janeiro 16, 2008

FCA abre inscrições para Cursinho Pré Vestibular 2008

Assessoria de Imprensa da Faculdade de Ciências Agronômicas

Estão abertas as inscrições para o Cursinho Pré-Vestibular da Faculdade de Ciências Agronômicas. Este ano estão sendo oferecidas 60 vagas para alunos que não têm condições de arcar com os custos dos cursinhos particulares.
As inscrições poderão ser realizadas entre os dias 14 de janeiro e 15 de fevereiro de 2008 na Livraria Nobel, na Avenida Dom Lúcio, nº 647. Qualquer pessoa pode fazer a inscrição, bastando apenas apresentar o número do RG e efetuar o pagamento de uma taxa de R$ 10,00. “No momento da inscrição não é necessário nenhum comprovante de renda ou documentos escolares”, explica o professor Saulo Guerra, do Departamento de Gestão e Tecnologia Agroindustrial da FCA e coordenador do Cursinho. “Os alunos serão selecionados através de uma prova de múltipla escolha sobre conhecimentos gerais”.
A prova de seleção será realizada no dia 24 de fevereiro, na Central de Salas de Aula da FCA, na Fazenda Experimental Lageado, com início previsto para a 14 horas e término às 17 horas. “Será uma prova de múltipla escolha sobre conhecimentos gerais e redação”, conta o professor Guerra.
O resultado da prova de seleção, bem como da lista de espera, será divulgado na Livraria Nobel no dia 29 de fevereiro.
As aulas terão inicio do dia 03 de março e acontecerão na EMEF Angelino de Oliveira, na Rua Dr. Jaguaribe, 657, e serão ministradas por alunos de graduação e pós-graduação da FCA, de segunda a sexta-feira das 19 horas às 22h30.
Para 2008, será adotado o sistema de ensino UNO com material didático apostilado, livro de exercícios, simulados trimestrais e material de apoio aos alunos na internet.
O Cursinho da FCA existe na cidade de Botucatu desde 1999 e conta com a colaboração voluntária de alunos e docentes da Faculdade. Conta com o apoio da Fepaf [Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais], Livraria Nobel e Prefeitura de Botucatu.

Última apresentação do projeto “Talentos da nossa cidade” será neste sábado

Secretaria Municipal de Comunicação - Botucatu

Será realizado no sábado, 19 de janeiro, às 20 horas, o último dia de apresentação musical do projeto “Talentos da Nossa Cidade”. O local escolhido para o encerramento foi o Distrito de Rubião Junior, próximo ao Museu do Boiadeiro.
O projeto idealizado pelo músico Ramiro Viola, tem por objetivo manter a tradição da música caipira, valorizando e incentivando os artistas da nossa terra. Os shows são itinerantes, realizados em um caminhão palco, equipado com toda a aparelhagem de som necessária para as apresentações.
Os artistas participantes foram pré-selecionados por apresentarem um perfil condizente com as características do evento. O último dia da programação contará com as duplas Luiz Roberto & Garcia, Rio Bonito & Taquarí, Ramiro Vióla & Pardini e Carreiro & Pardinho Filho.
O projeto “Talentos da Nossa Cidade” recebe o apoio da Prefeitura de Botucatu, Rádio Emissora [PRF-8] e Transportadora Aquariun.

BFC/Prefeitura promove peneira neste sábado

Secretaria Municipal de Comunicação - Botucatu

O Botucatu Futebol Clube/Prefeitura, equipe de futebol feminino de Botucatu promove neste sábado, 19 de janeiro, uma peneira para atletas de toda a região e também de outros estados. O objetivo
é garimpar novos talentos que possam integrar o elenco profissional.
A seletiva
será realizada no Estádio Municipal Professor João Roberto Pilan [INCA], às 9 horas. Podem participar jogadoras que tenham 15 anos ou mais. Todas serão observadas e avaliadas por integrantes da comissão técnica do Botucatu Futebol Clube.
As interessadas de
verão preencher a inscrição gratuitamente no local, todas devem comparecer munidas de documento [RG], shorts, chuteira ou tênis. O Estádio Municipal está localizado à Rua Marília, s/nº, na Vila Antártica. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3882-6261 e 3882-8100, da Secretaria Municipal de Esportes.

Equipe de Vigilância em Saúde Ambiental coordena intervenção em casa na Vila Jardim

Secretaria Municipal de Comunicação - Botucatu

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Equipe de Vigilância em Saúde Ambiental, realizou nesta quarta-feira, dia 16, uma intervenção em uma residência localizada nas imediações da V
ila Jardim. A ação foi possibilitada através de mandato judicial, solicitado pela Secretaria de Negócios Jurídicos.
O local já era acompanhado pelos agentes de saúde ambiental, por apresentar condições sanitárias inadequadas, propícias para criadouros de insetos, roedores e mosquitos da dengue.
Esta é a segunda vez que a EVSA se dirige a casa para realizar a limpeza.
A ação
visa proteger os moradores e vizinhos do local. “A casa não tem rede de esgoto, e em seu quintal existia muito mato e material inservível, como recipientes que podiam acumular água, o que coloca em risco a saúde pública”, comentou o coordenador da EVSA, André Peres.
No local os agentes coletaram aproximadamente oito caminhões tipo “carga seca” de materiais plásticos, pedaços de ferro, madeira, papelão e entulhos.
A intervenção contou com o apoio de funcionários das secretarias municipais de Obras, Saúde e Meio Ambiente. Outras reclamações e mais informações dessa natureza podem ser feitas ou solicitadas diretamente a Equipe de Vigilância em Saúde Ambiental, através do telefone 150.

