fevereiro 27, 2008

Laranjal sedia Encontro Regional de Tropeiros



Secretaria Municipal de Comunicação - Laranjal Paulista


Aconteceu no último domingo, 24, a 3ª Tropeada de Laranjal Paulista no Monumento ao Tropeiro, onde a festa e a alegria já contagiavam os velhos amigos tropeiros. Seguiu-se até a Fazenda Criatório Ximbó, onde todos se reuniram para um momento de oração à Nossa Senhora Aparecida, a padroeira dos Tropeiros, que com muita emoção agradeceram a união do grupo e a cavalgada.
Seguiram numa excelente estrada de terra, atravessando belíssimas propriedades rurais chegando até a Fazenda dos Turcos, onde se emocionaram com uma vista maravilhosa da fazenda. Avistaram as casas dos colonos e a sede da fazenda onde guarda a belíssima história da família Lulia e do Brasil colonial. Recepcionados pelo povo que aguardavam ansiosos a chegada desses cavaleiros que hoje colaboram para a preservação da história.

Após o passeio os cavaleiros puderam saborear as delícias típicas tropeiras ao som da viola sertaneja tocada por talentos laranjalenses, num clima diferente, rústico e aconchegante numa das áreas temáticas da fazenda com fogão a lenha onde foi servido um delicioso almoço com arroz de carreteiro, feijão tropeiro, farofa, salada e bolo de milho verde; comida bem caseira, realizando assim o lançamento da Fazenda Turística Santo Antonio como produto turístico em nosso município, onde trabalharão com eventos temáticos, sempre com reservas antecipadas.
Contamos com a presença de autoridades como o Sr. Prefeito Roberto Fuglini e primeira dama Maria Lúcia Fuglini, o vice-prefeito Jorge Cárdia, esposa Vidinésia e convidados. “Agradecemos a toda Mídia: rádios, jornais , TV, assessoria de imprensa, a equipe da SEJEL, a senhora Ana Luíza do departamento de Turismo, a Guarda Municipal, a Secretaria da Saúde, ao Pastor Cícero e ao diácono Hélio pelas bênçãos, a comissão dos tropeiros, ao amigo Calú pela recepção em sua propriedade, criatório Ximbó na capela da padroeira, Nossa Senhora Aparecida e os nossos sinceros agradecimentos aos proprietários da fazenda: Benvinda Canale Lulia, Miguel Jorge Lulia, Kleber Ribeiro Veiga, Mariana Lulia Veiga, Luciana Lulia Veiga e Jorge Lulia Veiga, por abrir as portas de sua propriedade particular para receber os amigos laranjalenses e turistas, apresentando um pouco dessa história tão preciosa guardada na arquitetura de sua construção, no museu, na capela e na história da era colonial em nosso Laranjal.” Palavras da Coordenadora de Turismo.
Representando o Secretário Municipal de Turismo o Sr. Márcio José Garpelli a coordenadora de turismo Maria Celeste entusiasta e incentivadora do turismo e da preservação natural e cultural do nosso município, agradeceu a Deus emocionada e feliz, pelo sucesso do evento onde finalizou dizendo que; a cadeia produtiva do turismo é um caminho promissor e que Laranjal Paulista tem potencialidade de um crescimento real.

Escola Cardoso de Almeida é tema para dissertação de mestrado

Por Renato Fernandes

A história da Escola Estadual Cardoso de Almeida (EECA) é o tema da dissertação de mestrado da mestranda em educação da Unicamp, Lidyane Godoy, 28, que já recolheu informações e documento junto ao Arquivo Histórico do Estado de São Paulo e que nas últimas semanas tem desenvolvido pesquisas no CCB - Centro Cultural de Botucatu e Museu Histórico e Pedagógico , Francisco Blasi. “Esse trabalho faz parte de um projeto maior da faculdade, que está investigando a história das escolas estaduais. Essa escola é o resultado da 12º reforma da instrução pública de 1892. Quando o Estado passou a se responsabilizar pelas escolas”, disse.
Lidyane lembra que Botucatu foi uma das primeiras cidades a receber uma escola estadual. “Percebe-se isso pela arquitetura do prédio, que é assinada por arquiteto de renome. A sua suntuosidade surpreende”, disse.
Junto ao Arquivo do Estado a estudante conseguiu relatórios de inspetores. “A documentação está fragmentada devido a ação do tempo mas é muito importante para essa pesquisa”.
No CCB ela tem consultado jornais de época e no Museu fotos que registram um pouco da história da escola. “A maior dificuldade é realmente as condições em que tenho encontrado essa documentação. Em Botucatu percebemos a atenção e o cuidado com que esse material é tratado”.
A qualificação do trabalho se dará em junho e a apresentação da tese em fevereiro. “Fico satisfeita em poder contribuir e ajudar a contar um pouco da história da educação desse grupo que foi fundado no início da República”, coloca.
Lidyane se comprometeu com as entidades a repassar cópias de seu trabalho. “É uma forma de retribuir pela ajuda e cuidado que essas entidades tem tratado a história local”, finaliza.

