dezembro 22, 2007

Rio Lavapés será tema de livro ecológico

Por Renato Fernandes

Em abril, A Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizou expedições pelos caminhos por onde percorre o Rio Lavapés.
A iniciativa foi batizada de “Projeto Lavapés”, e ficou conhecida como Expedição Lavapés, O resultado desses cinco dias de estudos às margens do rio resultou em um livro, que deverá ser lançado em março, durante as comemorações do Dia da Água.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Wado Silva, o desenvolvim
ento da expedição teve como objetivo documentar toda a calha do Ribeirão Lavapés, inclusive os pontos que tem maior divergência de interesses, bem como chamar a atenção da sociedade botucatuense sobre a importância deste rio para a cidade. “A obra tem como proposta conscientizar a população, mobilizando adultos e crianças quanto à necessidade de fazermos a nossa parte para mantermos as águas desse rio limpas. Lembrando que a Sabesp já cumpriu a sua parte realizando o afastamento do esgoto e impedindo a poluição das águas”, explica Silva.
A obra é amplamente ilustrada, com fotos exclusivas do rio, enfocando suas belezas naturais, com paisagens paradisíacas, mas não deixa de mostrar também a depredação e a sujeira encontrada ao longo de seu leito.
“Falta um pouco de educação ambiental para que consigamos fazer com que a população evite despejar sujeira nas pontes do Lavapés. Esse livro vai suprir exatamente essa necessidade”, acrescenta.
A obra também traz resultados de análises da água e a opinião de especialistas e estudiosos do meio ambiente.
“É um projeto desenvolvido por vários autores e que provavelmente será distribuído nas escolas e bibliotecas públicas, podendo inclusive ser utilizado em sala de aula para aulas referentes ao meio ambiente”, sugere.
O lançamento do livro deve abrir uma série de ações de recuperação.
“O livro é apenas o início de uma série de atividades pela recuperação da mata ciliar e de todo o leito do rio”, explica.
Segundo Silva boa parte da ATP - Área de Proteção Permanente está ocupada de forma irregular.
“A ocupação é anterior a lei que restringe construções a menos de 30 metros do leito do rio, mas ainda temos áreas que podem ser recuperadas e que são fundamentais para a revitalização desse patrimônio natural”, disse.
O Rio Lavapés é um importante corpo hídrico que compõe a região hidrográfica da cidade de Botucatu, tem suas nascentes dentro dos limites municipais e sua foz no Rio Tiete, também em Botucatu.
O Projeto Lavapés conta com o apoio das Secretarias Municipais de Esporte, Comunicação, Turismo e Lazer e Educação, CAC da Unesp, AGEV e WWF.


Botucatu é premiada pela adesão ao SUAS e pela habilitação em Gestão Plena

Secretaria Municipal de Comunicação - Botucatu

O prefeito Antonio Mário Ielo recebeu na última semana, das mãos do Ministro de Estado do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS, Patrus Ananias, prêmio como
Botucatu fez adesão ao SUAS e à Gestão Plena no final do ano de 2005. Dos 5 mil municípios brasileiros, 20% aderiram à Gestão Plena, sendo que no Estado de São Paulo são 64 municípios. “Botucatu está entre esses municípios.
Este prêmio é um reconhecimento do nosso trabalho, valorizando desta forma a política pública de Assistência Social. Estamos implantando e implementando ações novas em nosso município para alcançar todos os segmentos vulneráveis. Este trabalho faz parte do programa de governo da administração atual, que apóia as diretrizes da Assistência Social, dando mais recursos, contratação de pessoal e infra-estrutura”, afirma a Secretária de Assistência Social, Sônia Maria Del Gáudio Torrecillas.

Com a Gestão Plena, o município tem autonomia para desenvolver ações de Assistência Social, de proteção de assistência social básica e especial. A adesão é feita de acordo com o porte e com o trabalho de proteção básica e especial desenvolvido pelo município. O monitoramento é feito pelos Governos Federal e Estadual.
Conferência – A VI Conferencia Nacional de Assistência Social, realizada entre os dias 14 e 17 de dezembro, teve como tema geral 'Compromissos e Responsabilidades para assegurar Proteção Social pelo SUAS'. Botucatu foi representada pela Assistente Social da Prefeitura de Botucatu e delegada a Conferencia pelo Poder Público, Cristiane Tenor Miller.
O encontro reuniu cerca de 2 mil pessoas, entre gestores, técnicos, representantes de organizações da sociedade civil e autoridades de todo o Brasil [governadores, prefeitos e secretários municipais de assistência social].
Todos tiveram como desafio discutir as possibilidades de avanços na perspectiva do Sistema Único de Assistência Social [SUAS] e avaliar quais são os principais desafios da área sócio-assistencial para os próximos anos.

reconhecimento pela adesão ao Sistema Único de Assistência Social [SUAS] e pela habilitação em Gestão Plena. A entrega foi feita na abertura da VI Conferencia Nacional de Assistência Social, em Brasília.




