fevereiro 12, 2008

Bicicleta: Transporte do Futuro

por David Esposto

Com certeza o emprego da bicicleta, como meio de transporte para pequenas distâncias, tenderá a crescer futuramente como solução para a superlotação automobilística e redução de emissões de gases tóxicos como CO2.
Como já acontece em muitos países, sejam ricos ou pobres, como China, India, Nederlandes, Bélgica, Alemanha e França, por exemplo, os ciclistas ocupam grande parte das vias publicas para se transportarem ao trabalho,escola, negócios e a passeio, sejam nas grandes ou pequenas cidades...


E o interessante neste meio é a ausência de exibicionismo referente a "social status", pois já é ultrapassada a idéia de quem ainda acredita que conduzir um carro caro, potênte ou bonito seja simbolo de algum poder monetário... Aliás, simboliza sim poder monetário, pois na Europa quanto maior e raro o carro, maior são os impostos de circulação e taxas de seguro a serem pagas. Sem contar o tempo que o "poderoso" irá perder em filas e honorários de estacionamento.
Recentemente em Londres integrantes de grupos ecológicos, interditavam em semáforos, motoristas conduzindo carros do tipo Jeep, Toyota, LandRover, com tração nas quatro rodas, em protesto ao uso desnecessário destes "monstros" em area urbana, pois além de poluirem mais que carros populares, ocupam demasiado espaço e seus condutores na maioria das vezes adotam comportamento agressivo e arrogante no trânsito devido a altura que estão sentados dentro destes "tanques".
Claro que o leitor deve estar pensando nas desvantagens do uso de uma bicicleta, como encarar um dia chuvoso, frio ou ventoso, efetur atividade física e suar.. Barreiras puramente psicológicas que podem ser ultrapassadas com um pouco de bom humor, se pensarmos nas vantagens que ela proporciona, como o deslocamento sem depender de um motor e beneficios para a saúde do corpo, mente e meio ambiente.
Obviamente que a evolução cultural de uma sociedade juntamente com seus representantes é um passo decisivo para estimular os ciclistas a se multiplicarem em ruas e avenidas. A conscientização e o respeito ao regulamento de trânsito é fundamental para o desenvolvimento de um trafego possível e hamonioso entre ciclistas, pedestres e automobilistas. Na maioria dos paises europeus as criaças logo a partir da pré-escola já recebem "aulas de ciclismo" onde aprendem a manobrar o veículo e as regras a serem obedecidas no trânsito. Bélgica e Nederlandes são os países da Comunidade Européia com mais kilómetros de ciclovias, favorecidos obviamente pela geografia formada por terrenos planos, porém desfaforecidos com um clima chuvoso e frio durante grande parte do ano que no entanto não impede que todo cidadão possua sua bicicleta.
Existem bicicletas de todos os tipos para todas as idades. Bicicletas até mesmo para deficientes físicos, comerciantes ou para transporte interno - como umas dobráveis para entrar em um trem ou ônibus...Bicicletas para transportar 2, 3 até 5 pessoas com segurança.


Trânsito Selvagem

Infelizmente a integração social entre o automobilista, ciclista e do pedestre no Brasil está muito longe de uma harmonia devido ao desrespeito mútuo das regras básicas da Legislação de Trânsito que prevê a prioridade dos utentes mais fracos sobre os utentes mais fortes ... Em outras palavras, o direito maior de uso da via pública fica por conta dos pedestres em primeiro plano, dos ciclistas em segundo, dos ciclomotores em terceiro e dos automóveis consecutivamente e não o inverso como acontece...
Há alguns anos atrás existiam políticos em Botucatu que prometiam a construção de uma ciclovia que ligaria o Lageado ao centro da cidade, porém nunca mais nada se ouviu sobre o assunto.



