dezembro 09, 2007

PT define presidentes no próximo domingo

No próximo domingo, 16 de dezembro, acontece o segundo turno para presidente nacional e presidente municipal do partido. A eleição acontece entre as 9 e 17 horas, na sede do partido.
Disputam a presidência nacional os candidatos Jilmar Tato e Benzoini, na chapa municipal constam os petistas Remédios e Carlão.
A eleição para presidente estadual já está definida, o novo líder é Edinho, ele venceu no primeiro turno.

Confira o modelo da cédula

Maria Cró: "Consumir o conhecimento não leva à inovação"

texto/fotos - Flávio Fogueral

Brasil e Portugal são duas nações ligadas por laços culturais, econômicos e pela tradição de seus povos. Esta proximidade se acentuou na última semana com a visita da professora doutora Maria de Lurdes Rocha Mendes Cró Brás, coordenadora da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra e atualmente é Diretora Regional de Educação do Centro, e administra mais de 3 mil escolas em 78 municípios. Durante o governo do ex-primeiro ministro português Durão Barrsoso, entre os anos de 2002 e 2004, foi uma das responsáveis pelo trabalho atuante nesta reformulação educacional do sistema de ensino português, que prima pela capacitação das aptidões pessoais e a qualificação profissional dos alunos. O sistema de ensino português é integral, sendo que a parte da manhã é dedicada ao estudo das disciplinas curriculares tradicionais como matemática, literatura, biologia, entre outras e à tarde são ensinadas matérias extracurriculares como música, desenho, ensino religioso (apesar de Portugal ser oficialmente um estado laico).
Foi este modelo de ensino que inspirou o trabalho de tese de mestrado da professora Lívia Andreucci, orientadora pedagógica do Educandário Eurípedes Barsanulfo, entidade ligada ao Núcleo Assistencial Joanna de Ângelis, em Botucatu. Pela proposta, ocorreu a ativação do desenvolvimento psicológico das crianças assistidas. Através do programa, implantado no educandário, ocorreu uma significativa melhora no rendimento escolar.
Natural de Coimbra, Portugal, Maria de Lurdes é casada e mãe de duas filhas, uma médica e engenheira. Com 9 passagens pelo Brasil (a primeira viagem para Botucatu, a trabalho), Maria de Lurdes Cró esteve na última semana em Botucatu, onde conheceu as dependências do Núcleo Assistencial Joanna de Ângelis e proferiu um curso na área da educação em Botucatu e uma conferência na Unesp de Bauru. Abaixo.
Após a entrada de Portugal na União Européia, e com mais intensidade no governo de Durão Barroso, a educação no país teve um avanço significativo. Quais os pontos trabalhados para que isso ocorresse?
Maria de Lurdes- A educação sofreu sim uma mudança significativa. Em Portugal tivemos que atuar na formação e na criação do conhecimento. Veja o caso da Irlanda, que é um país que estava pouco desenvolvido e foi obrigado a fazer uma reforma educacional há 20 anos e hoje é uma das nações mais desenvolvidas da Europa. Tivemos que de alguma forma rever o nosso sistema de ensino e acompanhar as novas tecnologias de comunicação, da informática, uma das disciplinas, quando fui diretora regional de educação do Centro (Coimbra e região), que se tornou obrigatória. Foi difícil achar nesta altura professores porque não nos preparamos para ensinar outros tipos de disciplinas, tão essenciais para o desenvolvimento pessoal do aluno. Também nos preocupamos muito com o desenvolvimento do ensino fundamental das crianças. Hoje há um esquema de ensino pré-escolar implementado, sobretudo a nível de jardim de infância e nas creches também, mas em nível particular, pois não temos creches públicas. Acho que foi uma boa medida para Portugal ao investir na educação da infância ou seja, no ensino básico. Outro aspecto foi a diminuição do número de disciplinas e aprofundar mais no ensino das mesmas, com isso os alunos terem mais tempo para interiorizar e construir o conhecimento. Às vezes cremos que é de extrema importância ter o conhecimento para muitas carreiras, sendo que na verdade os alunos não são capazes de assimilar tamanha informação. O ministro da cultura costumava dizer que 'não basta consumir o que está na internet, temos que ultrapassar este estado de consumismo, temos que criar sentimentos e conhecimento'. Isto não leva à inovação: consumir sentimento e conhecimento não dá avanços, mas sim criar esse . Neste momento em Portugal existem jovens recém-formados que criaram a própria empresa e isso é muito valorizado, a do estímulo ao empreendedorismo. Esta experiência tem tido resultados positivos e temos exportado isso ao mundo. Um exemplo claro é de uma empresa, a Critical, que presta serviços para a NASA. Temos que gerir o sistema de ensino de uma forma organizada, planificada e também eficaz.
