloca.
Aumento das calçadas, estacionamentos de carros e motos, acessibilidade a pessoas portadoras de deficiência, projetos paisagísticos, todas essas questões e muitas outras foram abordadas na reunião.
Para o vereador Prof. Caldas, a reunião foi positiva. “É muito importante esta explanação aos senhores vereadores. Hoje estamos aqui vendo uma idéia que pode realmente proporcionar a modernização da Rua Amando de Barros. Nossa comissão tem acompanhado de perto a questão e o que interessa a todos é que a revitalização da Rua Amando seja benéfica a cidade e seus cidadãos”, finaliza.
A comissão de vereadores que estuda o projeto de revitalização da Rua Amando de Barros é composta pelos vereadores Prof. Caldas, Josey e Lelo Pagani.

Arena Cross distribuiu 10 toneladas de alimentos para entidades assistenciais

Publico lotou as arquibancadas

Além da emoção nas disputas da primeira etapa da temporada 2008 do Arena Cross, realizada no último dia 1º, em São Manuel/SP (255 km da capital), as 5 mil pessoas que compareceram ao evento também contribuíram para um verdadeiro show de solidariedade. De acordo com a organização, cerca de 10 toneladas de alimentos foram arrecadadas, tanto nos postos de troca, quanto na portaria no dia da prova.
Os ingressos para acompanhar o maior evento do motociclismo nacional foram trocados por dois quilos de arroz, conforme solicitação do Fundo Social de Solidariedade do Município. Em São Manuel, duas entidades foram beneficiadas: o Hospital Casa Pia São Vicente, a única instituição de saúde que atende pelo SUS no município, e o Abrigo Pousada da Colina, que cuida idosos carentes.
Em Botucatu/SP (240km da capital), cidade próxima a São Manuel e sede empresa Carlinhos Romagnolli Promoções e Eventos, que organiza o Arena Cross, os alimentos foram distribuídos entre a Casa de Repouso Bom Samaritano, Ação da Cidadania, Casa da Professora Lídia (atende a portadores de necessidades especiais) e Centro Terapêutico Restauração da Vida. “Mais uma vez o motociclismo e, principalmente, a população da região de São Manuel dá sua contribuição para os menos favorecidos”, explica Carlinhos Romagnolli.
O Arena Cross será disputado em 8 etapas em quatro estados brasileiros. Em todas as provas, a entrada será trocada por alimentos, variando de acordo com a necessidade de cada município. A próxima etapa vai acontecer no dia 12 de abril em Rio das Ostras (RJ). A expectativa é de que mais de 100 toneladas sejam arrecadadas durante a temporada.
Os patrocinadores da competição são Honda e Gol, com co-patrocínio de Yamaha, Peels e Metzeler. O apoio foi da Prefeitura de São Manuel, Rádios Criativa FM, Integração FM, Hot 107 FM e revista Moto!.

Eadcon inicia aulas de Comunicação no dia 29

A Eadcon – uma das maiores faculdades do País de ensino a distância – divulgou esta semana que as aulas do curso de graduação em Comunicação Social terão início no dia 29 de março.
Devido aos ajustes técnicos e pedagógicos deste novo calendário, as aulas do dia 16 de fevereiro estão adiadas, assim como todas as atividades relativas ao curso.
Este ano o vestibular Eadcon registrou um número recorde nas inscrições. Ao todo foram realizados quatro vestibulares, de outubro do ano passado até fevereiro deste ano, em mais de 1500 municípios no país inteiro, contabilizando 194 mil inscritos.
Número maior que a USP
Em número absoluto de inscritos o Vestibular da Eadcon já é um dos maiores do País. A Fuvest, por exemplo, que realiza o vestibular da USP, obtém em média 140 mil inscritos.
Os candidatos aprovados na Rede Eadcon em qualquer um dos Vestibulares 2008 têm até o dia 15 de março para efetuar sua matrícula.

BOTUCATU - UNIVERSIDADE CRIATIVA
Rua Siqueira Campos, 103 - 2º andar – Centro
(14) 3813-6652

