janeiro 17, 2008

Carnaval terá participação de 19 blocos

A Secretaria Municipal de Turismo e Lazer divulgou na tarde de terça-feira, dia 15, a relação de blocos carnavalescos que irão desfilar nas Ruas Major Matheus e Amando de Barros, nos dois dias de desfile popular de blocos.
Segundo informações extra-oficiais, a Secretaria de Turismo estaria disposta a realizar um concurso para definir a corte carnavalesca, uma das dificuldades da pasta é encontrar um local adequado para o concurso.
Os desfiles dos blocos serão realizados nos dias 2 e 4 de fevereiro nas ruas Major Matheus, na Vila dos Lavradores e Amando de Barros, respectivamente, sempre a partir das 20h30.
De acordo com a secretária de Turismo, Lúcia Peduti, os dias 3, domingo, e o dia 5, terça-feira, foram reservados para que os blocos possam promover desfiles carnavalescos em seus próprios bairros.
Entre as surpresas desse Carnaval está o surgimento de um segundo bloco carnavalesco no Rio Bonito.
Para o Carnaval deste ano vários blocos se uniram. “O formato do Varnaval botucatuense segue o estilo do típico carnaval paulistano, sendo que um bloco pode iniciar o seu desfile com 20 pessoas e acabá-lo com 200 participantes, devido ao público que costuma se integrar aos blocos em meio ao desfile. Creio que essa versatilidade seja o grande diferencial da festa”, explicou Lúcia Pedutti, secretaria municipal de Turismo.
Uma das principais características do Carnaval desse ano é a junção de blocos.
Confira a relação de blocos que participarão da folia de Momo:
• Bloco “100 Vergonha” - Bloco “Mocidade Alegre de Rubião Junior” - Bloco “União Cultura Negra” - Associação Hip Hop de Botucatu.
• Bloco “Rabo de Galo”.
• Bloco “Mundo da Fantasia”.
• Bloco “É Nois” – Associação Atlética Ferroviária – Grupo de Dança “Fábio & Mônica”.
• Bloco “Camisa Preta”.
• Bloco da Impresa.
• Bloco “Unidos da Demétria”.
• Bloco “Joselitos 100 Noção”.
• Bloco “Parmita”.
Rio Bonito Campo e Náutica
• Bloco “Vai quem Quer”.
• Bloco “Cata LoKo”.
Bairro da Mina
• Bloco “Unidos da Mina”.
Bailes - Os bailes serão realizados na Praça Coronel Moura (Paratodos), nas quatro noites de folia. Os bailes acontecerão às 21horas em dias de desfile, e nos demais dias, tem início após os desfiles.
Mais informações sobre a programação do Carnaval 2008 podem ser obtidas através do telefone 3882-1315 ou pessoalmente no prédio da Secretaria, localizado à Rua General Telles, 653, Centro.
Os blocos que irão se apresentar com bateria, terão parte de seus instrumentos viabilizados pela Secretaria de Turismo, que também apoiará os integrantes na aquisição de materiais e na confecção de fantasias e alegorias.
(Com informações da Secretaria Municipal de comunicação)

Leite Gegê e a 'nova' Portuguesa

Por Flávio Fogueral

A Associação Portuguesa de Desportos, considerado como o segundo clube do coração de muitos torcedores, amargou um inferno que durou anos. Rebaixada no Campeonato Paulista e no Brasileirão e figurou durante algum tempo a segunda divisão destes torneios. Viu a torcida se afastar do estádio, perdeu receitas e prestígio. Esteve prestes a fechar seu departamento de futebol profissional, como alegaram alguns de seus dirigentes.
Mas o destino reserva surpresas e os tombos, como se diz no popular, nos servem para levantar. Em 2007, o clube esboçou uma surpreendente recuperação ao alcançar o acesso às séries A dos Campeonatos Paulista e Brasileiro (enquanto outros times começam agora a viver seu inferno).
Na noite de quarta-feira, porém, a Lusa parece ter acordado de parte de seu pesadelo. Na volta à elite do futebol paulista, sufocou, jogou melhor e com mais garra do que o Santos, atual campeão do Paulistão. Resultado: 2 x 0.
No entanto, o que chamou a atenção de quem assistiu à partida e também de quem acompanhou a trajetória da Portuguesa no ano passado foi o fato de que um pequeno detalhe , não no estádio, nem nos jogadores da Lusa lembraram Botucatu e região; mas sim em sua camisa. Estampada bem próximo ao símbolo do clube estava a marca de uma das maiores empresas da região, o laticínios Gegê, da cidade de Pardinho.
Segundo o clube, o contrato de patrocínio da empresa com o clube, que começou no ano passado, vai até maio, ou seja, até o final do Campeonato Paulista.
Quem sabe depois desta experiência no futebol profissional, a marca não possa aparecer em algum time da região, como o Botucatu Futebol Clube, por exemplo?