Vale a pena ler o artigo do jornalista botucatuense Danilo Vivan, sobre o dia mundial sem carro, comemorado em São Paulo, para sentir um pouco na pele como deve ser é a vida diária de um ciclista na capital cinzenta. Basta acessar o endereço:
http://doutroladodatela.blogspot.com/2007/09/dia-mundial-sem-carro-segunda-etapa-ou.html

Mais sobre duas rodas-

Blog português sobre bicicletas:
http://www.cenasapedal.com/blog/
blog holandes de fotos de bicicletas:
http://www.flickr.com/photos/markstos/2091734707/

Oriente Médio: turismo de risco


Por Renato Fernandes

A cada seis meses o empresário botucatuense Newtinho Losi, deixa a rotina da em
presa que administra para excurssionar pelo mundo. Esse ano ele decidiu passar o Natal e o Réveillon, conhecendo os países do Oriente Médio, numa categoria de turismo conhecida como mochileiro, onde o visitante deixa de lado as mordomias dos pacotes de viagens para seguir rotas alternativas com maior liberdade. “Comprei só a passagem de ida e fui embora. Gosto de história e da aventura, por exemplo, de poder dormir com o Beduínos no deserto, por exemplo”, explica.
Para Losi esse tipo de turismo possibilita uma contato maior com a cultura local. “Conheço mais de 50 países e procuro sempre estar em contato com a cultura local. Sou apreciado
r de história e gosto de estar vivendo ela”.
Na aventura ele passou por cinco países localizados em
áreas de conflito, o itinerário incluiu a Turquia, Líbano, Síria, Jordânia e Israel. “Quando acordo cedo já faço a programação do dia todo. É diferente de estar com uma empresa que prepara tudo, e lógico, quase sempre ocorrem imprevistos que precisam de decisão rápida”, disse.
De acordo com ele, em muitas regiões do Oriente Médio entrar em lanchonetes e Shopping Centers já é uma aventura à pa
rte. “Em muitos desses locais existem detectores de metais na entrada. Não adianta, turistas e pessoas tirando fotos, são vistas como suspeitas sempre”, relata.
Nessa viagem ele fez questão de conhecer áreas extremas como parte do território dominado pelo Hezbollah. “Pedi para ir nessas regiões para conhecer os quartéis generais, são
as áreas onde ocorreram os ataques contra o Líbano”, explica.
A viagem não foi marcada apenas por momentos de conhecimento e diversão, o aventureiro botucatuense também passou
por situações complicadas. “Fui detido no Líbano. Me tiraram de dentro do taxi sem me falarem nada, olhei ao redor e tinha várias pessoas armadas sem uniforme. Me submeteram a um interrogatório de três horas, queriam saber por onde passei, o que fazia tirando tantas fotos de monumentos e mesquitas. Expliquei para eles que eu era um turista e eles só aceitaram essa explicação quando analisaram o meu passaporte e viram que tinham muitos carimbos registrando várias viagens pelo mundo. Foram horas de tensão”, relata.
Apesar do incidente, ele explica que guarda, além do álbum com muitas fotografias, boas recordações do local. “Posso dizer que entendo um pouco melhor o conflito daquela região, e vou além, passei a compreender melhor também as religiões do mundo, afinal lá é o berço de todas as religiões”, disse.
O turismo em área
de conflito não rendeu situações embaraçosas apenas no Oriente Médio. Há cerca de dois anos, quando Losi visitou o Nepal, se deparou com uma guerra civil. “Estava no meio da viagem e estourou a guerra, não existiam turistas no país, vários vôos estavam cancelados e havia barricadas em todos os locais”.
Para ele essas situações dão motivação e rendem aprendizado para a vida pessoal e empresarial. “Antes de uma viagem dessas eu estudo as áreas, analiso os conflito, acesso a internet para me manter informado. Garanto que sempre aprendo alg
o para ser aplicado na minha vida cotidiana”, disse.
Esse estudo possibilitou que o empresário con
seguisse visitar os países escolhidos sem ser impedido de atravessar fronteiras. “Se iniciasse a minha viagem por Israel eu não conseguiria entrar em nenhum outro país devido aos conflitos”, explica.


Clique nas imagens abaixo e confira os álbuns de fotos da viagem de Newtinho Losi ao Oriente Médio.

Líbano


Jordânia


Mar Vermelho - deserto


turquia


Israel


Síria

Formiga já pode deixar o BFC

Do site Gazeta Esportiva

A meio-campista Formiga mal chegou ao Botucatu e, já nesta segunda-feira, a titular da seleção brasileira de futebol feminino recebeu uma nova proposta para mudar de clube. Desta vez, Miraildes Maciel Mota foi procurada pelo Umea e, se aceitar a oferta, poderá se tornar companheira de Marta e Elaine no clube sueco.

