março 02, 2008

Mais artefatos indígenas são encontrados em Botucatu


Claudemir Honório exibe o achado

Por Renato Fernandes
Fotos Sérgio Marques


O funcionário da Sociedade Hípica de Botucatu, Claudemir Honório, encontrou na Fazenda Serrinha, região do Monte Alegre, uma pedra que tem a forma de uma ponta de lança. Honório acredita que o artefato tenha natureza indígena e explica que o encontrou em um moro próximo a vários rios.
“Trabalhei durante algum tempo nessa fazenda na colheita de laranja, e sempre procurei por pedras pelo chão na esperança de encontrar alguma que tivesse algum valor. Deus me abençoou e acabei achando essa ponta de lança”, explica. “Essa pedra estava em um local alto, onde se tem uma visão privilegiada de toda a fazenda”.
Ele explica que quando encontrou a pedra não deu muito valor a ela, mas acabou guardando pela excentricidade do material. “Outro dia eu estava lendo o jornal e vi que um Museu aqui da cidade tinha recebido algumas peças semelhantes com essa pedra. Só então percebi que estava diante de algo que pode ter algum valor histórico”, coloca.
Honório se refere às duas pedras, utilizadas como machadinhas indígenas, encontradas em 2004 por Márcio Aparecido Nunes da Cruz, em Rubião Júnior e na região próxima ao Morro do Peru, na Serra da Bocaína e que foram emprestadas para exibição no Museu do Café, na Fazenda Lageado.
A reportagem do Diário da Serra entrou em contato com José Eduardo Candeias, um dos responsáveis pelo projeto “Arqueologia no Campus” desenvolvido pela equipe do Projeto de Revitalização de Uso da Área Histórica da Fazenda Lageado, ele explicou que é necessário analisar o valor histórico e arqueológico do material de forma criteriosa e destacou que tem interesse no material.
“Antes de qualquer coisa temos que levar esse achado para análise junto à empresa que está analisando as outras peças encontradas em Botucatu”, explica.
Até a tarde de sexta-feira, Candeia ainda não havia conseguido conversar com Honório.
Achado - Em agosto de 2007 uma equipe de arqueólogos visitou a Fazenda Lageado em busca de sítios e ocorrências arqueológicas. No campo da arqueologia o termo “sítio” designa um local que reúne várias peças enquanto cada peça isolada é denominada de “ocorrência”. Ao todo, foram encontrados três sítios arqueológicos e nove ocorrências em áreas da Faculdade.

Amélia Piza vai homenagear as mulheres em exposição de arte

A artista plástica se prepara para o lançamento
do livro de poemas “Na Borda das Nuvens”


Por Renato Fernandes

Em comemoração ao Dia internacional da Mulher (8 de março), o MAC - Museu de Arte Contemporânea Itajahy Martins, realiza no dia 8 de março, às 19 horas, a abertura da exposição “Ninho do Bem Querer”, com obras da artista plástica Amélia Piza..
A artista é formada em Artes Plásticas e Música e exerceu atividades didáticas nestas áreas. Em 2004 obteve pela Universidade do Estado de São Paulo o grau de Doutorado em Arte Brasileira.
Nos últimos anos intensificou sua produção artística a partir no campo da criação em arte. O resultado consiste em pinturas agrupadas em séries, que a artista vem expondo em várias cidades e capitais do Brasil e de outros países obtendo menções honrosas e prêmios. Entre estes, o Prêmio Aquisição no 51º Salão Paulista de Belas Artes de São Paulo e o 1º Lugar no Salão de Arte Sacra Padre Castañeda em Buenos Aires.
No exterior tem participado de exposições em Londres, Madri, Paris, Lisboa e outras cidades portuguesas, Buenos Aires e Montevidéo. Seus trabalhos têm sido selecionados para salões e mostras especiais, considerados expressões da arte contemporânea.
Segundo o crítico e curador de arte Enock Sacramento. “Sua pintura nos remete a cenários teatrais. “Na verdade Amélia Piza não está preocupada em reproduzir a realidade em sua pintura, mas sim em criar com ela uma realidade diversa, própria e pessoal, utilizando uma sintaxe e um vocabulário pictóricos que ela desenvolveu ao longo de anos de trabalho”, avalia.
Após longa temporada sem mostrar seu trabalho em Botucatu, o conjunto de telas em acrílica intitulado “Ninhos do bem querer”, com a temática de interiores domésticos, será apresentado ao público no MAC Museu de Arte Contemporânea Itajahy Martins no dia 8 de março às 19h. Na ocasião a artista também fará o lançamento de seu livro de poemas “Na borda das nuvens”.
O Mac fica na Avenida Dom Lúcio, 755 – Centro


