janeiro 22, 2008

A arte de Tomihiro Hoshino no MAC

Por Renato Fernandes

A vernissage da exposição, “Arte e Lição de Vida”, do artista plástico japonês, Tomihiro Hoshi
no, aconteceu no dia 22 de janeiro, às 19h30, no MAC - Museu de Arte contemporânea Itajahy Martins, na Avenida Dom Lúcio, nº 75. As telas do artistas permanecem à mostra até o dia 25, sexta-feira.
O evento é organizado pela Associação botucatuense de Cultura Japonesa e Secretaria Municipal de Cultura.
Para a diretora do Departamento de Cultura da entidade, Alzira Sakate, as obras de Tomihiro refletem a cultura japonesa em sua plenitude e a sua realização em Botucatu será de extrema importância para a comunidade oriental por abrir, em Bot
ucatu, as comemorações do centenário da imigração japonesa no Brasil. “O curador dessa exposição é de Santa Bárbara, o que facilitou muito trazermos o evento para cá.
Esse artista mostra em suas telas um exemplo de superação e força de vontade fora do comum. Ele é tetraplégico e pinta com o pincel preso à boca”, disse.
A exposição, denominada “Arte e Lição de Vida”, costuma atrair milhares de pessoas, e em alguns locais atinge números ainda mais surpreendentes levando até o museus milhõ
es de visitantes. “É um artista muito requisitado e de extrema importância. Diariamente, com a ajuda da mãe, ele desenvolve seu trabalho artístico”, acrescenta.
A trajetória de Tomihiro impressiona pelo poder de transformação, ele passou de atleta conceituado a tetraplégico da noite para o dia, devido a um acidente de trabalho. “Imagine um atleta ficar impossibilitado de praticar esportes e apesar dos problemas e das dificuldades, trabalhar para desenvolver o dom artístico, isso é algo muito difícil”, coloca.

Trajetória

• 1946/Abril - 1970/Março - Nasceu na cidade de Azuma, na província de Gunma Formou-se em Educação Física peja Universidade Gunma.

Dois meses depois de começar a lecionar no Ginásio Takasaki, fraturou o pescoço durante urna aula de demonstração de exercícios, tomando-se paraplégico.
Permaneceu internado por nove anos - Esteve em estado extremamente grave no inicio.
• 1972/Dezembro - Começa a escrever usando um pincel com a boca;

• 1974 - Começa a criar desenhos de flores;
• 1974/Dezembro Recebe o batismo cristão na sala do hospital;

• 1979/Abril - Consegue ficar sentado em uma cadeira de rodas elétrica controlada pelo movimento do pescoço.
Primeira exposição na cidade de Maebashi. Setembro: alta hospitalar e retomo ao lar;

• Em maio de 1991, o “Museu Tomihiro” foi aberto na Vila Azum
a. Mais de 2 mil pessoas têm apreciado suas obras diariamente. Cerca de 150 obras estão à mostra. A primeira exposição de suas obras no exterior ocorreu no Brasil, inaugurada no dia 18 de junho de 1991 nas instalações da Associação Cultural Brasil-Japão de São Paulo.
A 61ª exposição foi realizada no museu municipal de Osasco, em setembro deste ano. Mais de 45 mil pessoas ficaram emocionadas com as obras.

As principais cidades que receberam as obras são: São Paulo, Curitiba, Maringá, Londrina, Campo Grande, Dourados, Pedro Juan (Paraguai), Brasilia, Caldas Novas, Poços de Caldas, Campos do Jordão, Presidente Prudente, Rio de Janeiro, entre outras.

A segunda exposição no exterior foi realizada em Nova York em 1994. Em 1995, o Havaí recebeu urna exposição também.
Todos os dias, Hoshino pinta durante uma hora com aquarela.
A esposa Masako, prepara as cores, conforme a indicação de Hoshino e também o auxilia, colocando o pincel na sua boca. Hoshino então prepara as cores pinta. Por isso, diz-se que as obras são resultados da união de ambos.
“Se eu puder ser útil às pessoas que apreciam minhas obras através delas, fico muito. Contente. Um grande abraço às pessoas do Brasil”.