Agência do Sebrae de Botucatu comemora 10 anos


O Sebrae-SP em Botucatu comemora 10 anos de funcionamento, nessa quinta-feira, 06 de março. Para comemorar o Escritório Regional promoverá ao longo de 2008 diversas atividades, como palestras, cursos e eventos dirigidos a empresários e futuros empreendedores de Botucatu e região. A primeira vai ser o Prêmio “Djanira Motta” – Mulher de Negócios, que vai homenagear as mulheres empreendedoras da cidade de Avaré, no fim do mês de março. “O desenvolvimento, distribuição de renda e estabilidade social em nossas comunidades está diretamente ligado ao papel desempenhado pela MPEs”, destaca o gerente do Sebrae-SP em Botucatu, Luiz Carlos Donda. É por meio dos seus escritórios que o Sebrae-SP faz orientação direta dos empresários para o empreendedorismo e a gestão de qualidade, sempre com foco no desenvolvimento das empresas e da sociedade.
Em Botucatu, o Sebrae-SP promove ações nos segmentos de fruticultura, café, apicultura, leite, piscicultura, ovinocultura, alimentos orgânicos, comércio varejista, turismo, artesanato, gráficas, tecnologia de agronegócio e incubadoras de empresas. Além disso, o ER está em processo de estruturação das áreas de avicultura, alimentação, oficinas mecânicas e metal mecânico. A perspectiva é que a atuação do Sebrae-SP em Botucatu aumente. “Nossa prioridade é desenvolver setorialmente segmentos importantes para a economia da região, colocando as empresas locais em mercados que exijam alto grau de capacidade competitiva e especialização”, revela Donda.
O Escritório Regional de Botucatu atende os municípios de Anhembi, Bofete, Jumirim, Pereiras, São Manuel, Arandu, Botucatu, Laranjal Paulista, Porangaba, Torre de Pedra, Areiópolis, Conchas, Paranapanema, Pratânia, Avaré, Itatinga, Pardinho e Quadra.

Vídeo mostra o bambardeio contra o acampamento da Farc

O repórter de ÉPOCA Ricardo Amaral obteve com exclusividade o vídeo que o presidente do Equador, Rafael Correa, entregou a Lula. Neste trecho, há imagens do acampamento das Farc, com pertences revirados e guerrilheiros mortos.

ATENÇÃO, ESTE VÍDEO CONTÉM IMAGENS CHOCANTES


Sub-20 da AAB bate Assis pelo Paulista do Interior

Na noite desta quinta-feira, 6, em seu ginásio II, a equipe de futsal sub-20 da Associação Atlética Botucatuense (AAB), conquistou sua primeira vitória no Campeonato Paulista do Interior de Futsal.
Após perder na estréia para o Intelli/Topper de Orlândia por 2 a 1, a equipe botucatuense, comandada pelo treinador Paulo Barros, venceu o Vocem/Campestre/Amea, de Assis, por 3 a 2.
O bom número de torcedores na arquibancada do ginásio empurrou os jogadores da AAB. No primeiro tempo, o time local venceu por 1 a 0, com gol de Leonardo. Na segunda etapa, Matheus e César ampliaram para Botucatu. O ala Lukas marcou os dois gols de Assis.
A equipe da AAB entrou em quadra com mesma formação da estréia, com Luan, Leonardo, Daniel, Guilherme Bravim e Raphael Bonomo. Ainda jogaram Caio, César, Matheus e Leonel.
O próximo compromisso do sub-20 da Botucatuense será no dia 19, às 18h30, em Ribeirão Preto, contra o SME Ribeirão Preto.
Agora, a equipe soma uma vitória e uma derrota, em dois jogos. Até o momento o time só atuou em casa pelo Campeonato Paulista do Interior de Futsal.

AAB/PMB perde a segunda no Paulista do Interior de Futsal

E como diz o ditado, quem não faz toma, a AAB levou a risca e tomou 4 gols seguidos, um deles do goleiro Marcos Paulo, que armou a jogada de outros dois.

Dois jogos em casa e duas derrotas. A campanha da equipe de futsal de Botucatu , representado pelo time Principal da Associação Atlética Botucatuense (AAB), no Campeonato Paulista do Interior não é das melhores.
Na noite desta quinta-feira, 6, o time de Botucatu, jogando em casa, obteve seu segundo revés na competição, ao perder de virada para o Vocem/Campestre/Amea, de Assis, por 5 a 3.
No ginásio II da Botucatuense, e empurrado pela torcida, a AAB/Prefeitura Municipal de Botucatu fez um primeiro tempo disputado com o time de Assis, com destaque para o goleiro do Vocem, Marcos Paulo, que praticou defesas importantes, segurando o time da AAB/PMB.

Após um primeiro tempo sem gols, o segundo começou movimentado. A Botucatuense abriu o marcador com Boquinha e quando tudo levava a crer que essa seria a primeira vitória da AAB na competição, Marcos Paulo voltou a se destacar, impedindo os gols do time local, que perdeu diversas chances de ampliar o marcador.
Com o resultado adverso, por 4 a 1, a Botucatuense foi para cima do time de Assis, e Boquinha, novamente, e Maranhão diminuíram o marcador para 4 a 3.

