março 06, 2008

JORI teve reunião com representantes do Estado

Secretaria Municipal de Comunicação - Botucatu

A comissão organizadora dos JORI – Jogos Regionais do Idoso recebeu nesta quinta-feira, dia 06 de março, a visita da representante do Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo, Zuleika Bastos Cordeiro e também de Eliana Maria Pereira Carneiro, da Secretaria de Esportes e Lazer do Estado.
O objetivo da visita era conhecer a estrutura que Botucatu estará oferecendo aos atletas e tudo o que está sendo preparado para a abertura do evento, que deverá contar com a participação de mais de 50 cidades.
Após a explanação da programação de abertura, Zuleika se mostrou satisfeita e falou sobre a necessidade de pensar sempre na participação do idoso durante a abertura. “Precisamos pensar no bem estar dos idosos. É muito importante a participação de todos na abertura dos JORI. O idoso que for participar do desfile das delegações tem que ser valorizado”, colocou Zuleika.
No final a representante do Estado falou sobre a expectativa quanto ao sucesso dos JORI em Botucatu. “Senti nessa reunião que vocês estão muito bem organizados. Já anteciparam muita coisa. A própria experiência dos Jogos Abertos está sendo aproveitada, isso é muito bom. A proposta de abertura deverá ser muito bem recebida”, finalizou.
Ainda durante a tarde, a comitiva percorreu alguns locais que deverão receber competições e também escolas que abrigarão as delegações participantes da 12ª edição dos Jogos Regionais do Idoso.

DET vai cadastrar idosos com direito a estacionamento

Secretaria Municipal de Comunicação - Botucatu

O DET – Departamento de Engenharia de Tráfego iniciou nesta quinta-feira, dia 06 de março, o cadastramento de idosos, com idade acima de 60 anos, para emissão dos cartões que darão direito ao idoso de estacionar em vagas preferenciais.
As vagas estão sendo implantadas na Zona Azul. “O estacionamento nas vagas preferenciais somente será permitido mediante a apresentação do cartão do idoso, emitido pelo DET”, comenta a diretora do DET, Bernadete Rossi.
O objetivo do DET é atender a Lei Federal 10.741/03, que em seu artigo 41 diz que “É assegurada a reserva, para os idosos, 5% (cinco por cento) das vagas nos estacionamentos públicos e privados, as quais deverão ser posicionadas de forma a garantir a melhor comodidade ao idoso.
Os interessados deverão comparecer ao DET, que está localizado à Rua Antonio Bernardo, nº 45, no Lavapés, entre as 8 e 11 horas e das 13 às 17 horas. Para fazer o cadastramento a pessoa dever estar munida de CNH – Carteira Nacional de Habilitação e RG. Outras informações podem ser obtidas através do telefone 3882-9888.

Tubinho cumprirá temporada em Avaré

Por Renato Fernandes

No final deste mês inicia a temporada do Circo Teatro Tubinho em Avaré. O palhaço, conquistou a região e tem uma legião de fãs que o acompanha em suas turnês.
Em sua passagem por Botucatu, no início de 2007, a trupe do Tubinho promoveu oficinas, participou e recebeu eventos culturais da cidade e desenvolveu um filme, tendo como cenário a Fazenda Experimental Lageado. Foi em Botucatu, que surgiu a idéia de se preparar uma série televisiva. A série deu certo, e atualmente a turma do Tubinho pode ser prestigiada todos os sábado, pelo SBT.
Para a instalação da tenda e a permanência da trupe em Avaré, composta por aproximadamente 30 artistas, o secretário Municipal da Cultura do município, Marcelo Ortega, está escolhendo um ponto que favoreça o fluxo de veículos, estacionamento e segurança do público.
A prefeitura, através do prefeito Josely Silvestre, está em busca de parcerias para garantir a apresentação plena dos espetáculos. A intenção da administração pública é possibilitar a estréia em data próxima ao Dia do Circo, festejado em 27 de março.
A atração está sendo considerada pela administração, segundo o jornal A Voz do Vale, como o principal canal de diversão dos últimos 20 anos.
Quem é o Tubinho - Em 1959 nasce o personagem Tubinho, das mãos e intelecto de do artista circense Juve Garcia, responsável em dar vida e graça ao palhaço até o ano de 1978, quando passa a se dedicar a outras atividades. Em 1994, pouco antes de sua morte Juve, ainda no hospital, passou o nome de Tubinho a seu sobrinho Pereira França Neto.
Pereira junto com sua irmã Silvana Pereira e seu pai Amilton Garcia, no dia 29 de junho de 2001 Reabre o Circo Teatro Tubinho na cidade de Arapoti (PR) com a peça "E o Tubinho Apareceu", desde então a companhia e o personagem vem ganhando o carinho e a atenção do público por onde tem passado.
Recentemente, em seu programa de televisão, o artista dividiu a cena com o ícone circense Dedé Santana e elementos da trupe Comando Maluco.