ANEEL, CPFL e Prefeitura fazem troca de lâmpadas comuns por eficiente

Por Secretaria Municipal de Comunicação - Botucatu

Nesta terça-feira, dia 22 de janeiro, a ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica, CPFL – Companhia Paulista de Força e Luz e Prefeitura de Botucatu iniciaram a troca de lâmpadas incandescentes por fluorescente compacta de 15 watts, em bairros de baixa renda.
A troca faz parte do Programa Eficiência Energética, práticas de utilização consciente da energia elétrica. Foram destinados para o município de Botucatu 3.866 kits contendo três lâmpadas cada um, totalizando 11.600 lâmpadas. O objetivo do programa é gerar economia de energia para as famílias atendidas.
Para cada família contemplada será destinado um kit contendo três lâmpadas. No ato a família entrega três lâmpadas comuns, simbolizando uma troca. Os líderes comunitários envolvidos na troca estão devidamente uniformizados, com camiseta e boné da CPFL.
Estão envolvidos no programa a Secretaria de Assistência Social, Fundo Social de Solidariedade, Orçamento Participativo e Secretaria de Planejamento. Os bairros que serão beneficiados são os seguintes: Vitoriana, Rubião Júnior, Jardim Santa Elisa, Jardim Riviera, Vila Real, Vila Imperial, Parque Marajoara, Parque Tupy, Vila São Benedito e Jardim Monte Mor.
A família contemplada com a troca, além do kit, vai receber um folder e uma cartilha com dicas e informações sobre o consumo consciente de energia elétrica. A cartilha explica e detalha o consumo de energia que cada aparelho apresenta e como é possível racionalizar esse consumo, refletindo na conta.
As lâmpadas de 15 watts que as famílias estão recebendo, gera uma economia de 75%, se comparado com as lâmpadas comuns. Além disso, essas lâmpadas duram, no mínimo, seis vezes mais.

Jogos de Verão 2008 são adiados e começam no próximo fim de semana

Secretaria Municipal de Comunicação - Botucatu

A 3ª edição dos Jogos de Verão sofreu alteração na data e terá início no próximo sábado, dia 26 de janeiro. Antes, a rodada de abertura da competição estava marcada para o dia 19 de janeiro.
Nivaldo Ceará, secretário de Esportes, disse que a mudança foi necessária devido ao mau tempo em Botucatu. “Choveu muito forte na cidade e os campos de areia onde iriam ser disputados os jogos de futebol ficaram alagados, portanto não havia condições de realizar as partidas”, explicou.
Vale lembrar que as disputas dos Jogos de 2008 começam com a modalidade de futebol de areia, para atletas com até 16 anos de idade. As inscrições para os interessados foram prorrogadas até sexta-feira, 25 de janeiro, e devem ser feitas na Secretaria Municipal de Esportes, localizada no Ginásio de Esportes.
O torneio deste ano reserva também espaço para o handebol de praia, festival de pipas, corrida rústica, passeio ciclístico, corrida de rolimã, voleibol e vôlei de praia. Para essas modalidades, não há limite de idade para os participantes.
Os Jogos de Verão 2008 serão realizados até o dia 03 de março e os interessados deverão preencher a ficha de inscrição mediante a doação de 1 litro de leite, destinado ao Fundo Social de Solidariedade.
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3882-6261 ou 3882-8100, da secretaria de Esportes, ou através do site da Prefeitura, www.botucatu.sp.gov.br, no link Esportes.

Inscrições para a programação do MAC 2008 terminam no próximo dia 31

Secretaria Municipal de Comunicação - Botucatu

A Secretaria Municipal de Cultura divulga aos artistas interessados em expor o seu acervo no Museu de Arte Contemporânea Itajahy Martins, que o prazo das inscrições para a programação de exposições do ano de 2008 se encerra no dia 31 de janeiro. As inscrições podem ser feitas gratuitamente no próprio MAC.
O objetivo é abrir espaço para artistas botucatuenses ou de outras localidades que apresentem um trabalho artístico representativo, possibilitando o acesso do público a obras das principais linhas artísticas contemporâneas.
Os interessados deverão se inscrever através de preenchimento de uma ficha cadastral, juntamente com documentação fotográfica colorida de no mínimo cinco trabalhos. Todas deverão estar coladas em papel A4, identificadas com nome, título, técnica, materiais usados e dimensões, além de um breve currículo do artista, bem como endereços para futuros contatos.
O MAC Itajahy Martins está localizado na Avenida Dom Lúcio, 755 e mais informações podem ser obtidas através do telefone 3882-0133.