Palestra vai apresentar a metodologia Extra Lesson

Na sexta-feira, dia 7 de março, o Espaço Luminis vai sediar a palestra de apresentação do método educacional Extra Lesson - Entendendo as Dificuldades de Aprendizagem, às 20 horas.
A palestra será ministrada por Maria Eugênia Obniski que esclarecerá as seguintes dúvidas: o que é Extra Lesson; quais são algumas das características das crianças ou adolescentes que poderiam beneficiar-se do Extra Lesson; por que uma criança apresenta problemas de aprendizagem ou de comportamento; por que Extra Lesson é diferente de aula particular; o que é uma sessão de Extra Lesson e como posso saber se uma criança se beneficiaria do programa de atendimento de Extra Lesson.
O método foi desenvolvido em meados do século XX, pela professora inglesa Audrey McAllen que observou as dificuldades de atenção e concentração de seus alunos.
As crianças nem sempre chegavam às escolas com suas capacidades neurológicas e psico-motoras suficientemente amadurecidas e preparadas para os processos de aprendizagem. A Dra. Audrey desenvolveu, então, um método que inclui exercícios de movimento, pintura e desenho.
No Brasil, a partir do ano 2000, um pequeno grupo começou a dedicar-se à pesquisa do método, sob a supervisão da pedagoga Maria Eugenia Censoni Obniski, com o apoio da “Association for a Healing Education".
As vagas são limitadas. Informações na Rua Quintino Bocaiúva, 1019 – Centro.

Eadcon-Botucatu realiza matrícula até dia 15 de março

O vestibular Eadcon registra um número recorde nas inscrições para entrada em 2008. Ao todo foram realizados quatro vestibulares, de outubro do ano passado até fevereiro deste ano, em mais de 1500 municípios no país inteiro, contabilizando 194 mil inscritos.
Em número absoluto de inscritos o Vestibular da Eadcon já é um dos maiores do País. A Fuvest, por exemplo, que realiza o vestibular da USP, obtém em média 140 mil inscritos.
Os candidatos aprovados na Rede Eadcon em qualquer um dos Vestibulares 2008 têm até o dia 15 de março para efetuar sua matrícula.
Onde procurar – A Eadcon-Botucatu fica na Rua Siqueira Campos, 103 - 2º andar – Centro. O telefone é (14) 3813-6652. O site é www.eadcon.com.br.

Curso fala sobre a importância das cores no vestuário

Com informações do Guia Benedikt

Nos dias 5 e 6 de abril o Espaço Comunitário Som e
m Pé (antiga Casa Arco Íris), será realizada a Oficina “Paleta Pessoal de Cores – Fundamentos da Escolha das Cores no Vestuário, com Eduarda Mendes.
A oficina é voltada a Mulheres de qualquer idade que desejam se conhecer mais profundamente, buscando no estudo das cores pessoais, e na forma de utilizá-las em seu guarda-roupa, um belo e agradável instrument
o para esse auto-conhecimento.
Segundo Eduarda as cores que usamos em nossas roupas atuam como um importante instrumento de comunicação não verbal. Cada cor que utilizamos quando nos vestimos diz muito sobre nosso estado de alma e personalidade. ”Esta oficina pretende oferecer às participantes os fundamentos da harmonia de cores no vestuário, de acordo com o tom de pele, cor dos olhos e cor dos cabelos de cada uma, auxiliando na construção da paleta pessoal de cores”, disse.
Na oficina, através de aulas teóricas e práticas com vivência das cores em exercícios com tintas, recortes, roupas e tecido
s, haverá um aprofundamento no conhecimento sobre as cores e as suas características, aprender a identificar as cores que nos favorecem e as que nos esvanecem, saber como elas atuam em cada uma de nós, ajudando a criar uma relação de parceria com elas, e aprender a usá-las com consciência e arte nas mais variadas situações e ocasiões.