Inscrições para “Férias na Biblioteca” estão abertas

Secretaria Municipal de Comunicação - Botucatu

A Biblioteca Municipal “Emilio Pedutti” promove a partir do dia 03 de janeiro, atividades para crianças entre 8 e 10 anos, com o objetivo de oferecer mais uma opção de lazer nas férias.
O evento “Férias na Biblioteca” terá o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e será realizado todas as terças e quintas-feiras do mês, no período da tarde, das 13h30 às 16h30. Dentre as atrações, haverá contação de história, oficinas de bonecos, jogos, brincadeiras e exibição de filmes.
As inscrições para os interessados já estão abertas e podem ser feitas gratuitamente até o dia 28 de dezembro, nas dependências da própria Biblioteca, no horário de atendimento ao público de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 17 horas.
A Biblioteca Municipal “Emilio Pedutti” está localizada à Rua João Passos, 808, Centro. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3882-9636.



Confira o que abre e o que fecha em Botucatu durante o feriado

Secretaria Municipal de Comunicação - Botucatu

A Prefeitura de Botucatu divulga o funcionamento das repartições municipais durante a comemoração do Natal.
Secretaria de Saúde – As unidades de saúde não funcionarão nos dias 24 e 25, retornando o funcionamento normal na quarta -feira, dia 26, a partir das 12 horas. O Pronto Socorro Regional e Pronto Socorro da UNESP funcionarão normalmente.
Secretaria de Educação –
As creches municipais não funcionarão nos dias 24 e 25, voltando às atividades normais no dia 26, quarta-feira.
Coleta de lixo –
A coleta será normal no dia 24, segunda-feira e se restringirá apenas às ruas principais da cidade no dia 25. No dia 26, quarta-feira, os trabalhos voltam ao ritmo normal.
Comércio –
O Comércio de Botucatu estará aberto nos dias 22, 23 e 24, das 9 às17 horas e permanecerá fechado nos dias 25 e 26. Reabre normalmente no dia 27, quinta-feira, a partir das 9 horas.
Mercadão -
O Mercado Municipal funcionará no dia 23, das 6h30 às 14 horas, e no dia 24, véspera de Natal, das 6h30 às 18h30. No dia 25, o Mercado Municipal não terá expediente, reabrindo no dia 26, a partir das 13 horas.
As demais repartições municipais estarão fechadas nos dias 24 e 25, voltando as suas atividades normais também na quarta-feira, dia 26, a partir das 12 horas.

Biblioteca de Bauru suspende empréstimo de livros

Secretaria Municipal de Comunicação - Bauru


A partir deste sábado (22/12), a Biblioteca Municipal Central Rodrigues de Abreu, localizada no Centro Cultural, suspenderá temporariamente o empréstimo de livros para que seja feito o levantamento e reorganização do acervo. Esse serviço será retomado no dia 11 de fevereiro.
As consultas, pesquisas e leituras de jornal permanecerão disponíveis até o dia 14/01 (segunda-feira), quando também serão suspensas até 11 de fevereiro.
Desde o dia 1º dezembro a Biblioteca Municipal “Rodrigues de Abreu” cumpre horário especial de atendimento, devido ao período de férias.

O novo horário é o seguinte:
• 2ª a 6ª feira, das 8h às 18h;
• Sábados, das 9h às 12h.

A Biblioteca Municipal Central fica no Centro Cultural, localizado na Avenida Nações Unidas, 8-9.
As bibliotecas ramais permanecerão com as atividades normais das 8h às 17h.
Outras informações pelo telefone 3235-1213.



Bauru recadastra aposentados e pensionistas

Secretaria Municipal de Comunicação - Bauru

A Prefeitura Municipal de Bauru prossegue, até o dia 28 de dezembro, sexta-feira da próxima semana, com o recadastramento anual dos aposentados e pensionistas. A atualização dos dados é necessária para que não haja a suspensão automática do benefício.