Expedição Lavapés apresenta livro no Encontro de Recursos Hídricos

Por Renato Fernandes

A Secretaria Municipal de Meio ambiente promoverá entre os dias 17 e 19 de março, o 2º Encontro Regional de Recursos Hídrico, no Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci.
Segundo a organização do evento durante as atividades, acontecerá a apresentação do livro “Lavapés, Água e Vida”, coma exibição do vídeo documentário “Expedição Lavapés”, produzido pela Torta Digital.
A iniciativa partiu do livro do “Projeto Lavapés”, que levou um grupo de pesquisadores, durante cinco cinco dias, a percorrer e estudar as condições do rio transitando pela sua margem.
A expedição teve como objetivo documentar toda a calha do Lavapés, inclusive os pontos com maior divergência de interesses, bem como chamar a atenção da sociedade botucatuense sobre a importância do rio para a cidade.
A obra documental tem como proposta conscientizar a população, mobilizando adultos e crianças a repeito das necessidades de manter as águas do rio limpas.
De acordo com o Secretário de Meio Ambiente, Vado Silva a Sabesp já cumpriu a parte que lhe cabia nesse trabalho de recuperação, afastando o esgoto e impedindo a poluição das águas.
O livro é amplamente ilustrada, com fotos exclusivas do rio, enfocando suas belezas naturais, com paisagens paradisíacas, mas não deixa de mostrar também a depredação e a sujeira encontrada ao longo de seu leito. Levantando a bandeira educacional que tem como foco principal a população que precisa se conscientizar e evitar despejar sujeira nas pontes do Lavapés.
A obra também traz resultados de análises da água e a opinião de especialistas e estudiosos do meio ambiente.
O projeto foi desenvolvido por vários autores e provavelmente será distribuído nas escolas e bibliotecas públicas, podendo inclusive ser utilizado em sala de aula para disciplinas referentes ao meio ambiente.
O lançamento do livro deve abrir uma série de ações de recuperação, marcando o início de uma série de atividades pela recuperação da mata ciliar e de todo o leito.
O Rio Lavapés é um importante corpo hídrico que compõe a região hidrográfica da cidade de Botucatu, tem suas nascentes dentro dos limites municipais e sua foz no Rio Tiete, também em Botucatu.
O Projeto Lavapés conta com o apoio das Secretarias Municipais de Esporte, Comunicação, Turismo e Lazer e Educação, CAC da Unesp, AGEV e WWF.
Destaques - Além da apresentação do livro o evento também contará com a presença do jornalista Washington Novaes, da TV Cultura.
O jornalista vai ministrar a palestra “Água no Século XXI: Perspectivas Sobre seu Uso, Excassex e o Desafio à sua Universisalização”, no dia 19 de março, entre as 10h30 e 11h30.
Novaes é autor de diversos livros e documentários, além de ser o mais importante comentarista dos programasambientais e sociais da TV Cultura, com destaque para o programa “Repórter Eco”, o mais respeitado programa televisivo sobre as questões socioambientais no Brasil.
O encontro mareca as comemorações do Dia Internacional da Água. comemorado em 22 de março.