O Brasil é conhecido como um país de constrastes, sendo que em algumas regiões o ensino é de alto nível e em outros locais há baixos índices de aproveitamento dos alunos. Como reverter tal situação?
MC- Só há duas maneiras para reverter esta situação. A primeira tem a ver com a sensibilidade dos políticos, e isso é algo que também verifico em meu país, para perceberem que educar crianças e jovens é investir no futuro. O Brasil é uma potência mundial, um país com muitas riquezas. Mas a sua verdadeira riqueza não se resume a diamantes e petróleo; e sim em seu povo. A Finlândia, sem tantos recursos naturais, com empresas como a Nokia, ultrapassou um período de crise econômica mundial. Eles (os políticos) têm que compreender que investir recursos na educação é garantir o futuro. Os governantes, engenheiros, médicos, passam por escolas, faculdades. A outra questão reside na formação dos professores. E isso é fundamental rever, seja em Portugal, no Brasil ou em qualquer país; a qualificação do docente. Se eles não tiverem formação boa, e valorizados em suas carreiras, eles não podem ser bons profissionais. Há uns 20 anos, em Portugal, houve uma modificação no ensino e não tínhamos professores suficientes para acompanharem estas mudanças. Ocorreu que médicos, advogados, engenheiros ministravam aulas. Escrevi um livro em 1998 em que abordei a questão da formação dos professores. Evoluímos muito neste problema e até temos auxiliares de professores.
Sua estada em Botucatu incluiu uma visita ao Joanna de Ângelis e ao Educandário Eurípedes Barsanulfo, onde conheceu um pouco das instalações do local e do trabalho realizado pela entidade. Que impressão teve do sistema de ensino, similar ao usado em Portugal, adotado pela instituição?
MC- É um sistema que pode ser implementado em todo o Brasil. Tive conhecimento do Joanna de Ângelis em 2000, através da professora Lívia e começamos a analisar este modelo que foi implementado na entidade. Nunca houve uma oportunidade de estar aqui para ver os resultados, que são ótimos. Orientei o mestrado dela que teve como base o trabalho desenvolvido no local, o desenvolvimento psico-pedagógico, que consiste na avaliação das aptidões e das dificuldades de aprendizado daquela pessoa. É um modelo de ensino que pode ser aplicado em outras escolas por causa de seus resultados. A educação tem que primar pelo desenvolvimento pessoal da criança para que ela possa viver nesta era de tecnologia e informação. Costumo dizer que as máquinas podem ensinar à distância, mas não podem ensinar a relação entre as pessoas. Tem que se concentrar na pessoa, e isso é fundamental para o êxito delas que estão para ser educadas. Centrar nos valores, nas pessoas, em uma época em que o mundo se globaliza.
Há sempre o desejo de se unificar a Língua Portuguesa sob uma única regra ortográfica. Recentemente tentou-se aprovar esta nova reforma, mas encontrou-se resistência por parte de acadêmicos brasileiros. Você é favorável à unificação da língua e de que forma os acadêmicos portugueses avaliam a proposta?
MC- Também houve resistência dos acadêmicos portugueses. Tem que haver uma existência mútua, pois o português é a 5ª língua mais falada no mundo. Para que isso ocorra é preciso uma abertura de espírito e pensamento. Deveria ser feita uma reforma ortográfica de uma forma que se possa escrever unitariamente para os países com a mesma língua tendo uma compreensão única. Costumo dizer que tenho muito orgulho de ser portuguesa, pois somos uma nação muito importante para o mundo. Dizemos que foi mais difícil desbravar os mares do que levar o homem à lua. E a nossa tradição, nossa língua, tem que ser mantida.