A Secretaria Municipal da Administração informa que 1.684 pessoas, entre aposentados, pensionistas e outros beneficiários, devem fazer o recadastramento pessoalmente, se dirigindo à Avenida Nuno de Assis, 14-60, levando RG, CPF e comprovante de residência atualizado. Até o momento, 1.132 pessoas já realizaram o recadastramento.
Os beneficiários que apresentarem dificuldades físicas de locomoção devem entrar em contato com a Secretaria Municipal da Administração, através do telefone 3227-1444, para agendar visita domiciliar.
As pessoas residentes em outros municípios devem providenciar Declaração de Vida e Residência, com firma reconhecida, além dos outros documentos já exigidos, enviando para Avenida Nuno de Assis, 14-60, Jardim Santana, CEP 17.020-310.
O horário de atendimento ao público do Setor de Serviço Social da Secretaria Municipal da Administração é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Informações pelo telefone: 3227-5650.
A partir de 2008, o recadastramento passará a ser feito exclusivamente pela Fundação de Previdência dos Servidores Municipais (Funprev), que neste ano estará acompanhando o processo.


Secretaria de Esportes promove Jogos de Verão 2008

Secretaria Municipal de Comunicação - Botucatu

A Secretaria Municipal de Esportes promove entre os dias 19 de janeiro e 03 de março, o projeto Jogos de Verão, que está em sua terceira edição. As disputas serão monitoradas pelos professores e estagiários de educação física da Secretaria Municipal de Esportes.
Serão oferecidas atividades e competições de Futebol de Areia, Festival de Pipas, Corrida Rústica, Handebol de Praia, Passeio Ciclístico, Corrida de Rolimã, Voleibol e Vôlei de Praia.
De acordo com a programação, nos dias 19, 20 e 26 de janeiro acontecem as disputas do Futebol de Areia próximo ao Ginásio Municipal. Nos dias 9 e 10 de fevereiro será a vez do Handebol de Praia. Outras informações podem ser obtidas através do site www.botucatu.sp.gov.br/esportes.


Talentos de Botucatu se apresentam em diferentes pontos da cidade

Secretaria Municipal de Comunicação - Botucatu

Diferentes localidades da cidade de Botucatu serão palco das apresentações musicais do projeto “Talentos da Nossa Terra”. O evento é uma organização do músico Ramiro Viola, com apoio da Prefeitura de Botucatu, rádio PRF-8 e Transportadora Aquariun.
O objetivo do projeto é manter a tradição da música Caipira, valorizando e incentivando os artistas da nossa terra. “Todos os artistas que farão parte dos shows foram pré-selecionados por apresentarem um perfil condizente com as características do evento”, explicou Ramiro Viola.
Serão cinco dias de shows, sempre às 20 horas, realizados em um caminhão palco, equipado com toda a aparelhagem de som necessária para a realização das apresentações. A locução ficará a cargo de Francisco Oliveira.
Confira abaixo o cronograma e os artistas que participarão do projeto:

Dia 22 de dezembro – COHAB 1
Cristino Oliveira
Marião & Amigos.
J. Du Valle & Alfredinho.
Bárbara viola & Sandra reis.

Dia 29 de dezembro - Praça China Mel – Jardim Brasil
Zé Viola & Graziela.
Luiz Roberto & Garcia
Augusto & Gustavo
Régis & Reginaldo

Dia 05 de janeiro - Sobloco – Perto do Bar do Pescador
Samuel & Amigos.
Rodrigo & Rodolfo.
Rio Bonito & Taquarí.
Áureo & Pedrinho

Dia 12 de janeiro - Praça da Matriz - Distrito de Vitoriana
Cristino Oliveira.
Marcos & Maurilio
Bily & Bêne
Caroline
Alan & Daniel

Dia 19 de janeiro – Distrito de Rubião Júnior – Próximo ao Museu do Boiadeiro
Luiz roberto & Garcia
Rio Bonito & Taquarí
Ramiro Vióla & Pardini
Carreiro & Pardinho Filho