Seletivas para os JORI 2008 começam no dia 10

Secretaria Municipal de Comuniação - Botucatu

As seletivas para os JORI 2008 – Jogos Regionais do Idoso, que serão realizados em Botucatu no período entre os dias 09 e 13 de abril, começam no dia 10 de março e terão como local sede o Centro de Lazer Nova Aurora.
No dia 10, próxima segunda-feira, a partir das 13 horas acontece a seletiva para a modalidade de buraco. No dia 11, será a vez da seletiva de damas e xadrez. Já na sexta-feira, dia 14 os adeptos dos jogos de truco e dominó. Todas seletivas obedecerão o mesmo horário de início 13 horas.
Já no dia 13 de março, próxima quinta-feira, será realizada, também no Centro de Lazer Nova Aurora, seletiva da modalidade dança de salão. O evento terá início a partir das 21 horas e contará com a animação do cantor Fernando Câmara. No intervalo do baile dançante, acontecerá o concurso que define os classificados para a competição.
Os participantes serão avaliados por Fábio Henrique Gonçalves e Mônica Morelli, responsáveis por ministrar aulas no grupo Dança de Salão Fábio e Mônica.
Vale lembrar que os interessados serão inscritos nas categorias entre 50 e 60 anos e acima de 60 anos. Os casais poderão fazer a inscrição durante o baile, não é necessário se inscrever previamente.
O Centro de Lazer Nova Aurora está localizado à Rua José Ravagnani, 126, na Vila Nossa Senhora de Fátima. Mais informações sobre as seletivas podem ser obtidas através do telefone 3815-8295.

Botucatu e Marília decidem o título da Copa Record de Futsal Feminino

Secretaria Municipal de Comunicação - Botucatu

O futsal feminino botucatuense, representado pelas jogadoras do Botucatu/Prefeitura, goleou Taquarivaí por 8 a 2 na noite de quarta-feira, 05 de março, em jogo realizado no Ginásio da Associação Atlética Ferroviária pela semifinal da Copa Record. Os gols foram marcados por Mônica (2), Loirão (2), Dani (2), Wérica e Cubana.
Com o resultado positivo, a equipe comandada pelo técnico Edson Castro conquistou uma das vagas para disputar a final da competição contra Marília, que venceu Ibitinga por 10 a 1 no jogo que abriu a rodada em Botucatu.
O título do torneio será definido após duas partidas, que acontecem em Marília no domingo, 09 de março, às 11 horas, na quadra do Colégio Cristo Reis, e em Botucatu no dia 16 de março, também às 11 horas, no Ginásio da AAF. Antes do último confronto, às 9h30, Taquarivaí e Ibitinga decidem a medalha de bronze.
O time botucatuense chegou à final da Copa Record de Futsal Feminino de forma invicta, com 7 vitórias em 7 duelos disputados, tendo marcado 45 gols e sofrido apenas 11, e espera agora superar o desempenho da edição do ano passado, quando se tornou vice-campeã ao perder para a representação de Assis.
Apoio –
O Botucatu/Prefeitura conta com o apoio da Unifac, Pão de Açúcar, Academia Mistic Center, Quitanda do Cláudio, Quitanda do Marinho, Vale do Sol, Microcamp, Cebrac, Diário da Serra e Associação Atlética Ferroviária.