Irmãs são atropeladas na Marechal Rondon

Por Flávio Fogueral

Duas irmãs foram vítimas na manhã de quarta-feira de um atropelamento na Rodovia Marechal Rondon-SP 300, em Botucatu. O acidente aconteceu por volta das 10 horas próximo ao posto da Polícia Rodoviária e teve como vítima fatal Idalina Dozo Donida, que teve morte instantânea com o impacto.

Sua irmã, Diva Dozo Fioravante, está internada em estado grave no Hospital das Clínicas, na Unesp de Botucatu.

Secretaria de Saúde alerta sobre vacinação contra a febre amarela

Da Secretaria de Comunicação-PMB

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou nesta segunda-feira, dia 14, um comunicado para as pessoas que forem viajar para as áreas de risco de transmissão da febre amarela. O alerta é para a antecipação da vacina, que deve ser tomada 10 dias antes da viagem.


As doses estão disponíveis gratuitamente no Centro de Saúde 1, todas as quartas-feiras, da 13 às 17 horas, e no Centro de Saúde Escola, todas as terças-feiras, das 8 às 12 horas.

Segundo a Secretaria de Saúde, a vacina pode ser aplicada a partir dos 6 meses de idade e é válida por 10 anos. A vacina é contra-indicada a gestantes, imunodeprimidos [pessoas com o sistema imunológico debilitado] e pessoas alérgicas a gema de ovo.

Doença - A febre amarela é uma doença infecciosa aguda, de curta duração [no máximo 10 dias], gravidade variável, causada pelo vírus da febre amarela, que ocorre na América do Sul e na África.

Os sintomas são: febre, dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômito, dores no corpo, icterícia [a pele e os olhos ficam amarelos] e hemorragias [de gengivas, nariz, estômago, intestino e urina].

A febre amarela é transmitida pela picada dos mosquitos transmissores infectados. A transmissão de pessoa para pessoa não existe.

Áreas de risco – Situação da Febre Amarela no país:

* Áreas de Risco [Mantém circulação do vírus na natureza] Toda a Região Norte Toda Região Centro Oeste Maranhão Minas Gerais

* Áreas de Transição
Oeste dos seguintes estados: Piauí, São Paulo, Paraná e Santa Catarina

* Risco Potencial
Sul dos seguintes estados: Bahia e Espírito Santo

*No estado de São Paulo especial atenção deve ser dada também aos municípios ribeirinhos ao rio Grande e ao rio Paraná [fronteira com MG e MS].

Turismo divulga a programação do Carnaval

Da Secretaria de Comunicação-PMB

A Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria Municipal de Turismo e Lazer, divulga a relação dos blocos carnavalescos, dias e locais para a realização dos desfiles e bailes do Carnaval de Rua 2008.

Os desfiles dos blocos serão realizados em duas ocasiões e em locais distintos, sempre a partir das 20h30 horas. No dia 2, sábado, os blocos descem a Rua Major Matheus, na Vila dos Lavradores. Já na segunda-feira, dia 4, o desfile será na Rua Amando de Barros.
O dia 3, domingo, e o dia 5, terça-feira, foram reservados para que os blocos desfilem em seus próprios bairros.

Blocos – Para o Carnaval deste ano vários blocos se uniram. “O formato do carnaval botucatuense segue o estilo do típico carnaval paulistano, sendo que um bloco pode iniciar o seu desfile com 20 pessoas e acabá-lo com 200 participantes, devido ao público que costuma se integrar aos blocos em meio ao desfile. Creio que essa versatilidade seja o grande diferencial da festa”, explicou Lúcia Pedutti, secretaria municipal de Turismo.
Os blocos que irão se apresentar com bateria, a Secretaria de Turismo viabilizará instrumentos musicais e apoiará os integrantes na aquisição de materiais e na confecção de fantasias e alegorias.

A relação dos blocos é a seguinte:

1 - Bloco “100 Vergonha” - Bloco “Mocidade Alegre de Rubião Junior” - Bloco “União Cultura Negra” - Associação Hip Hop de Botucatu.
2 - Bloco “Rabo de Galo”.

3 - Bloco “Mundo da Fantasia”.

4 - Bloco “É Nois” – Associação Atlética Ferroviária – Grupo de Dança “Fábio & Mônica”.

5 - Bloco “Camisa Preta”.

6 - Bloco da Impresa.

7 - Bloco “Unidos da Demétria”.

8 - Bloco “Joselitos 100 Noção”.

9 - Bloco “Parmita”.


Rio Bonito Campo e Náutica

1 - Bloco “Vai quem Quer”.

2 - Bloco “Cata LoKo”.


Bairro da Mina

1 - Bloco “Unidos da Mina”.


Bailes -
Os bailes serão realizados na Praça Coronel Moura [Paratodos], nas quatro noites de folia. Os eventos acontecerão às 21horas em dias de desfile, e nos demais dias, tem início após os desfiles.
Mais informações sobre a programação do Carnaval 2008 podem ser obtidas através do telefone 3882-1315 ou pessoalmente no prédio da Secretaria, localizado à Rua General Telles, 653, Centro.