Entrevista publicada na edição 69 do Jornal Mulher. Edição de 26 de novembro a 1º de dezembro de 2007.

Coral Municipal se apresenta no Jardim Aeroporto

O Coral Municipal “Cidade de Botucatu” se apresenta no próximo dia 12, às 19h30, no Projeto Jardim Aeroporto. O evento faz parte do calendário de apresentações em comemoração aos 20 anos de Coral.
Nesta quinta-feira, dia 6, às 20 horas, o evento será realizado na Escola Estadual Professor João Queiroz Marques, em Rubião Júnior. As atrações prosseguem no dia 13, às 20 horas, na Escola Estadual Professor Raimundo Cintra, antiga Estação de Vitoriana.
As apresentações em comemoração aos 20 anos do Coral Municipal são promovidas pela Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria Municipal de Cultura. A entrada é franca.

Projeto levará arte aos corredores comerciais da cidade

Secretaria Municipal de Comunicação

Prefeitura de Botucatu, através das Secretarias Municipais de Indústria e Cultura, com apoio do CDL – Clube de Diretores Lojistas de Botucatu, dará início na próxima terça-feira, 11 de dezembro, as atividades do projeto “Arte Presente”.

As atividades serão realizadas de 11 a 13 e de 18 a 20 de dezembro, em locais próximos aos principais corredores comerciais da cidade, com o objetivo de levar um pouco mais de entretenimento cultural às pessoas que estiverem realizando suas compras de final de ano, através da música.
As apresentações acontecerão sempre às 20 horas, primando pela música instrumental. Confira abaixo as atrações musicais do projeto, os locais e os dias de suas realizações:
Dia 11 – Corporação Musical Dr. Damião Pinheiro Machado – Praça da Vila dos Lavradores; Grupo Casa Forte – Praça do Bosque
Dia 12 – Banda do Colégio Santa Marcelina – Praça do Bosque
Dia 13 – Coral e Orquestra de Sopro Joanna de Angelis - Praça da Vila dos Lavradores; Quinteto de is Paratodos – Praça do Bosque
Dia 18 – Corporação Musical Dr. Damião Pinheiro Machado – Praça do Bosque; Grupo Casa Forte - Praça da Vila dos Lavradores
Dia 19 – Banda do Colégio La Salle - Praça da Vila dos Lavradores; Orquestra de Sopro Joanna de Angelis – Defronte ao Teatro Municipal
Dia 20 – Banda do Colégio La Salle – Praça do Bosque; Quinteto de is Paratodos - Praça da Vila dos Lavradores

The Antichristmas leva bandas alternativas ao Café Iguana

Renato Fernandes

A casa noturna Café Iguana, receberá no dia 14 de dezembro, a partir das 22 horas, o evento “The Antichristmas”, com ingressos à R$ 8.
A festa alternativa contará com apresentações das seguintes bandas alternativas: Clawn (Botucatu); Nervochaos (São Paulo); Anarkhon (Guarulhos) e Hal 9000 (Rio Claro)
O evento recebe o apoio da Spunk Rock Shop, Cia Viagens e Turismo, Drum Shop, Sleeper cds, Paulinho Motos, Vereador Ademir Florian, Tattoo Wave e Lanches Leão.

Orquestra se prepara para o Concerto de Natal

Renato Fernandes

A Orquestra Sinônica de Botucatu está se preparando para o Concerto de Natal, que acontecerá no Teatro Municpal Camillo Fernandez Dinucci, no dia 19 de dezembro, às 18h30. Com entrada franca.

Após o sucesso do Concerto de gala, realizado em novembro, com casa lotada, no Teatro Municipal, o maestro Marcos Virmond, retorna ao palco para apresetnar um repertório exclusivo com músicas natalinas.

Bauru abre inscrições para concursos de Médico do Trabalho e Economista

Secretaria de Comunicação de Bauru


A Funprev (Fundação de Previdência dos Servidores Públicos Municipais Efetivos de Bauru) abre, na próxima segunda-feira (10/12), período de inscrições para concurso público que visa a contratação de Médico do Trabalho e Economista.
Inicialmente está sendo oferecida uma vaga para cada função, mas outras poderão ser abertas de acordo com as necessidades da Fundação.

Abaixo mais detalhes:
MEDICO I (do Trabalho)
JORNADA: 20 (vinte) horas semanais
VAGAS: 01 (uma)
VENCIMENTOS: R$ 1.103,89 (um mil cento três reais e oitenta e nove centavos) - Referência 20 A, Adicional Especial de Saúde de 80% (oitenta) por cento (Lei Municipal nº. 3.373/91 c/c Lei Municipal nº 3.811/94 sobre o padrão de vencimento), R$ 50,00 (Cinqüenta Reais), referentes ao Abono Salarial não incorporável.

  • Depois de investido no cargo, fará jus ao recebimento do Vale - Compra no valor de R$ 160,00 (cento e sessenta reais); também poderá optar pela adesão ao plano de Assistência Médica, ao custo de 4% (Quatro por cento) dos vencimentos e outros benefícios instituídos por lei.

Pré-requisitos: Diploma de Conclusão de Curso de Graduação de Nível Superior em medicina, fornecido por Instituição de Ensino Superior reconhecida pelo Ministério da Educação.

