fevereiro 16, 2008

Botucatu terá centro gospel

O prédio atualmente está sem ocupação

Por Renato Fernandes
Foto: Flávio Fogueral

A região da Baixada de Botucatu (Vila Leonor), receberá em breve um centro de gospel de 3 andares construído em uma área de aproximadamente 3 mil metros quadrados, na Rua Maria Rosa Santiago.
A iniciativa é do advogado Carlos Alberto Branco e do Pastor Valter Reis, fundador do Desafio Jovem de Botucatu, que já adquiriram a área. “Será um grande Centro Evangélico para atender as cidades da região. O primeiro andar, receberá o templo e deverá estar concluído ainda esse ano, entre outubro e novembro”, explica Branco.
De acordo com ele todo o complexo religioso deverá estar concluído no prazo entre 2 e 3 anos, e contará com uma grande área de eventos para receber pregadores renomados contando ainda com restaurante gospel, lojas evangélicas e uma faculdade de teologia.
O terreno fica próximo à rodoviária em o antigo estacionamento de ônibus da viação Rápido Fênix, mas os empreendedores explicam que já negociam o prédio ao lado, onde atualmente está instalada uma cooperativa de confecção. “Se adquirirmos esse imóvel levantaremos um shopping gospel terrestre”, antecipa.
A igreja responsável pelos cultos foi fundada recentemente, no dia 7 de setembro de 2007, sob o nome de “Igreja Evangélica o Templo de Jesus Cristo”, e funciona na Vila dos Lavradores, na Rua Rodrigo Plácido Vernegas, nº 766.

Centro Cultural inicia ação para recuperar livros desaparecidos

Por Renato Fernandes

Entre os anos de 2003 e 2007, aproximadamente 360 livros foram retirados por leitores do CCB - Centro Cultural de Botucatu e não foram devolvidos na data correta.
Para recuperar esse acervo, a diretoria do CCB iniciou uma ação que apela pelo bom senso dos leitores e cobra a devolução do livro, sem a cobrança de multa ou qualquer outro tipo de punição. “Estamos iniciando uma nova diretoria e só estamos interessados na recuperação do acervo. Entendemos que as pessoas podem realmente esquecer de devolver, ou até assumimos o erro de talvez não termos registrado a devolução. Por essa razão, é importante esse contato com esses leitores que, em nosso cadastro, consta que estão com livros”, disse o presidente da entidade João Carlos figueiroa.
Ele cita exemplos de associados que já se conscientizaram quanto a devolução. “Recebemos pelo correio, de uma leitora que hoje reside em Brasília, exemplares raros que foram retirados há 26 anos. Nossa reação, em casos como esse, é de alegria e satisfação, queremos inclusive agradecer essa iniciativa”, comemora.
Para levantar os nomes dois leitores em débito, o secretário da entidade, o professor Sérgio Marques, passou quatro meses digitalizando os cadernos de registro. “Esses livros não são nossos, são da entidade. Atualmente os membros da diretoria apenas assumiram o compromisso de trabalhar pelo aprimoramento da biblioteca e recuperar parte desse acervo é muito importante. Temos estantes de literatura brasileira que faltam clássicos solicitados por exames de vestibular”, explica.
Para evitar transtornos semelhantes, está sendo implantado no CCB um novo sistema de cadastramento de leitores. “Estamos incluindo nas fichas informações que não encontramos em várias fichas, como o endereço, e-mail e telefone”, disse Figueiroa.
A ausência dessas informações tem dificultado o trabalho de recuperação. “Encontro pessoas conhecidas nas ruas e quando sei que o nome consta na lista explico que o nome está no cadastro de não devolução”, disse Figueiroa.
Outra atitude é a cobrança no ato de retirada de novos exemplares. “Quando o sócio comparece para efetuar a retirada, checamos a lista e se constar que está com livros em seu poder, não o impedimos de levar a obra, mas alertamos que o nome consta no cadastro. Muitos desses leitores dizem que já devolveram, então, com muito cuidado e respeito pedimos para que procure a obra nas estantes para confrontarmos as informações”, acrescenta.
Os usuários do CCB podem tomar conhecimentos se o nome consta ou não na relação de retirados solicitando acesso à listagem. “Compreendemos que talvez o livro tenha sido devolvido, mas não tenham dado baixa. É importante a consulta a essa lista e a verificação dos nomes”, finaliza Figueiroa.