Temas

Cores primárias e cores secundárias
Gama, matizes, tons, intensidades ou cromas

Cores quentes e cores frias

Alto contraste e baixo contraste

Cores neutras
Estudo das cores, dos contrastes e das texturas pessoais na pele, olhos e cabelos

Pesquisa em grupo das cores, contrastes e texturas de cada participante
Pesquisa da paleta pessoal de cores.
Informações: (14) 3882-0367 (Ione) - guia@benedikt.com.br - www.benedikt.com.br

Agentes da Guarda Municipal participam de curso de mergulho

Entrevista, Fotos e Texto: Celso Quinzote Junior (Do blog da GCM)

Desde o dia 18 de fevereiro de 2008, os Guardas Civis Municipais de Botucatu estão recebendo aulas de mergulho ministradas pelo próprio Comandante da Corporação, o 2º Tenente PM da Reserva José Luiz dos Santos que é instrutor de mergulho desde o ano de 1996, quando se aperfeiçoou na cidade de São Paulo, recebendo seu credenciamento com instrutores americanos.O curso conta com duas fases, sendo que nesta primeira fase os agentes estão treinando as atividades em sala de aula e piscina, onde estão conhecendo os equipamentos utilizados no mergulho, bem como praticando para a próxima fase do curso.Na última fase, os agentes passarão por uma situação real de mergulho no mar, onde receberão o chamado Chek-out (em inglês significa registro de saída) ou o mais conhecido “Batismo”, ficando assim habilitados a prática do mergulho esportivo em qualquer parte do mundo, tendo em vista o recebimento de um cartão internacional.Em entrevista ao Blog da Guarda Civil Municipal, o Comandante respondeu a algumas perguntas:

BLOG: Qual a importância do Curso de mergulho aos agentes da GCM?
COMANDANTE: A importância do curso se dá por ser um esporte coletivo que derruba o stress do dia-a-dia, bem como para a integração da equipe, também pelo conhecimento novo e técnicas que servirão para toda a vida.BLOG: Qual a duração média do curso?CMT: A duração média do curso é de dois meses, porém se acelerado o seu conteúdo pode ser transmitido em até uma semana.

BLOG: Até qual profundidade um agente que passou por este treinamento pode mergulhar?
CMT: O máximo que um mergulhador iniciante pode mergulhar é dezoito metros, levando em conta as limitações de equipamento e a experiência.BLOG: O mergulho esportivo que é o que os agentes irão praticar é um esporte caro e inacessível?CMT: Não, o mergulho é um esporte que pode ser praticado por qualquer pessoa que possuir a habilitação para tal, pois hoje em dia o equipamento é alugado por hora e o preço com certeza é acessível a quem deseja praticar o esporte.
BLOG: Conte uma experiência que o Senhor julga interessante e que pode compartilhar com os leitores do Blog:
CMT: Uma experiência que tive foi quando em um curso na cidade de Angra dos Reis no Rio de Janeiro onde estávamos finalizando o curso com alguns alunos e no meio do “Batismo” surgiu uma Baleia Jubart que é um animal grande e que nos deixou receoso a princípio, porém, para a nossa surpresa a Baleia começou a fazer malabarismo como de golfinhos e foi muito dócil com a nossa equipe que tirou muitas fotos e se divertiu muito com aquela experiência única.

Situação de tensão entre Farc e governo colombiano

Por Flávio Fogueral (Com Agência Brasil)

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) libertaram mais quatro reféns. É o segundo grupo solto pela guerrilha neste ano. Ainda no sábado, o governo colombiano anunciou a morte de Luis Edgar Devia, porta-voz internacional das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) mais conhecido como Raúl Reyes, e pelo menos outros 18 guerrilheiros. Reyes era o segundo no comando da guerrilha. Com sua morte, parentes e comunidade internacional acreditam que o processo de libertação dos demais reféns da guerrilha seja dificultado. Entre os prisioneiros está a ex-candidata à presidência da Colômbia, Ingrid Betancourt.