Campeonato Sub-21 tem rodada no domingo

Secretaria Municipal de Comunicação - Botucatu

Prossegue neste domingo, dia 09 de março, a sétima edição do Campeonato Botucatuense de Futebol Sub-21, que está sendo promovido pela Secretaria Municipal de Esportes e organizado pela Associação Botucatuense de Árbitros de Futebol.
No Estádio Municipal Professor João Roberto Pilan se enfrentam a partir das 13 horas Galo da Madrugada, de Pardinho, e Trivial FC. Na seqüência entram em campo Paraná FC e Dinamite FC. No Estádio do Sete de Setembro FC, às 13 horas, jogam Bilher Materiais para Construção e Monte Mor FC e em seguida Pardinho FC e SC Marajoara.
Sub-15 -
Tem seqüência no sábado, dia 8, o 4º Campeonato Botucatuense de Futebol Sub-15, organizado pela Associação Botucatuense de Árbitros de Futebol e promovido pela Secretaria Municipal de Esportes.
Serão realizadas quatro partidas. No Estádio do Sete de Setembro FC, a rodada começa as 9h30 com o jogo entre ABC/Bandeirantes e União da Vila/Serralheria São Luis. Em seguida jogam Sete de Setembro FC e Trivial FC.
No Estádio Municipal Professor João Roberto Pilan, jogam as 15 horas, Maranata FC e AA Botucatuense e as 16 horas Serra Negra FC e Beira Rio FC.

Grupo Engenho fará apresentações musicais às quintas-feiras na Artistas S/A

Por Renato Fernandes

A escola de artes, Artistas S/A volta a abrir um espaço musical todas as quintas-feiras em sua cantina. Esse ano as apresentações ficam por conta do grupo “Engenho”.
O quinteto é formado por Vitor Navas na guitarra, Rodrigo Pinheiro no baixo, Everton (Barba) na bateria, Samuel Ramos no sax e Thiago Gomes no piano.
O grupo apresenta músicas instrumentais de diversos gêneros como o jazz, bossa nova, frevo, dentre outros estilos.
No repertório destacam-se compositores como Hermeto Pascoal, John Coltrane, Herbie Hancock, Wayne Shorter, Mike Stern, Tom Jobim, entre outros além de composições próprias.
Após a apresentação do Quinteto, o espaço é aberto aos músicos que queiram dar uma “canja”. A cantina do Artistas da Bola está aberta à todos os interessados em música.
Serviço
Evento: Música Instrumental
Data: Todas as quintas-feiras
Horário: das 20 às 22h30
Couvert Artístico: R$ 3
Local: Cantina do Artistas da Bola
Rua Visconde do Rio Branco, 1450 Vila dos Médicos Botucatu – SP Inf: (14) 3815.8293

Academia Botucatuense de Letras vai comemorar seu aniversário no CCB

Por Renato Fernandes

A Academia Botucatuesnse de Letras irá comemorar no dia 17 de março 35 anos. Para marcar a data, a mesma está preparando uma solenidade especial no CCB - Centro Cultural de Botucatu, na Praça 15 de Novembro, nº 30.
Em março a entidade deverá realizar uma sessão solene na Câmara Municipal de Botucatu, na Rua João Passos.
Oficialmente a academia foi criada em 9 de julho de 1972, e teve empossada a sua primeira diretoria em março do ano seguinte.
A entidade foi fundada pelo juíz de direito da cidade, Dr. Antônio Gabriel Marão, que foi seu presidente por aproximadamente 17 anos.