Maria da Penha fará palestra em Botucatu

Por Flávio Fogueral
Matéria originalmente publicada na edição 82 do Jornal Mulher


Um dos símbolos da luta contra a exploração e violência contra a mulher, Maria da Penha Maia (foto), estará em Botucatu no próximo dia 24 de abril. Ela participará na ocasião de um evento especial que o Fórum Permanente da Mulher.
Na ocasião, Maria da Penha ministrará uma palestra a participantes do Fórum e população em geral sobre os direitos da mulher contra a violência. Também contará um pouco de sua trajetória de luta e do surgimento da lei que recebe seu nome, sancionada pelo presidente Lula há dois anos e que estabelece penas mais rígidas a agressores. Atualmente, Maria da Penha é coordenadora da Secretaria da Mulher, em Fortaleza, Ceará.
De acordo com Mara Fátima Corrêa, assessora da Secretaria de Segurança, a vinda de Maria da Penha a Botucatu surgiu a partir de um convite quando das comemorações do primeiro aniversário da corporação. “Desde 2005 discutimos este tema, a da violência contra a mulher, e ter a presença de Maria da Penha, relatando sua experiência é um marco nos direitos da mulher”, declara. “É uma pessoa que viveu em um intenso risco durante vários anos. Hoje, ela tem contado sobre a lei e isso é de extrema importância na conscientização das mulheres”, ressalta Mara.
Local da palestra ainda será definido pelo Fórum Permanente da Mulher, que conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Botucatu e da Secretaria de Segurança.

Maria da Penha- Sua história é mais uma entre as inúmeras agressões que as mulheres sofrem diariamente no país. No entanto, seu caso inspirou uma mobilização maior contra a violência praticada contra a maualher, seja no âmbito familiar/doméstico ou até mesmo em casos discriminatórios e profissionais.
A biofarmacêutica Maria da Penha Maia era constantemente submetida a maus-tratos por seu ex-marido. Em 1983, por duas vezes, ele tentou assassiná-la. Na primeira com arma de fogo deixando-a paraplégica e na segunda por eletrocução e afogamento. O marido de Maria da Penha só foi punido depois de 19 anos de julgamento e ficou apenas dois anos em regime fechado. , A mesma chegou a ficar paraplégica em decorrência às agressões sofridas.

Sobre a lei- A Lei Maria da Penha entrou em vigor em setembro de 2006 e tem como finalidade alterar o Código Penal brasileiro. Com tais alterações, agressores de mulheres, em, âmbito doméstico ou familiar sejam presos em flagrante ou tenham a prisão preventiva decretada. Nestes casos, a pessoa perde o direito a penas alternativas, como o pagamento de cestas básicas.
O tempo de detenção dos agressores, conforme alterado na lei, aumenta de um a três anos e prevê medidas como a saída da pessoa da casa da mulher e até o impedimento do mesmo de se aproximar da vítima e filhos, no caso. Conforme informações da Agência Brasil, até dezembro do ano passado, cerca de 860 prisões por violência contra a mulher, em flagrante, foram efetuadas em todo o país. Além disso, foram detidos 77 supostos agressores por determinação judicial.

Proposta impede cobrança de segunda via de fatura

Da Agência Câmara

A Câmara analisa o Projeto de Lei 2352/07, da Comissão de Legislação Participativa, que proíbe as empresas concessionárias de serviços públicos, como as telefônicas e as distribuidoras de energia, de cobrar dos consumidores uma taxa pela emissão da segunda via da fatura. A proposta acrescenta um parágrafo à Lei 8.987/95, que regulamenta o regime de concessão no País. A proibição vale para concessionárias públicas e privadas.

Atualmente, por exemplo, a segunda via das contas de energia elétrica e telefonia pode ser cobrada do consumidor, desde que as concessionárias tenham enviado a primeira fatura.