ECONOMISTA I
JORNADA: 40 (quarenta) horas semanais
VAGAS: 01 (uma)
VENCIMENTOS: R$ 779,23 (setecentos e setenta e nove reais e vinte e três centavos) – Referência 17 A e R$ 50,00 (Cinqüenta Reais) – Referentes a Abono Salarial não incorporável.

  • Depois de investido no cargo, fará jus ao recebimento do Vale - Compra no valor de R$ 160,00 (cento e sessenta reais); também poderá optar pela adesão ao plano de Assistência Médica, ao custo de 4% (Quatro por cento) dos vencimentos e outros benefícios instituídos por lei.

Pré-requisitos: Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Economia, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação.

INSCRIÇÕES

As inscrições, para as duas funções, serão recebidas no mesmo local, data, e horário:

LOCAL: Rua Joaquim da Silva Martha nº. 13-44, Altos da Cidade, Bauru, Estado de São Paulo.
PERÍODO: 10 a 14/12/2007.
HORÁRIO: Das 08h00 às 11h00 e das 13h00 às 16h00.

VALOR DA TAXA DE INSCRIÇÃO: R$ 35,00 (Trinta e cinco reais), importância não restituível, que deverá ser recolhida nas agências do Banco do Brasil, em Depósito Identificado na Conta da FUNDAÇÃO DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS EFETIVOS DE BAURU – FUNPREV, nº 13.618-2, Agência 2980-7.

PROCEDIMENTO PARA INSCRIÇÕES
Cédula Oficial de Identidade (R.G), no original; ou outro documento oficial de identidade, no original;
Apresentação do Comprovante de recolhimento da taxa de inscrição demonstrando o efetivo pagamento ou apresentação de documentos referentes à doação de sangue.
Informações detalhadas e os editais podem ser consultados no endereço www.funprevbauru.com.br ou no Diário Oficial de Bauru, edição de quinta-feira, 06/12.

Bauru pede liberação para o transporte de cargas no novo aeroporto

Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Bauru

A Prefeitura Municipal de Bauru encaminhou ao Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp), nesta sexta-feira (07/12), ofício em que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informa que não se opõe à homologação do Aeroporto Bauru-Arealva para o transporte de carga aérea internacional.
A partir do encaminhamento do ofício de liberação da Anvisa, o Daesp poderá iniciar, junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o processo de homologação do Aeroporto Bauru-Arealva para o transporte de cargas.
Em setembro, o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Walace Sampaio e o Deputado Federal José Paulo Tóffano se reuniram, na sede da Anvisa, em Brasília, com Ivete Fassheber, responsável pela Gerência Geral de Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados e Paulo Biancardi Coury, Diretor-Adjunto do órgão, para tratar deste assunto.
Anteriormente, a homologação do Aeroporto Bauru-Arealva havia sido discutida com a direção da Anac pelo Prefeito Tuga Angerami, Deputado Federal José Paulo Tóffano, Presidente da Câmara Municipal de Bauru, Paulo Cesar Madureira, Vereador João Parreira e Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Walace Sampaio.

São Manuel sediou encontro sobre Hepatite C

A ONG “C Tem Que Saber C Tem Que Curar” realizou, no dia 1º de dezembro, o V Encontro Estadual de Hepatites Virais. O objetivo é conscientizar a população sobre as hepatites e formas de tratamentos. O encontro aconteceu na sede social do Clube Recreativo São Manuel, em São Manuel.
Durante o evento, aconteceram palestras educativas ministradas pelos doutores Sérgio Mies e Ana Olga Mies, dos hospitais Dante Pazanezze e Albert Einstein em São Paulo, referências internacionais em hepatites e transplante de fígado. O doutor Giovanni Faria Silva, gastroenterologista da UNESP de Botucatu e chefe do Pólo Assistido aos portadores de hepatite C, abordará o tema “Os desafios atuais da hepatite C”.
O coordenador da ONG “Grupo Otimismo”, do Rio de Janeiro, Carlos Varaldo, participou do evento, falando dobre o tema: “O papel das ONGs na Saúde Pública”.
Segundo dados do Ministério da Saúde, no Brasil, 1% a 2% da população estão infectadas pelo vírus da hepatite C, correspondendo a cerca de 2 a 3 milhões de pessoas no país. Esta é a terceira maior causa de morte do mundo.
Somente na década de 90, a hepatite C começou a ser diagnosticada e, ainda hoje, muitas pessoas possuem o vírus da doença sem saber. Transmitido, principalmente, pela via sanguínea, o vírus da hepatite C ataca de forma silenciosa, podendo causar cirrose hepática e até câncer de fígado. Por esse motivo, existe a necessidade de um diagnóstico precoce da doença.
Em 2006, participaram do evento acadêmicos e profissionais da área de saúde, secretarias municipais de saúde, gestores públicos, além da população em geral, de 63 municípios do estado de São Paulo e mais cinco estados do Brasil, que tem interesse no tema.