Botucatu terá corredor comercial revitalizado

Secretaria Municipal de Comunicação - Botucatu

Na noite da última terça-feira, dia 26 de fevereiro, foi apresentado o projeto de Revitalização do Centro de Botucatu, denominado de Nova Amando. O projeto é assinado pelo arquiteto Rodrigo Michelin. A obra está avaliada em aproximadamente R$ 4,3 mi.
O evento foi realizado no auditório da ACE/CDL e contou com a presença do prefeito Antonio Mário Ielo, do vice-prefeito Valdemar Pereira de Pinho, presidente da ACE/CDL José Luis Marão, vereadores, secretários e assessores municipais, diretoria da AEAB – Associação das Empresas da Amando de Barros, lojistas, comerciários, representantes de entidades e pessoas interessadas na execução do projeto.
Maurício Seródio, presidente da AEAB, conduziu os trabalhos e iniciou destacando a participação de todos, principalmente nas plenárias realizadas durante o processo. “Fizemos plenárias em todos os quarteirões e contamos com a participação dos empresários e de outras pessoas, durante todo esse período”, destacou.
Rodrigo Michelin apresentou o projeto e os critérios adotados na sua elaboração. “Foi um ano de muito trabalho para elaborar o projeto. Fizemos um amplo levantamento de dados, como a utilização da Amando por pedestres e veículos. Verificamos que hoje o número de veículos é muito maior que o de pessoas. Isso tem que ser invertido, pois a Rua Amando de Barros está na digital do botucatuense”, disse.
O prefeito Ielo destacou a participação da população no projeto. “É importante que todos possam conhecer e opinar sobre o projeto, que passa a ser da cidade de Botucatu. Esse é um trabalho que se preocupou com a equalização do espaço. A pesquisa mostrou que a população vem com freqüência à Rua Amando, por isso é preciso privilegiar as pessoas na sua execução”, comentou.
As perguntas giraram em torno da execução da obra, como a participação das concessionárias de água e esgoto, telefonia, energia e de TV a cabo. Largura da pista de rolamento. Cuidados com a escavação. Prazo para início e término da obra.
Ielo explicou a forma de execução do projeto. “Agora precisamos de um bom projeto estrutural. A idéia é começarmos ainda neste ano, pois dinheiro pra isso o município tem. Acho que todo questionamentos é pertinente e válido. Tudo terá que ser muito bem planejado e pensado”, finalizou.

Botucatu está nas quartas-de-final da Copa Record de Futsal Feminino

Secretaria Municipal de Comunicação - Botucatu

O futsal feminino botucatuense, representado pelas jogadoras do Botucatu/Prefeitura, entrou em quadra na noite de terça-feira, 26 de fevereiro, para a disputa de mais um jogo válido pela 3ª fase da Copa Record de Futsal Feminino.

A partida foi realizada no Ginásio Municipal de Aparecida, Distrito de São Manuel, e terminou com a goleada de Botucatu sobre Jaú por 7 a 0. Os gols da equipe foram anotados por Dani [2], Mônica, Loirão, Cubana, Glenda e Aline.
Com o resultado positivo, o time comandado por Edson Castro garantiu a classificação e conquistou a vaga nas quartas-de-final da competição, e agora espera o vencedor do confronto entre Piracicaba e Arandu para o duelo da semifinal. O jogo que define o adversário botucatuense será realizado na noite desta quarta-feira, 27 de fevereiro, às 21h30, em Ibitinga.
Botucatu segue com 100% de aproveitamento depois de alcançar cinco vitórias e busca o título inédito do torneio. Na edição do ano passado da Copa Record, ficou com o vice-campeonato ao perder para Assis/Sabesp na decisão.
Confira os confrontos das quartas-de-final da Copa Record de Futsal Feminino:
Botucatu X Piracicaba ou Arandu
Assis X Marília
Chavantes X Taquarivaí
Potunduva X Itatinga ou Ibitinga
Apoio
– O Botucatu/Prefeitura conta com o apoio da Unifac, Pão de Açúcar, Mistic Center, Quitanda do Cláudio, Quitanda do Marinho, Vale do Sol Turismo, Microcamp, Cebrac, Diário da Serra e Associação Atlética Ferroviária.

Espaço “Sala Verde” à disposição dos interessados

Secretaria Municipal de Comunicação - Botucatu

A biblioteca da Escola do Meio Ambiente, equipada com 645 exemplares voltados para educação ambiental, está aberta e à disposição dos interessados.
O espaço denominado “Sala Verde” é um projeto do Ministério do Meio Ambiente e foi inaugurado em Botucatu no dia 26 de setembro de 2005.
Eliana Gabriel, coordenadora responsável da escola, destaca a importância da biblioteca. “Nossa biblioteca é o único espaço em Botucatu totalmente especializado em meio ambiente, sendo um local de pesquisas e consultas para professores e alunos”, explicou.
Os interessados em retirar livros devem estar munidos do documento pessoal [RG] e preencher um cadastro. O prazo para a devolução do material é de uma semana. Vale lembrar que o horário de funcionamento ao público da “Sala Verde” é de segunda a sexta-feira, durante o período da manhã, das 8h30 às 12h30.
A EMA está localizada à Estrada Ítalo Bacchi, s/nº, no Jardim Aeroporto. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3813-9251.