O interesse do Umea em Formiga foi revelado pelo agente Fifa Daniel Almeida e Freire com exclusividade à reportagem da Gazeta Esportiva.Net nesta segunda-feira. A atleta de 29 anos, contudo, poderá adiar a ida para a Suécia em nome do sonho pelo ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008.

“Recebi o contrato do manager do Umea e estamos negociando”, comentou Almeida e Freire. “Fui pego de surpresa, pois não estávamos procurando por um clube. Mas como ela assinou com o Botucatu recentemente, é preciso que haja um pagamento de multa para que o negócio dê certo”, completou.

Contudo, o agente reconheceu que o negócio com o futebol europeu pode não sair por causa de um sonho antigo de atleta: a medalha de ouro em Pequim-2008. “Tínhamos feito um planejamento com a Formiga, que ia se dedicar exclusivamente ao Botucatu e à seleção brasileira até as Olimpíadas (em agosto). Ela foi prata em Atenas-2004 e quer muito o ouro agora”, comentou.

Recentemente, o Umea, semifinalista da Copa dos Campeões da Europa, havia tentado a contratação de outra jogadora da seleção brasileira: a atacante Cristiane, eleita terceira melhor jogadora do mundo pela Fifa em dezembro do ano passado. A jogadora, contudo, optou pela proposta do Linsköpings, também da Suécia, onde atuará ao lado da meia Daniela Alves.

Vice-campeã mundial com a seleção brasileira na Copa do Mundo da China este ano, Formiga ajudou o Saad a vencer a Copa do Brasil feminina em 2007. A equipe que representava o Mato Grosso do Sul bateu justamente o Botucatu na final, após empate por 1 a 1 no tempo normal e vitória por 5 a 4 na decisão por pênaltis. A volante, no entanto, sofreu um problema estomacal antes das cobranças de penalidades e saiu de campo de ambulância, sem sequer ver o título de sua equipe.

3º Passeio Ciclístico reúne mais de 150 pessoas

Secretaria Municipal de Comunicação - Botucatu

Mais de 150 pessoas participaram no último domingo, dia 10 de fevereiro, do 3º Passeio Ciclístico de Verão, promovido pela Secretaria Municipal de Esportes. O evento fez parte da programação dos Jogos de Verão 2008.
Os participantes percorreram as principais ruas da cidade, tendo como local de largada a Praça da Catedral. De lá, os ciclistas passaram pela Avenida Santana, Avenida Floriano Peixoto, Ruas Vitor Atti, José Barbosa de Barros, com chegada na Fazenda Lageado.
Ao final do passeio, foram sorteados aproximadamente 40 brindes entre os participantes.
Futebol de Areia - Terminou no último sábado, 09 de fevereiro, a disputa da modalidade de futebol de areia válida pelos Jogos de Verão 2008.
O título da competição ficou com a equipe do Bandeirantes FC, que venceu na decisão o Pinheirão FC por 4 a 2, com gols de Cleyton Fogaça (2), Misael e Augusto, enquanto Erik e Rafael descontaram para os vice-campeões.
Voleibol - Começa nesta segunda-feira, 11 de fevereiro, a disputa da modalidade de voleibol dos Jogos de Verão 2008. A competição irá reunir 12 equipes, sendo 7 na categoria feminino e 5 na categoria masculino.
Na primeira rodada, às 19 horas, se enfrentam no Ginásio da AA Ferroviária, o Clube APV e Embraer e, em seguida entram em quadra Medicina/Unesp e Botucatu Voleibol. Os jogos serão na categoria masculino.
Na terça-feira, 12 de fevereiro, serão realizadas três partidas na categoria feminino. A rodada acontecerá no Ginásio da AA Botucatuense.
Confira abaixo a programação:

19 horas – Clube APV x AA Botucatuense Máster
20 horas – ASU x CDV
21 horas – Duratex x Botucatu Voleibol

