janeiro 15, 2008

Bastidores da Clube FM Botucatu

Este pequeno vídeo, postado no Youtube, mostra os bastidores e os estúdios da Rádio Clube FM de Botucatu. Vale a pena conhecer um pouco, de forma descontraída e bem humorada dos profissionais que fazem a notícia e o entretenimento chegarem a todos os lugares de Botucatu e região.



video

Mais de 400 estabelecimentos aderiram à Nota Fiscal Paulista, em Botucatu

Texto: Flávio Fogueral

Um total de 422 estabelecimentos comerciais e empresas prestadoras de serviços em Botucatu já fazem parte do projeto Nota Fiscal Paulista, integrante do Programa de Estímulo à Cidadania Fiscal, instituído pelo Governo do Estado em outubro de 2007. Em todo o Estado, 90.741 estabelecimentos já emitem a Nota Fiscal Paulista, sendo que até a última segunda-feira, dia 7, um total de 9.396.620 cupons ou notas fiscais foram registradas.
Criado com o intuito de incentivar a emissão de notas ficais em todo o Estado e reduzir a sonegação fiscal, o programa dará crédito aos consumidores que solicitarem aos comerciantes e prestadores de serviços o cupom fiscal.
Segundo informações da Secretaria da Fazenda, 30% do valor recolhido pelo Imposto sobre Circulação Mercadoria e Serviços- ICMS, recolhido pelos estabelecimentos comerciais deverá voltar ao consumidor.
O processo é simples. Em cada compra, o consumidor informa o CPF/CNPJ e solicita sua Nota Fiscal/Cupom Fiscal ou Nota Fiscal Online. O vendedor registra o número do documento do comprador e emite o documento fiscal. Após o recolhimento do ICMS pelo estabelecimento, a Secretaria da Fazenda creditará ao consumidor a parcela do imposto a que ele tem direito, proporcional ao valor da compra. O crédito obtido poderá ser utilizado, em um prazo de cinco anos, para deduzir o valor do débito do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores- IPVA, transferido para a conta corrente, poupança, creditado em cartão de crédito, transferido para outra pessoa ou devolvido em prêmios.
O cronograma completo de implantação do projeto Nota Fiscal Paulista pode ser conferido através do site http://www.nfp.fazenda. sp.gov.br/cronograma.shtm. Desde outubro de 2007, restaurantes e similares já emiutem o novo documento fiscal. Em novembro, panificadoras, bares, lanchonetes, cantinas, entre outros passaram a fazer parte do projeto. Comércio varejista de livros, jornais, cd’s, dvd’s, caça e pesca, brinquedos infantis, artigos fotográficos e de filmagem, entre outros são integrantes do sistema desde dezembro. Neste mês, aderiram à Nota Fiscal Paulista estabelecimentos de comércio de automóveis, motos, de peças automotivas, postos de combustíveis, entre outros.

A lista com a relação das empresas participantes da Nota Fiscal Paulista em Botucatu, informações e cadastramento no programa podem ser feitos através do site http://www.nfp.fazenda. sp.gov.br/ ou através do telefone 0800-170110.

Grupos teatrais de Bauru vencem edital do Circuito Sesi de Produções Teatrais

Assessoria de Imprensa - Sesi

Dos 10 projetos inscritos na modalidade Circuito SESI de Produções Teatrais Inéditas do edital de Artes Cênicas, o SESI-SP selecionou dois deles – Dom Quixote e A Trágica História do Doutor Fausto – para patrocinar. As peças serão apresentadas nos teatros da entidade em 12 cidades do Estado: Santo André, Mauá, Osasco, Santos, Sorocaba, Araraquara, Marília, Rio Claro, Franca, Piracicaba, Birigüi e Itapetininga.