Botucatu prepara concurso para definir a corte carnavalesca

Secretaria Municipal de Comunicação - Botucatu

A Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria de Turismo e Lazer, com apoio da Associação Atlética Botucatuense e AG Fest, realizará no próximo dia 30 de janeiro um concurso para a escolha do Rei Momo e Rainha do Carnaval 2008.
O evento terá início às 20h30, no salão social da Botucatuense, com entrada franca. O concurso também faz parte das comemorações dos 90 anos de fundação do clube.
O objetivo dos organizadores é resgatar a tradição dessas imagens tradicionais dentro do carnaval Botucatuense. “O concurso sempre foi bem aceito pela população, além de trazer de volta ao nosso carnaval esses dois personagens de grandeza”, comentou a secretaria de Turismo e Lazer, Lúcia Pedutti.
Inscrições – O concurso de Rei Momo e Rainha do Carnaval é aberto para todas as pessoas interessadas em participar, não havendo cobrança de taxa de inscrição.
Poderão se inscrever pessoas com idade a partir de 16 anos, nesse caso, com autorização dos pais. O futuro Rei e Rainha serão escolhidos mediante júri, formado por pessoas pertencentes à comissão organizadora do evento. “Os candidatos terão que apresentar muita simpatia, alegria, empatia com o público, e sobre tudo, muito samba no pé”, enfatiza a secretária.
Interessados deverão se dirigir à Secretaria Municipal de Turismo, localizada à Rua General Telles, 653, Centro, munidos dos documentos pessoais para o preenchimento da ficha de inscrição. As inscrições se encerram no dia 28 de janeiro.
Os vencedores do concurso serão presenteados com uma quantia em dinheiro e brindes, além de realizarem a abertura dos desfiles populares e marcarem presença nos bailes dos clubes da cidade.
Mais informações sobre a programação do Carnaval 2008 podem ser obtidas através dos telefones 3882-1315 ou 3814-8161.

Bloco da Imprensa se une ao Camisa Preta e desfila com dois sambas enredos

Por Renato Fernandes

Os blocos da Imprensa e o Camisa Preta desfilarão juntos esse ano. A parceria foi estabelecida através do jornalista e carnavalesco Quico Cuter, que também assina o samba enredo de ambos os blocos.
Cuter é um dos fundadores do Camisa Preta e se destaca no carnaval botucatuense como um dos principais autores de samba enredo da cidade. “A idéia é fortalecer o desfile e garantir uma folia animada para os foliões da imprensa e do bairro Tanquinho, onde nasceu o Camisa Preta em 1982”, explica.
Para garantir uma bateria afinada, o Camisa Preta vem ensaiando no Espaço Cultural Antônio Gabriel Marão.
“O que queremos é garantir um verdadeiro carnaval. Vamos unir dois sambas, duas idéias e uma só realidade, a diversão e a alegria”, disse o responsável pelo Camisa Preta, Elias Carriel.
Carriel acrescenta que aguarda a presença dos jornalistas, publicitários e profissionais da comunicação de Botucatu nos ensaios.
“Vamos colocar os jornalistas na bateria e criar um bloco único, apesar das diferentes camisas. Carnaval é isso mesmo união e festa. Faço o convite a todos os jornalistas para que compareçam no Espaço Cultural para os ensaios”, destaca.
O samba enredo foi gravado no último final de semana com a colaboração de profissionais da Rádio Clube FM, e será puxado pela cantora Gisele Leite, que também puxou o enredo da imprensa em 2005, entretanto esse ano o desafio será maior.
“Vamos revezar os enredos durante o desfile. Acredito que seremos o único bloco de foliões com dois enredos. A Gisele é uma ótima cantora e tenho certeza que conseguirá desenvolver os dois enredos com desenvoltura, técnica e qualidade”, explica Cuter.
Segundo o jornalista, o Camisa Preta, desde a sua fundação, sempre procurou se aproximar da batida do samba da antiga escola de samba ”Luiz Gama”, uma das mais tradicionais da cidade.
“Nossa bateria está muito bem formada acredito que termos em média 40 pessoas, com tradição no samba”, explica Carriel.
Ao longo de oito anos consecutivos (1982/1990) a escola Camisa Preta desfilou pela Rua Amando de Barros e Avenida Floriano Peixoto, recebendo elogios e sendo considerada como uma das melhores baterias do carnaval.
Seu primeiro samba enredo, intitulado “Nosso Tanquinho de Todo Dia”, relatava a história do bairro. Na seqüência vieram outros enredos de sucesso, como “É Festa de Cor no Reino de Iemanjá”, Desbravando Botucatu”, “O mundo do Folclore é um Barato”, “Seu Palmiro Está no Samba”, ‘Carnaval da Libertação”, “Meu Coração e Sabiá com Alma de Uirapurú” e “Hoje Tem Bruxas no Ar”, todos de autoria de Quico Cuter.
Para o carnaval de 2008 Carriel está unindo em torno da história de glória da ex-escola de samba um grupo de batuqueiros e carnavalescos para retomar a representação do Bairro Tanquinho, defendendo o samba enredo: “Ainda sou Camisa Preta”.