Cobertura do último show da dupla Sandy e Júnior no interior de SP

Texto - Renato Fernandes
Fotos - Giorgia Bonini


O blog O Grito e o jornal Diário da Serra enviaram as representantes, Giorgia Rodrigues Torres e Nicole Torres Faria de Moraes, para acompanhar a última apresentação da dupla Sandy e Júnior no interior de São Paulo. O show aconteceu em Sorocaba, no Haras Montecristo, na sexta-feira, dia 14.
Elas sairam de Botucatu por volta das 17 horas, de taxi, e chegou ao local do evento por volta das 18h30. "O nosso primeiro contato foi com uma fila enorme, tinham grupos que chegaram as sete da manhã para aguardar a 'abertura dos portões que aconteceria apenas às 19 horas", explica Giorgia.
Após o credenciamento, foram direcionadas para a área vip de onde assistiram o show de perto. "Estávamos a menos de cinco metros do palco. Uma visão privilegiada", relata.
O show começou por volta das 23 horas e terminou por volta das 1h30 do dia 15. "Foram momentos de muita emoção. Não teve um minuto de silêncio, eram fãs chorando e acompanhando as músicas. Os momentos mais emocionantes foram quando a Sandy sentou ao piano para tocar 'Abri os Olhos' e quando cantaram o sucesso 'Maria Chiquinha"', disse.
Giorgia ressalta que o local da apresentação não era o mais adequado. "Era um galpão onde, provavelmente, treinavam os cavalos, um galpão pequeno para o público que era esperado", explica.
Devido a isso, o show quase foi cancelado pela Polícia Militar,uma equipe vistoriou o local e o classificou como impróprio para eventos de grande porte, com problemas de segurança. "Felizmente foi tudo calmo e emocionante, não houve casos de brigas ou confusão", relata.
Fã incondicional, Giorgia já havia assistido outros shows da dupla. "Estive em Bauru, quando eles apresentaram o show 'Quatro Estações', e esse foi totalmente diferente, uma apresentação madura e em clima de despedida. Muita emoção na platéia e no palco. Principalmente no momento em que se abraçaram para finalizar o espetáculo".
Quando o público imaginava que tudo havia acabado, foi surpreendido por um documentário que mostrou a trajetória da dupla, desde o início da carreira, no programa Som Brasil, apresentado por Lima Duarte, até os tempos atuais. Especial que termina com a seguinte frase: "17 anos Maravilhosos - Muito Obrigado".
"Não tivemos contato com muitos artistas e a entrada ao camarim foi restrita apenas à TV Globo. Vimos o Xororó e a Noeli, juntos, acompanhando a apresentação. Eles também estavam muito emocionados, principalmente a Noeli, que sempre acompanhou a carreira da dupla atuando como uma espécie de assessora", ressalta.
O último show da dupla aconteceu na terça-feira, dia 18, no Credicard Hall. Os irmãos subiram ao palco para apresentar o show Acústico MTV Sandy e Junior.
O espetáculo tem a direção geral assinada por Hugo Prata, que já trabalhou com os artistas em vários videoclipes.
Nos shows, Sandy e Junior revisitam sua obra com faixas de grandes sucessos como" Inesquecível", "A Lenda", "Quando Você Passa {TuruTuru)", "Cai a Chuva", "No Fundo do Coração" e "Desperdiçou"; todas com novos arranjos, e três inéditas:

Segue em Frente", de Junior Lima, "Alguém como Você", de George Israel, e "Abri os Olhos". Esta última, uma composição de Sandy em parceria com Lucas Lima, que foi eleita o primeiro single do projeto.


Confira o álbum de fotos com as principais imagens do show que abalou a cidade de
Sorocaba CLIQUE AQUI



Trailer Beowulf




Beowulf é um filme de fantasia, dirigido por Robert Zemeckis. O filme é uma adaptação do poema épico anglo-saxônico Beowulf, e foi feito usando uma técnica especial de captura de movimentos (Motion capture ). Beowulf estreou nos cinemas brasileiros em 30 de Novembro de 2007, e 16 de Novembro de 2007 nos cinemas norte-americanos.
Baseado no poema épico, o filme é conta a estória de sobre um homem, Beowulf, que vai à Heorot para libertar a mesma de Grendel, um monstro que a aterroriza. O que Beowulf não espera é a mãe de Grendel.Enquanto muitos dos traços do filme são fiéis à história original do poema, outros elementos, como o diálogo, a arrogância enfatizada de Beowulf e Hrothgar, o hedonismo percebido em Heorot, o tempo antes de Beowulf lutar com o dragão, o motivo de Grendel atacar Heorot, e a relação entre a mãe de Grendel e Beowulf, desviam-se do poema original.
(Wikipédia)