A proposta é baseada em uma sugestão apresentada pela Associação Comunitária de Chonin de Cima, localizada em Governador Valadares (MG), e foi aprovada pela Comissão de Legislação Participativa, que transformou o pedido em um projeto de lei.

Ingressos para jogo do cantor Daniel já podem ser trocados

Foto do site oficial do cantor DanielSecretaria Municipal de Comunicação - Botucatu

Os ingressos para o jogo da final da 7ª Copa Laércio Policastro de Futebol Veteranos, que vai contar com a presença do cantor Daniel, já podem ser trocados. As pessoas interessadas devem trocar o ingresso por dois quilos de alimentos não perecíveis. O jogo será no domingo, dia 24 de fevereiro.
Para facilitar a troca os ingressos foram distribuídos em cinco locais. Na Associação Atlética Botucatuense, na Prefeitura Municipal, Ginásio Municipal de Esportes, Estádio Municipal Professor João Roberto Pilan e Associação Atlética Ferroviária. Todo alimento arrecadado deverá ser encaminhado ao Fundo Social de Solidariedade.
A decisão da Copa Laércio Policastro será às 16 horas, no Estádio Doutor Acrísio Paes Cruz, da Ferroviária, entre a equipe do cantor Daniel, Botucatu Fazendo Caridade e da AA Botucatuense/Serralheria São Luis. O terceiro lugar será decidido entre a AA Ferroviária e o Dinamite FC, às 13h30.
Quem adquirir o ingresso para a partida estará concorrendo a sorteios de diversos brindes, sendo 12 bicicletas, uma TV de 29 polegadas, três aparelhos de DVD, um fogão e um forno microondas.
Os brindes foram doados por várias empresas e entidades, como Eletrônica Jamas, Associação Atlética Botucatuense, Casa Pincelli, Serralheria São Luis, Copical Tintas, Rosa Turismo, Farmácia São Bento, Eletro Casagrande, A Libanesa, Comercial B&B e Areia Rays, Empresa Auto Ônibus Botucatu, ACE/CDL; Quitanda Dona Marina e Eletro Beraldo. O evento também conta com o apoio da Gráfica Igral.

Prazo para inscrições no COMDEMA termina na segunda-feira

Secretaria Municipal de Comunicação - Botucatu

As inscrições de entidades da sociedade civil com interesse em participar do Conselho Municipal de Meio Ambiente [COMDEMA] terminam na próxima segunda-feira, dia 18 de fevereiro.
Os interessados devem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, munidos de uma cópia do estatuto ou regimento interno e também da Ata da Assembléia [ou outro documento comprobatório de eleição], elegendo a atual diretoria com duração do mandato, ambas registradas em cartório.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone [14] 3882-1290, ou através do e-mail comdema@botucatu.sp.gov.br. A Secretaria Municipal do meio Ambiente está localizada à Rua Major Matheus, 07, na Vila dos Lavradores.
COMDEMA - O Conselho Municipal de Meio Ambiente de Botucatu tem caráter deliberativo no âmbito de sua competência legal, e o objetivo de promover a participação da sociedade na definição e acompanhamento da execução da política municipal de desenvolvimento social e ambiental sustentáveis.
Nele há representação do Poder Executivo Municipal e de órgãos governamentais estaduais e federais, organizações representativas da população, residentes no município e sindicais, bem como de entidades e associações técnico-científicas.
O Conselho também tem representação de organizações não governamentais de cunho social e ambiental, de entidades do segmento técnico-profissional e de universidades com atividades de pesquisa ambiental.
Os conselheiros para o novo mandato serão eleitos em votação pelos atuais membros do COMDEMA.