Criada há 20 anos, a companhia Sylvia que te ama tanto foi uma das escolhidas para o circuito com o espetáculo juvenil Dom Quixote , baseado no clássico de Miguel de Cervantes e com direção de Márcio Pimentel. A proposta da encenação será a de percorrer os caminhos do imaginário, do onírico, da beleza lúdica, da metáfora do artista, do sonhador, do ingênuo e romântico personagem – misturando elementos da ilusão quixotesca, fortemente vivenciados por meio do mito do “guerreiro da triste figura”. Assim, a peça apresentará uma linguagem híbrida que respeita o lugar da imaginação nas artes e defende, também, o emprego da tecnologia no fazer teatral.
O outro projeto escolhido foi A Trágica História do Doutor Fausto , livre adaptação do texto homônimo do inglês Christopher Marlowe e montagem do grupo Mariza Basso. A peça, dirigida pelo premiado argentino Héctor López Girondo, encenará a saga de Fausto, um anti-herói que entrega a sua alma em troca de alguns anos de sabedoria, poder e juventude. A obra tem cerca de 500 anos, mas trata de conflitos atuais da sociedade contemporânea. Nessa montagem, a técnica de manipulação de bonecos será um elemento diferenciado e determinante dessa versão juvenil.
O projeto, em sua terceira edição, visa descobrir e apoiar companhias profissionais sediadas no interior do Estado. Para reforçar essa proposta, as produções das montagens serão realizadas nas unidades do SESI-SP instaladas no interior de São Paulo - neste caso Piracicaba e Franca -, proporcionando, assim, um movimento cultural – e teatral - em tais localidades.

Bloco da Imprensa se prepara para mais um carnaval

Por Renato Fernandes

A imprensa de Botucatu já está se organizando em um bloco para desfilar o carnaval de 2008.

O grupo já tem samba enredo assinado pelo jornalista policial e carnavalesco, Quico Cuter. A organização está por conta de Edgar Paim, do jornal Diário da Serra.
Informações pelo e-mail - cultura@diariodaserra.jor.br.

Exposição “Arte e Lição de Vida” tem início no próximo dia 22

Secretaria Municipal de Comunicação - Botucatu

O Museu de Arte Contemporânea Itajahy Martins abrigará a exposição itinerante “Arte e Lição de Vida”, de autoria do artista plástico japonês Tomihiro Hoshino. A abertura do evento acontece no dia 22 de janeiro, às 19h30.
A exposição, com acervo formado por aquarelas e poemas, é uma homenagem aos 100 anos da imigração japonesa. O evento é uma promoção da Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria Municipal de Cultura. As obras de Tomihiro Hoshino ficam expostas no MAC até o dia 25 de janeiro.
Autor: Tomihiro Hoshino nasceu em Godo, Azuma-mura, Seta, Província de Gunma-Japão. Formou-se em Educação Física e lecionou aulas do curso secundário.
Durante uma orientação para o Grêmio de Ginástica do Colégio, sofreu um acidente que afetou seriamente sua medula, resultando na perda dos movimentos do pescoço para baixo.
Descobriu a arte pintando com a boca, mostrando a natureza em uma grande lição de vida. A sua primeira exposição aconteceu em Maebashi, cidade da Província de Gunma, causando grande impressão no país e alcançando a marca de um milhão de visitantes.

Ruas de Botucatu recebem operação “tapa buraco”

Secretaria Municipal de Comunicação - Botucatu

A Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria Municipal de Obras, realizou durante essa segunda-feira, 14 de janeiro, uma operação “tapa buraco” em ruas do município. Os trabalhos se estenderam durante todo o dia e deverão ter seqüência nesta terça-feira, dia 15.
O processo atende cronograma da própria Secretaria Municipal de Obras, visando corrigir os danos causados no pavimento asfáltico em virtude das fortes chuvas que caíram no município nos últimos dias.
A operação abrangerá diferentes áreas da cidade, em ruas localizadas nas imediações dos bairros Recanto Azul, Jardim Flamboyant, Vila Assumpção e Jardim Brasil.
Ao todo serão utilizadas 40 toneladas de massa asfáltica, divididas em três frentes de trabalho, uma cada região que está sendo beneficiada. “Dessa forma damos mais agilidade aos trabalhos”, completou José Marckis, responsável pela equipe de asfaltamento.