Botucatu/Prefeitura estréia com goleada na Copa Record de Futsal Feminino

Secretaria Municipal de Comunicação - Botucatu

A equipe de futebol feminino do Botucatu/Prefeitura estreou muito bem na Copa Record de Futsal, em partida disputada contra Potunduva na última sexta-feira, 08 de fevereiro.
O jogo foi realizado na cidade de São Manuel e terminou com a goleada botucatuense por 8 a 0. Os gols foram anotados por Mônica (4), Loirão (2), Michelle e Wérica.
Com a vitória, o time comandado por Edson Castro precisa apenas de um empate no confronto diante de Avaré para garantir classificação à próxima fase da competição. O duelo está marcado para esta terça-feira, 12 de fevereiro, em Jaú, a partir das 20h30.
Apesar das jogadoras do BFC não realizarem treinamentos específicos para o futsal, a meta do clube é conquistar o título da 2ª Copa Record. Na edição do ano passado, as meninas botucatuenses ficaram com a medalha de prata ao serem derrotadas na final para Assis.

Aulas do Ensino Fundamental em Botucatu começam no dia 18

Secretaria Municipal de Comunicação - Botucatu

A Secretaria Municipal de Ensino está comunicando que as aulas das escolas do Ensino Fundamental da Rede Municipal serão iniciadas no dia 18 de fevereiro de 2008.
Já as aulas das Escolas de Educação Infantil, Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos (EJA) serão iniciadas no dia 13 de fevereiro de 2008, como foi definido anteriormente.

Prefeitura de Botucatu divulga novas datas de convocação de professores

Secretaria Municipal de Comunicação - Botucatu

A Secretaria Municipal de Educação comunica aos professores convocados para escolha de classes de Ensino Fundamental e Educação Infantil que, em virtude de atraso de entrega da correspondência de convocação, novas datas foram definidas para a referida escolha.
Os professores de Ensino Fundamental (candidatos classificados de 1º a 80º lugar), devem comparecer no dia 14/02/2008 (5ª. feira) – 13:30 horas. Já os professores de Educação Infantil (candidatos classificados de 1º a 48º lugar), foram convocados para o mesmo dia, 14/02/2008 (5ª. feira) – 19:30 horas.
Os convocados devem se dirigir ao prédio da Secretaria Municipal de Educação, que está localizado à Praça Dom Luiz Maria de Santana, 176, (atrás da Catedral). Mais informações podem ser obtidas na página www.botucatu.sp.gov.br.

Nova onda de terrorismo na Europa

Por David Esposto - Correpondente Internacional

As notícias aqui na Bélgica vão sobre uma nova onda de terrorismo digital que possa vir ocorrer nos próximos tempos. Um especialista em Conexões de Banda Larga de Internet concedeu entrevista ontem na radio 1 e falou sobre o assunto para ouvir acesso:
http://internetradio.vrt.be/radiospeler/v2_prod/wmp.html?qsbrand=11
Em Zurich - Suíça, várias pinturas foram roubadas de um museu, por homens fortemente armados e encapuçados.. telas de Suzan Dega, Van Gogh e Monet totalizam valor em 66 milhões de euro.
Presidente Ramos Horta, de Timor Leste, ex-colonia portuguesa, se encontra em situação crítica de saúde após um atentado homicida ocorrido ontem 11 de fevereiro quando estava na compahia de Xanana Gusmão primeiro Ministro daquele país... O automóvel que transportava os governantes foi baleado por possíveis rivais políticos que estão sendo procurados pelas autoridades locais. Forças da ONU foram deslocadas ao país para sanar a crise enquanto que o presidente foi delocado para um hospital na Australia.
Durante a semana passada aproximadamente 100 milhões de pessoas ficaram com acesso a internet interrompido devido ao rompimento de cabos de banda larga que fazem a ligação entre a Europa e Azia... Existe a especulação que os cabos localizados no fundo do mar foram cortados por integrantes do grupo terrorista Al Quaeda.

Ira! encerra as atividades oficialmente

Do site Omelete

Logo após a saída do cantor Nasi do Ira!, Edgard Scandurra deixou uma mensagem na comunidade da banda no Orkut anunciando que ele, André Jung e Gaspa, os membros remanescentes do Ira!, iriam se reunir em um novo projeto intitulado Trio.

Pois bem. Três meses depois, Jung foi ao Orkut, na comunidade do Trio, para avisar que depois de uma reunião o projeto foi cancelado. O baterista agradeceu o apoio dos fãs e lamentou que a expectativa em torno do trabalho não tenha sido recompensada. Em seguida a comunidade foi apagada.

Nasi deixou a banda paulistana em setembro de 2007.