Botucatu entra em quadra pela Copa Record na segunda-feira

Secretaria Municipal de Comunicação - Botucatu

O futsal feminino botucatuense, representado pelas jogadoras do Botucatu/Prefeitura, entra em quadra nesta segunda-feira, 18 de fevereiro, para o confronto diante de Arandu, válido pela 2ª fase da Copa Record de Futsal.
A partida será disputada na casa das adversárias, a partir das 21h30, e o vencedor larga na frente da chave composta ainda pela representação de Barra Bonita. A rodada em Arandu tem início às 20h30, com o jogo entre Taquarivaí e Duartina.
O outro duelo da equipe botucatuense nesta fase da competição está marcado para a cidade de Pratânia no dia 21 de fevereiro, contra Barra Bonita, às 20h30.
Botucatu estreou na Copa Record de Futsal Feminino no dia 08 de fevereiro e derrotou Potunduva por 8 a 0. Ainda na fase inicial, goleou Avaré por 9 a 2 e garantiu vaga para a seqüência do torneio de forma invicta.
Apoio – O Botucatu/Prefeitura conta com o apoio da Unifac, Pão de Açúcar, Mistic Center, Quitanda do Cláudio, Quitanda do Marinho, Vale do Sol Turismo, Microcamp, Cebrac, Diário da Serra e Associação Atlética Ferroviária.



Franquia da Nobel, em Botucatu, tem nova gerência

Assessoria de Imprensa da Nobel - Botucatu

A Livraria Nobel, franquia de Botucatu está sob novo comando desde o final de janeiro. Rogério Cajui e Thiago Alves vêm de São Paulo e trazem na bagagem diversas novidades e a promessa de movimentar o setor cultural da cidade. "Nossa idéia é implantar conceitos que deram certo em São Paulo, mas respeitando a realidade de Botucatu. Serão opções de atividades, principalmente culturais, para várias idades, que tomarão como base a criatividade sem fim da Capital aliada à qualidade de vida do interior", comenta Cajui.

Além de um espaço voltado para os amantes da leitura, onde podem ser encontrados títulos de vários gêneros, e a revistaria, os botucatuenses têm a oportunidade de acomodar-se em um espaço reservado e saborear uma tradicional comida caseira com um cardápio que vai desde pratos mais elaborados, até um completo lanche para aqueles que não têm tempo a perder. Em breve, a Nobel abrirá espaço para exposições artísticas e também trará uma programação que incluirá de maneira especial as crianças, em uma área destinada a contadores de estórias infantis. Informações pelo telefone (14) 3882-6041.

Audiência pública discute legislação sobre animais

Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Botucatu

Aconteceu na quinta-feira, dia 11, uma audiência pública, na Câmara Municipal de Botucatu, com o objetivo de de discutir com a população o pr
ojeto de lei nº 115/2007 que dispõe sobre a proteção e defesa dos animais, o controle social de sua criação, comércio, exploração e a vigilância em saúde ambiental no Município de Botucatu.
O projeto foi elaborado por uma comissão formada pelos vereadores Prof. Caldas, Carlos Trigo,
Lelo Pagani, Reinaldinho, Prof. Gamito, técnicos da equipe de zoonoses, vigilância em saúde ambiental do município, membros de Ongs e entidades públicas da sociedade civil.
Caldas, presidente da comissão, comandou a audiência elogiando o trabalho dos participantes e ressaltando a importância de uma legislação sobre criação e defesa de animais. “Procuramos elaborar uma legislação completa que crie uma consciência de posse responsável de animais. O projeto estabelece parâmetros em termos de criação, comercialização e posse de animais que procura agradar a todos e isso é muito importante para a cidade”, afirma o parlamentar.
A mesa de discussões foi formada pelo presidente da Comissão, pela integrante da Associação de Proteção de Animais – APA, Maria Lúcia P. Alexandre, pela integrante do Conselho Regional de Medicina Veterinária, Maria Lúcia de Souza, pelo representante da FMVZ, Prof. João Ferreira, pelo representante da Floravida, Prof. Nabor Veiga e pelo integrante da Equipe de Vigilância em Saúde Ambiental, André Peres.

Maria Lúcia Alexandre e Maria Lúcia de Souza expuseram para a platéia dados e fotos sobre maus tratos a animais domésticos, de tração e de entretenimento, e apresentaram o excelente trabalho da APA que no prazo de 2003 a 2007 promoveu 3166 adoções e 3449 castrações de cães e gatos.