Confira os sambas enredos dos dois blocos

Ainda Sou Camisa Preta

Hoje só quero alegria
Sou da Folia
Vou me acabar
O meu bloco não tem treta
Eu sou Camisa Preta
e vim para sambar

Vem Meu Amor
Chega Pra Cá, por favor
Mostra que o Tanquinho de novo
voltou para os braços do povo

É carnaval, viva a magia
A euforia e a fantasia
Camisa Preta, todo dia
Traz o seu samba que contagia

----------------------------
Nosso samba é isso aí

Amor lhe peço licença
hoje eu vou desfilar
e é no bloco da imprensa
que vou deitar e rolar

Hoje não tem entrevista
já guardei meu gravador
na passarela viro artista
sou passista sim senhor

Eu quero ver o ‘foca’
tocar o tamborim
sem fazer fofoca
sem falar mal de mim

Sambando na avenida
levo os sonhos meus
porque essa é a vida
que eu pedi a Deus

Timelo se prepara para a folia

Por Renato Fernandes

O bloco carnavalesco Timelo, já se prepara para o seu tradicional grito de carnaval, que acontecerá no próximo sábado, dia 26, na Avenida Dom Lúcio.
Segundo André Luís da Silva, um dos organizadores do bloco, esse ano o grupo de foliões tem crescido a cada ano, recebendo a adesão de pessoas dos interessados em brincar com segurança no carnaval popular de Botucatu.
“Estamos abertos para quem quiser participar, basta nos procurar nos ensaios, ou no dia de grito de carnaval em nossa concentração”, disse.
Silva revela que a concentração dos foliões se dará em frente à AAB - Associação Atlética Botucatuense, por volta das 15 horas.
“Às 17 horas começa o desfile. Desceremos a avenida (Dom Lúcio), até a Rua Prefeito Tonico de Barros, onde permaneceremos na folia até as 23 horas”, explica.
Esse ano o bloco já conta com a participação de aproximadamente 280 foliões com possibilidade de novas adesões até o dia do grito de carnaval.
“A segurança é uma das marcas do bloco. Desfilamos cercados por um cordão de isolamento com seguranças, para garantir a integridade dos foliões. Em anos em que não tomamos essa atitude acabamos presenciando alguns desentendimentos, de pessoas que não faziam parte do bloco”, explica.
O folião interessado em participar do Timelo pode adquirir a sua camiseta de identificação nos ensaios do bloco, que acontecem as quintas e domingos, na casa noturna Liga do Chopp.
“Nesse sábado vamos ensaiar em frente a um bar próximo ao antigo Posto São Paulo (Rua Prefeito Tonico de Barros)”, acrescenta o organizador.
O Bloco Timelo surgiu há cerca de sete anos da união de quatro amigos. “Nunca imaginamos que ele fosse crescer tanto”, disse.
De lá para cá os foliões do Timelo mantém a tradição de realizar o grito de carnaval na semana que antecede a Folia de Momo. “Optamos pelo desfile antes do carnaval para garantir aos participantes o direito de viajarem no carnaval”, explica.
Apesar dessa possibilidade, é comum a presença de integrantes do Timelo dando apoio aos blocos, nos desfiles carnavalescos, nas ruas Amando de Barros e Major Matheus.
Esse ano o samba enredo do bloco Timelo apresenta a nostalgia dos antigos desfiles das escolas samba de Botucatu.
“Estamos promovendo um verdadeiro resgate da época em que a cidade possuía várias escolas de samba, como o Dragões da Vila, Camisa Preta, Gente Unida da Vila Maria, dentre outras agremiações”, acrescenta Silva.