Secretaria de Saúde alerta sobre vacinação contra a febre amarela

Secretaria Municipal de Comunicação - Botucatu

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou nesta segunda-feira, dia 14, um comunicado para as pessoas que forem viajar para as áreas de risco de transmissão da febre amarela. O alerta é para a antecipação da vacina, que deve ser tomada 10 dias antes da viagem.
As doses estão disponíveis gratuitamente no Centro de Saúde 1, todas as quartas-feiras, da 13 às 17 horas, e no Centro de Saúde Escola, todas as terças-feiras, das 8 às 12 horas.
Segundo a Secretaria de Saúde, a vacina pode ser aplicada a partir dos 6 meses de idade e é válida por 10 anos. A vacina é contra-indicada a gestantes, imunodeprimidos (pessoas com o sistema imunológico debilitado) e pessoas alérgicas a gema de ovo.
Doença - A febre amarela é uma doença infecciosa aguda, de curta duração (no máximo 10 dias), gravidade variável, causada pelo vírus da febre amarela, que ocorre na América do Sul e na África.
Os sintomas são: febre, dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômito, dores no corpo, icterícia (a pele e os olhos ficam amarelos) e hemorragias (de gengivas, nariz, estômago, intestino e urina).
A febre amarela é transmitida pela picada dos mosquitos transmissores infectados. A transmissão de pessoa para pessoa não existe.
Áreas de risco – Situação da Febre Amarela no país:
* Áreas de Risco (Mantém circulação do vírus na natureza) Toda a Região Norte Toda Região Centro Oeste Maranhão Minas Gerais.
* Áreas de Transição
Oeste dos seguintes estados: Piauí, São Paulo, Paraná e Santa Catarina
* Risco Potencial
Sul dos seguintes estados: Bahia e Espírito Santo
*No estado de São Paulo especial atenção deve ser dada também aos municípios ribeirinhos ao rio Grande e ao rio Paraná (fronteira com MG e MS).

Fundo Social entrega alimentos para o Asilo Padre Euclides

Secretaria Municipal de Comunicação - Botucatu

O Fundo Social de Solidariedade promoveu na última sexta-feira, 11 de janeiro, a entrega de aproximadamente 200 quilos de alimentos para o Asilo Padre Euclides, arrecadados com o
Jogo das Estrelas no dia 20 de dezembro do ano passado. A partida beneficente foi realizada pelas jogadoras e comissão técnica da equipe botucatuense de futebol feminino e contou com o apoio da Prefeitura Municipal.
Ao todo, 65 idosos atendidos pela entidade foram beneficiados com a doação. “A gente viv
e de doações por ser uma instituição filantrópica. Essa ajuda será muito importante, vai contribuir por quase 20 dias”, explicou Emílio Euclides Cassettari, presidente do Asilo.
A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rose Antunes da Silva Ielo, esteve presente durante a entrega. “A garantia do bom aproveitamento dos alimentos foi o motivo da escolha do Asilo para a entrega desta doação. Destacamos e agradecemos essa iniciativa do futebol feminino”, comentou Rose.
Também participaram da entrega o técnico Edson Castro e duas atletas do time feminino. “Nós sabemos a importância de ações como esta. Vamos procurar estar ajudando sempre”, ressaltou a lateral esquerda Michele.
Daniel Evaristo, uma das pessoas assistidas pelo Asilo, agradeceu a entrega. “Só temos a agradecer por essa colaboração. Joguei futebol por 11 anos da minha vida e sei que o esporte pode ajudar em causas sociais”, disse.
Hoje com 66 anos, o ex-goleiro lembra o caminho percorrido na carreira. “Comecei no Clube Atlético Juventus, em São Paulo, e depois vim para Botucatu, onde fui campeão da Série Agropecuária pela Associação Atlética Botucatuense em 1960. Passei pelo Avareense e em 62 cheguei ao Noroeste de Bauru. Encerrei minha carreira em 1968, no São Bento de Sorocaba”, contou Daniel.
Armazém –
O Asilo Padre Euclides está construindo um espaço para guardar e proteger das chuvas materiais adquiridos com doações. “Com isto, colocamos em um lugar seguro e em condições de conservação os colchões e cadeiras de rodas, por exemplo, que são muito importantes para nós”, informou o presidente do Asilo.

Para os interessados em colaborar, o Asilo Padre Euclides está localizado à Rua Visconde do Rio Branco, s/nº, na Vila Auxiliadora. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3882-2005.