Os presentes no plenário da Câmara Municipal puderam tirar todas as dúvidas sobre os capítulos e artigos do Projeto de Lei e a maioria dos questionamentos eram relacionados a castração, eutanásia, animais soltos e outros fatos.
Para o vereador Prof. Caldas, o evento teve um saldo positivo. “O nosso objetivo era mesmo levar a população o nosso trabalho e mostrar que o projeto levou um bom tempo para ser realizado, mas que contempla todos os direitos e deveres relacionados a criação, comercialização e posse responsável de animais.
A audiência teve um saldo positivo e agora o próximo passo será colocar o projeto em votação, o que deverá acontecer em breve assim que as comissões derem a sua aprovação ao texto. É a finalização de um trabalho que foi exaustivo, mas gratificante e principalmente essencial para o município”, conclui o parlamentar.
Os vereadores Lelo Pagani e Prof. Gamito justificaram suas ausências por conta de compromissos anteriormente assumidos para esta data
.
...................
O Blog de Notícias O Grito, apoia iniciativas contra os maus tratos aos animais e apresenta abaixo um vídeo com cenas fortes sobre o tema. Não assista se não estiver preparado. O vídeo foi retirado do youtube, do canal pertencente a juniorcanibalpreserv.

vídeo que denuncia os maus tratos e atrocidades por aqueles que se dizem seres humanos.
............................

Professor estadual recebe bônus de até R$ 5300

A Secretaria de Estado da Educação definiu o pagamento do bônus para seus cerca de 300 mil funcionários. O valor para os professores da rede estadual chega a R$ 5300. No total, o bônus para professores é de R$ 6500, mas até R$ 1200 já foram antecipados nos últimos quatro meses.
O pagamento ocorrerá até março, nos próximos 15 dias. São R$ 230 milhões destinados pelo governo do Estado para este pagamento. Diretores e supervisores de ensino receberão até R$ 5800 (já descontados os R$ 1200 antecipados). Coordenadores pedagógicos, vice-diretores, professores coordenadores e assistentes de diretores receberão até R$ R$ 5.300 (já descontados os R$ 1200).
Os educadores estaduais recebem este bônus desde 2000. Utiliza critérios de assiduidade e a média de carga horária. Os educadores recebem pontos de acordo com os critérios.
Além do bônus para o Quadro do Magistério (professores, diretores, supervisores etc), a Secretaria irá pagar bônus para os Quadros de Apoio Escolar e Quadro da Secretaria. O valor é de 83% do salário mensal, mais 30% para quem não faltou. É preciso descontar os até R$ 500 antecipados.
Cerca de 245 mil funcionários da Secretaria receberão bônus (208 mil do Quadro do Magistério e 37 mil dos outros Quadros). O pagamento não atinge todos os funcionários. Os que não receberão o dinheiro deixaram de seguir os critérios.
Novo bônus
O pagamento a ser realizado até março ainda atende as regras estabelecidas atualmente. A Secretaria irá altera-las para o próximo bônus, com um critério de desempenho dos alunos. Este novo bônus está em fase final de elaboração de critérios.

Escolas estaduais terão aulas sobre a importância do idoso

As Secretarias de Estado da Educação e de Assistência e Desenvolvimento Social fecharam parceria para que os cerca de 5,5 milhões de alunos dos Ensinos Fundamental e Médio de escolas estaduais recebam informações e aprendizado sobre a chamada Terceira-Idade. As duas pastas fecharam que já neste ano os professores serão capacitados, para que o conhecimento seja repassado aos alunos.
O objetivo é que os alunos recebam informações e discutam questões sobre o envelhecimento, sobre a importância dos idosos para a sociedade. Violência contra idosos, relações entre gerações e o Estatuto do Idoso são alguns dos temas a serem abordados nas aulas para incentivar a conscientização sobre o envelhecimento, no espaço escolar e nos ambientes familiar e comunitário.
O projeto faz parte de um plano elaborado pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social composto por dois eixos: o Futuridade Educação, responsável pela inserção do assunto nas escolas e inclusão digital dos idosos e, o Futuridade Município, que formará uma rede de atendimento a estas pessoas.
"É extremamente importante que as crianças e adolescentes aprendam a valorizar a Terceira-Idade, saibam sobre a importância dos idosos para a sociedade. Na escola este aprendizado pode ser estimulado, assim como em casa, com os pais ou responsáveis", afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.