dezembro 15, 2007

Documentário "Uma casa Catedral" será exibido domingo

Por - Renato Fernandes

No domingo, dia 16 de dezembro, acontece o lançamento do Documentário "Uma casa Catedral",às 20 horas, na Catedral de Sant´Anna, região central de Botucatu.
O vídeo é uma produção da Torta Digital e marcará a última missa que o padre Anderson Pedros rezará na igreja matriz.
No dia 6 de dezembro, a produtora realizou uma pré estréia para a imprensa, em sua sede, na Avenida Vital Brasil, 1252
De acordo com a produtora, o documentário é um retrato do mais importante patrimônio histórico, cultural e religioso de Botucatu: a Catedral de Sant’Anna (Basílica Menor de Sant’Anna), tomando como base depoimentos de pessoas comuns e que encontram no templo religioso sua segunda morada.
A história da construção, da comunidade (à época da construção e atualmente), as emoções das pessoas que habitam esse lugar tão especial aos botucatuenses, vão se revelando a cada cena.
Dos Arcebispos à Sacristã, do Pároco à fiel mais antiga, do pedreiro, filho do construtor, aos organizadores e voluntários da Festa de Sant’Anna, todos nos contam porque a Catedral é como uma casa, onde reside o carinho dos botucatuenses.
Com imagens inéditas dos cantos mais preciosos desse Templo, que revelam a beleza da arquitetura neo-gótica, e as músicas originalmente compostas pela sacristã D. Emília, tão sensíveis, o documentário é preenchido por momentos de emoção e reflexão. Afinal todos poderemos perceber a grandeza do lugar e experimentarmos algo de mais elevado e espiritualizado quando adentrarmos essa casa Catedral.
A produtora Torta Digital é responsável por importantes vídeos históricos da cidade, como a série Memórias, que retratou a história de botucatuenses ilustres, como o arcebispo emérito de Botucatu, Dom Vicente MArchetti Zioni, o historiador Hernani Donato; o novelista Alcides Nogueira; o compositor Raul Torres e a Chada, proprietária de um histórico armazen do Distrito de Vitoriana. Além dessa séria a produtora também assina o documetnário "100 Anos de cinema em Botucatu".
Ficha Técnica - Uma Casa Catedral, 2007 – 50min, cor. Produção Torta Digital, Direção e Roteiro Jovano Tortorella, Edição Diego Taborda, Imagens Diego Taborda, Paulo Sardenberg e José Augusto Poles.
Iniciativa: Pe. Anderson Pedroso, José Eduardo Biselli e Antonio Zorzella Neto (pela Paróquia da Catedral)


Barra Bonita quer a nova unidade da Eucatex

Segundo informações publicadas pelo Jornal da cidade de Bauru, de sábado, dia 15 de dezembro, dão conta que mais uma cidade da região entrou na briga para receber a nova unidade fabril da Eucatex.
Segundo o periódico a cidade de Barra Bonita já entregou à direção da empresa uma proposta para a implantação da unidade em áreas do município.
A proposta assinada pelo prefeito Mário Donizete Floriano Teixeira (PC do B), beneficia a fábrica com incentivos fiscais e um terreno, com aproximadamente 125 mil metros quadrados, localizado em área nobre, nos arredores da rodovia João Ribeiro de Barros.
A negociação teve início há cerca de 10 dias. A nova unidade representa um investimento aproximado de 400 milhões e uma circulação financeira em torno de 30 milhões ao mês.