Ponta de lança será analisada

Por Renato Fernandes

Na segunda-feira, José Eduardo Candeias, um dos responsáveis pelo projeto “Arqueologia no Campus” desenvolvido pela equipe do projeto de “Revitalização de Uso da Área Histórica da Fazenda Lageado”, esteve com Claudemir Honório, em sua residência no bairro Santa Elisa, para ver de perto a suposta ponta de lança indígena encontrada por ele na fazenda Serrinha, região do Bairro rural Monte Alegre.
Candeias explicou a Honório que caso seja confirmado o valor histórico e arqueológico da peça, o Museu do Café, localizado na Fazenda Lageado, teria interesse em receber o artefato para fins de pesquisa e exposição. “Não temos como afirmar a autenticidade e o valor histórico desse artefato, apenas uma equipe especializada pode fazer isso. Quando estive com o Honório, expliquei isso a ele e falei da importância de mandarmos a peça para essa análise. Ele disponibilizou o artefato que será encaminhado para a mesma empresa que analisou as recentes ocorrência da cidade, às quais tivermos acesso”, explica.
Caso se confirme o interesse histórico pela peça, Honório pode se posicionar de duas maneiras: cedendo o artefato para pesquisa e exposição ao Museu do Café ou assinar um documento de posse do artefato, podendo guardar a peça com ele, entretanto o valor de pesquisa do artefato ainda existiria e a sua venda ou exploração comercial é impedida por lei.
O projeto de Revitalização de Uso da Área Histórica da Fazenda Lageado prevê a reorganização do Museu do Café, abrindo uma ala excepcionalmente para a exibição das ocorrências arqueológicas do município de Botucatu. “Ainda não temos essa seção pela ausência de artefatos, agora com essas ocorrências e a liberação do material para a universidade a seção será aberta”, explica.
O laudo que apontará o valor histórico da peça deve ser divulgado nos próximos 20 dias.
O achado - O funcionário da Sociedade Hípica de Botucatu, Claudemir Honório, encontrou uma suposta ponta de lança de aproximadamente 10 centímetros enquanto trabalhava na colheita de laranja.
Segundo ele o artefato estava no alto de um morro próximo a vários córregos.
Ocorrências - No dia 15 de fevereiro, Márcio Aparecido Nunes da Cruz, emprestou oficialmente duas machadinhas indígenas que encontrou em áreas de Rubião Júnior e Bocaína ao Museu do Café.
No final de 2007 um sítio arqueológico foi encontrado dentro do câmpus da FCA - Faculdade de Ciências Agronômicas de Botucatu. Em agosto de 2007 uma equipe de arqueólogos visitou a Fazenda Lageado em busca de novas incidências arqueológicas. No campo da arqueologia o termo “sítio” designa um local que reúne várias peças enquanto cada peça isolada é denominada de “ocorrência”. Ao todo, foram encontrados três sítios arqueológicos e nove ocorrências em áreas da Faculdade.

PT de Botucatu define Calendário Eleitoral

Da assessoria do Diretório Municipal do PT

Em reunião do Diretório Municipal, de terça-feira, 4 de março, o PT de Botucatu definiu o calendário eleitoral visando às eleições de 2008.
Foi definido que o prazo para a inscrição das pré-candidaturas ao cargo de vereador será entre os dias 10 a 25 de março.As inscrições deverão ser feitas na secretaria do partido, onde as pré-candidaturas deverão preencher a ficha de inscrição. Segundo o Estatuto do PT, a ficha de inscrição deverá vir acompanhada da assinatura de no mínimo três membros do Diretório Municipal. Para ser pré-candidato o filiado deve estar em dia com suas contribuições para com o Partido e estar filiado até um ano antes da eleição.
A definição da chapa das pré-candidaturas será no Encontro Municipal, em data ainda a ser marcada. No Encontro Municipal, além da definição da chapa de vereadores (as), também será homologado o nome de Valdemar Pereira de Pinho (foto), como candidato a prefeito de Botucatu. Pinho venceu as prévias internas do partido para a escolha da candidatura petista.
O Encontro também define a Tática Eleitoral, com a definição do nome para vice-prefeito e a política de alianças.Também, na reunião do Diretório, foi criado o GTE (Grupo de Trabalho Eleitoral) que terá a responsabilidade de iniciar os trabalhos do Projeto PT 2008, ou seja, eleger o prefeito e conquistar o maior número possível de cadeiras na Câmara Municipal.O GTE foi criado com a seguinte composição: Carlos César Ramos; Valdemar Pinho. João Fernando; Pedro Jr.; Júlio Gilberto; Luiz Fernando Verpa; José Everaldo; Sebastião de Oliveira Jr.; Dora Martins dos Santos; Remédios Mira; Elaine Bastazini e Maria Caetana.O GTE deverá criar sub grupos para encaminhar as questões do Plano de Governo, Tática Eleitoral e Política de Alianças.