Mas no último minuto, o goleiro Marcos Paulo fez seu segundo gol na partida, deu a vitória de 5 a 3 para sua equipe e ainda fez com que o treinador da AAB/PMB, Leandro Fadel, não o esqueça por um bom tempo. “Realmente o goleiro deles fez a diferença. Além do que ele pegou debaixo dos três paus ele marcou dois gols e armou outros dois”, afirmou Fadel.

Após o segundo resultado negativo na competição, o treinador de Botucatu disse que o time terá que recuperar os pontos perdidos fora de casa. “Nosso próximo compromisso será em Ribeirão Preto. Não temos outra escolha, será ganhar ou ganhar”, avisou, que enfrenta o SME Ribeirão Preto, no próximo dia 19, em Ribeirão Preto.

Antes do jogo contra Ribeirão, a equipe principal da AAB/PMB volta à quadra pelo Troféu Cidade de São Paulo, neste sábado, 8 de março, no ginásio II da Federação Paulista de Futebol de Salão, às 16h30, em São Paulo, contra o Mogi da Cruzes EC. “Temos um jogo chave contra Mogi, para continuarmos com chances de classificação no Cidade de São Paulo”, finalizou Fadel.

Farc dinamitam oleoduto na região onde Reyes morreu

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) dinamitaram em vários lances o oleoduto Transandino, que transporta petróleo entre Colômbia e Equador, na zona na qual morreu um dos líderes da guerrilha, Raúl Reyes, confirmaram ontem as autoridades. A linha de condução de petróleo, de 310km de comprimento, foi afetada no km-54, indicou o governador do departamento colombiano do Putumayo, Felipe Guzmán.
O Transandino transporta petróleo de Orito, em Putumayo, território vizinho ao Equador, até o Porto de Tumaco, departamento de Nariño, no Oceano Pacífico, e tem uma capacidade de levar até cem mil barris por dia. Segundo Guzmán, a sabotagem causou um vazamento de petróleo em algumas correntes de água na região.

Fonte: Agência EFE - 07 MAR 08

Academia Botucatuense de Letras abre inscrições para novos 'imortais'

Por Flávio Fogueral

A Academia Botucatuense de Letras, em comunicado, informa que a partir da próxima segunda-feira, dia 10, estará com inscrições abertas para o preenchimento de quatro vagas na entidade.
Em comunicado divulgado nesta quinta-feira, o presidente da ABL, Newton Colenci, informa que as cadeiras a serem preenchidas serão as de número 22 (patrono Dom Aquino Corrêa), sendo que seu antecessor era Dom Vicente Marcheti Zioni; 24, tendo Maria José Leandro Dupré como patrona. Também encontram-se vagas as cadeiras 25 e 26, tendo como patronas Maria Lúcia Dal Farra e Elda Moscogliato, respectivamente.
As inscrições podem ser feitas de 1º a 25 de abril e podem se candidatar qualquer cidadão residente em Botucatu, desde que tenha trabalhos e/ou atuação relevante na literatura, artes ou ciências. A avaliação dos currículos acontecerá de 28 de abril a 29 de maio. Já as entrevistas ocorrem no período de 2 a 18 de julho, conforme o edital divulgado pela ABL. O comunicado dos candidatos eleitos à imprensa e a população acontecerá de 23 a 30 de junho.
Para a avaliação dos currículos, a entidade contará com uma Comissão Julgadora, com três membros efetivos que, após a análise dos quesitos, entrevistará os candidatos às quatro cadeiras vagas na Academia.
O interessado poderá realizar sua inscrição pessoalmente, na sede da ABL, na Rua Dr. Cardoso de Almeida, 215, ou ainda enviar os documentos exigidos (veja abaixo da matéria) pelo Correio, no mesmo endereço.

PROCEDIMENTOS PARA A INSCRIÇÃO
· Os candidatos devem encaminhar os documentos abaixo, pessoalmente ou via correio, aos cuidados do Presidente da ABL, no endereço Rua Dr. Cardoso de Almeida, número 215, CEP 18600-005, Botucatu.
· Em caso de inscrição pelo correio, serão considerados os documentos postados até o dia 18 de abril.
· Documentos exigidos: requerimento formal da inscrição, dirigido ao Presidente, comunicando a cadeira pretendida; currículo atualizado, contendo nome completo, idade, filiação, naturalidade, estado civil, endereço completo, número da Carteira de Identidade e Cadastro de Pessoa Física, telefone, e-mail, autobiografia, títulos, histórico de atividades literárias, artísticas ou científicas; e exemplares de trabalhos publicados (originais ou cópias).
· Após processo eletivo, o requerimento e o currículo de cada candidato ficarão arquivados na ABL.