Exposição do artista Sebástian de Lima Xavier termina neste sábado

Secretaria Municipal de comunicação - Botucatu

Os trabalhos do artista Sebástian de Lima Xavier estarão expostos no Museu de Arte Contemporânea Itajahy Martins até este sábado, 1º de março, com entrada franca ao público em geral.
A exposição recebe o nome “Identidade Perdida Sem Remédio Aparente” e através de imagens elaboradas, instiga o questionamento sobre o verdadeiro significado da identidade de cada um e busca despertar uma reação para a conscientização dos sentimentos e do potencial de linguagem em torno de si.
Em experiências no interior de hospitais brasileiros e nos caminhos da multidão em trens, metrôs e ônibus, o artista percebeu as pessoas ficando fisicamente idênticas e inertes a qualquer reação ou mensagem, como se a natureza perdesse sua produção de características individuais.
A mostra de Sebástian de Lima Xavier, composta por 10 trabalhos, teve início no dia 16 de fevereiro. O MAC Itajahy Martins está localizado à Avenida Dom Lúcio, 755. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3882-0133.

O medo não é dos blogs, é dos leitores

Por Carlos Cardoso (*)
Fonte:Contraditorium


Estava matutando sobre a birrinha de sempre de alguns jornalistas (mea culpa: vamos parar de generalizar, há excelentes jornalistas que não morrem de medo do Futuro) e percebi que há dois fenômenos diferentes acontecendo aqui:
Um são os veículos, que demoram muito a entender as mudanças tecnológicas, principalmente quando são acompanhadas de mudanças sociais, comportamentais. Essa coisa de mídia colaborativa pegou todo mundo de surpresa.
Outra coisa são os profissionais. Assumindo que sempre haverá espaço para gente boa, o que leva alguns representantes dessa gente boa (notem que estou excluindo os medíocres. Não me culpem, reclamações com C. Darwin) a ficarem tão presos a um modelo arcaico?
Existe o fenômeno do pedestal, é muito bom o cara pagar um de Bozó, dizendo “trabalho na Globo”, “Escrevo pra Folha”, etc. Mas será isso mesmo o único motivo para essa birra com a Nova Mídia?
O grande problema com a nova mídia é que ela é de mão-dupla. E bota a cara na janela. Nos velho tempos (ou ontem, se você trabalha no Estadão) era fácil esconder-se atrás da fachada da empresa, toda a responsabilidade ia para O Jornal. Da mesma forma todas as críticas são devidamente filtradas.
Não como blogs, onde em geral, caso o sujeito não xingue nossa mãe, deixamos o comentário no ar, por mais idiota e ofensivo que pareça.
Comentários de blog devem parecer um horrível pesadelo para quem edita sessão de cartas de jornais, onde os textos são escolhidos a dedo, cortados, mutilados (ou “editados”, como dizem) e dependem da ENORME boa-vontade de alguém, para ir ao ar.
Já nos blogs não há esse controle. Mais ainda; na INTERNET não há esse controle, daí o medo da Grande Mídia e dos Maus Profissionais. Aqui eles podem ser criticados abertamente. Se um jornalista fala uma besteira no Globo, fica por isso mesmo, exceto se for algo MUITO grande. Se um blog fala alguma besteira, meia-dúzia de leitores aparecerão apontando o erro.
E jornalista ODEIA ser pego de calças arriadas, estamos cheios de exemplos onde discreta e silenciosamente corrigem textos, sem admitir o erro anterior. Acho que o recurso tipográfico indicativo de correção é mundano demais pra esses sites sérios.
Não percebem que estamos no mesmo barco. NÓS dos blogs vivemos a mesma realidade. Somos patrulhados, no bom e no mau sentido o tempo todo. Estava conversando outro dia com o Beto Largman, e ele estava preocupado com a credibilidade dos blogueiros. Expliquei que não precisava se preocupar, nós somos muito mais vigiados (no bom sentido) do que a velha mídia, que já é considerada corrupta por natureza, e de onde nada se espera é que não sai nada mesmo. Nossos leitores nos encaram como uma alternativa a uma mídia repleta de vícios e práticas questionáveis. Isso é bom. Mesmo quando é ruim.
Esse mundo onde todo mundo é questionado o tempo todo, onde não importa se você é O Maior Jornal do Pais, desde 1891, onde importa apenas a coerência da sua notícia, e onde sua credibilidade está em jogo a cada texto, esse mundo não é atraente para todos, mas esse é o mundo do futuro, e o futuro está na esquina, já.
O que os dinossauros temem, eu percebo, não é a concorrência dos blogs, mas os leitores, que estão descobrindo que é muito melhor um relacionamento de mão-dupla do que a velha mídia que se acomodou em sua posição de arbusto flamejante escrevendo em uma pedra com raios.*
*Eu sei que na versão bíblica do mito não há raios, mas a imagem do filme do Charlton Heston é muito melhor.

(*) Analista de sistemas, ex-publicitário e tem se dedicado aos blogs desde o final de 2005.