Servidores estaduais da Saúde têm salário antecipado

Do Governo do Estado de SP

A Secretaria Estadual da Saúde vai antecipar o pagamento do Prêmio de Incentivo deste mês de janeiro. Devido ao aniversário da cidade de São Paulo, em 25 de janeiro, sexta-feira, cerca de 55 mil servidores de todo o Estado, que recebem a gratificação, poderão sacar o dinheiro na quinta-feira, dia 24.
O Prêmio Incentivo é uma gratificação que corresponde a até 40% do salário. É pago, sempre no dia 25 do mês, conforme avaliação de desempenho do funcionário.

Transformador queima e deixa São Manuel às escuras

Por Flávio Fogueral

A queima de um transformador da Companhia Paulista de Força e Luz na noite de segunda-feira, deixou três cidades da região de Botucatu sem energia durante boa parte desta terça-feira, dia 22. São Manuel, Areiópolis, Pratânia e o distrito de Pratinha ficaram praticamente às escuras.
O fato aconteceu em decorrência da forte chuva que caiu na região na noite de segunda-feira. Um raio queimou o transformador responsável pelo fornecimento de energia elétrica na região. O equipamento estava em uso há 15 anos e tinha vida útil de quatro décadas.
Com isso, mais de 50 mil pessoas tiveram que adaptar o cotidiano com a falta de energia elétrica.
Conforme entrevista à TV TEM, um representante regional da CPFL garantiu que os prejuízos como queima de equipamentos consequentes da queda de energia serão cobertos pela empresa.
A empresa ainda alegou que um plano de emergência já foi adotado. Duas carretas, vindas de Araraquara e Piracicaba, simultaneamente, levaram um trasformador reserva para São Manuel.
A previsão dada pela CPFL era de que o fornecimento de energia elétrica voltaria gradativamente e que a situação se normalizaria por volta das 17 horas.
As cidades atingidas pela falta de energia fazem parte da região noroeste da CPFL, com sede em Bauru.

Ferrari presenteia Felipe Massa com carro de série limitada

Do site Terra

O brasileiro Felipe Massa, da Ferrari, foi presenteado, nesta segunda-feira, em Monte Carlo, com uma unidade de um Fiat 500, equipado com um motor 1.4 16v exclusivo, com carroceria personalizada e a assinatura do piloto, segundo informações da Agência Ansa.

O supercompacto possui teto retrátil elétrico, rodas de liga leve, pedais na cor vermelha e outras peculiaridades referentes à escuderia italiana.

Mas o verdadeiro destaque do carro é a adoção do motor 1.4 16v de 120 cavalos, projetado pela Fiat Powertrain Racing, que se ocupa pelo desenvolvimento e produção de motores de competição e outros sistemas especiais para veículos de séries limitadas.

Na última temporada da Fórmula 1, Felipe Massa obteve seis pole positions e três vitórias, chegando a quarta colocação no campeonato mundial e contribuindo para a conquista do título de construtoras da Ferrari e ao título do colega de equipe, Kimi Raikkonen.

Acidente interdita parcialmente a Vital Brazil

Por Flávio Fogueral

Três veículos se envolveram na manhã desta terça-feira, dia 22, em um acidente na Avenida Vital Brazil, uma das vias mais movimentadas de Botucatu.
O acidente ocorreu por volta das 7h50, um dos horários de maior movimento na região, já que a via é muito usada como ligação da região urbana à rodovia Domingos Sartori, que dá acesso ao câmpus de Rubião Júnior, da Unesp.
Por causa da colisão, boa parte da pista da Vital Brazil ficou interditada próximo ao trecho onde está o Chaillot Plaza Hotel.

Ladrões roubam mulher em frente de casa

Por Flávio Fogueral

Uma mulher teve o carro roubado na noite de segunda-feira na região da Cohab 1. O crime aconteceu por volta das 21h30 na rua 29 daquele bairro.
Gisela Listone Rosa estava para guardar seu veículo, um GM Corsa Classic, com placas 5782, quando foi abordada por dois homens em uma moto. O garupa anunciou o assalto e levou o veículo da vítima, tomando rumo ignorado. De acordo com a vítima, um dos dois ocupantes da motocicleta usava um capuz vermelho.
O fato foi encaminhado para as autoridades policiais que elaboraram o Boletim de Ocorrência e investigam o caso.