São Manuel perde para a Fundesport no Handebol

No último sábado, dia 8, A equipe de Handebol da cidade de São Manuel perdeu por 22 a 5 do tima da Fundesport - Fundação de Amparo ao Esporte do Município de Araraquara, no ginásio do Gigantão.
Com a vitória a equipe se tornou campeã do Campeonato Regional promovido pela Liga de Handebol de São Manuel.

As verdades do Movimento Hippie



Documentário sobre o movimento Hippie, produzido em junho de 2007, por acadêmicos do 2º ano do Curso de Publicidade e Propaganda, da Unipar, campus III, Umuarama, PR.

Itatinga não quer CDP

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Itatinga

Notícias recentes na mídia desta região, dando conta da possibilidade do aproveitamento pelo Estado de duas áreas públicas no município de Itatinga para construção de CDP – Centro de Detenção Provisória para 768 detentos, estão preocupando a população.
De acordo com as notícias, essa construção seria dentro do município de Botucatu, mas muito próximo da cidade de Itatinga.
Diante disso, o prefeito Cacá Pellison já tomou providências políticas para evitar que esse cadeião venha para Itatinga. Ele encaminhou ofícios a empresas, entidades sociais, clubes de serviço e às autoridades: Antonio Ferreira Pinto[Secretário de Administração Penitenciária], Ronaldo Augusto Prestes Marzagão[Secretário de Segurança Pública], Antonio Mário de Paula Ielo[Prefeito de Botucatu], deputado Campos Machado[PTB] e ao advogado Paulo José da Costa Júnior, pedindo encarecidamente para que as referidas áreas não sejam escolhidas para esse tipo de construção.
“Só se eu fosse um grande irresponsável. Isso seria um desastre para nossa cidade. Nenhuma empresa boa iria querer se instalar em Itatinga, e correríamos o risco até de perder algumas empresas do IBC. Todos sabem que essas empresas, que nos dão vários empregos, são muito importantes para a nossa cidade. Queremos é mais empresas; cadeião não!”, justifica o prefeito Cacá Pellison.
“Isso não traria nenhum benefício para Itatinga. O aumento previsto de receita iria para a cidade de Botucatu, que está a 33 quilômetros. A nós, que estamos a menos de 10 quilômetros desses locais indicados, sobrariam somente os problemas sociais. Se com o presídio feminino [80 presas] já temos vários problemas, imagine com mais 768 presos, dentre esses os de alta periculosidade. Séria o caos. Nossa população iria sofrer muito com o aumento dos problemas sociais e consequentemente com o aumento da insegurança. Isso podemos assegurar que ninguém quer.”, explica Pellison, que aproveita para pedir às pessoas para não acreditarem em eventuais argumentações defendendo esse empreendimento sob o pretexto de que vai gerar empregos na cidade.

Jardim Presépio da Serra, em Itatinga, está com as ruas asfaltadas

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itatinga

Nos dias 1º e 2 de dezembro, o Jardim Presépio da Serra teve todas as suas ruas totalmente asfaltadas.
Esse loteamento, com quase 100% de construção de residências existe há cerca de 15 anos, mas só agora a pavimentação chegou à localidade.
Para isso, a Prefeitura Municipal de Itatinga contratou uma empresa especializada em pavimentação, que construiu mais de 4.700 m2 de asfalto, seguindo normas tecnológicas rigorosas e acompanhadas por técnicos fiscalizadores.
Os recursos, do Governo Federal, para essa infra-estrutura, foi conconquistado pelo prefeito Cacá Pellison, que contou com auxílio de vários deputados federais que obtiveram votação em Itatinga.
“Agora estamos trabalhando para conseguir mais recursos para asfaltar todas as ruas dos bairros Pedra Branca e Residencial Nunes. A pavimentação do acesso para este último, que na semana retrasada recebeu terraplanagem e construção de guias e sarjetas, já está garantida e a execução da obra ocorrerá em breve”, disse o prefeito Cacá Pellison.

Rally dos Amigos cresce ao longo dos anos

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Itatinga

A 10ª edição do Rally dos Amigos, que pelo 4º. ano consecutivo foi realizado em Itatinga entre os dias 30 de novembro e 1º de dezembro, teve um aumento significativo no número de participantes em todas as suas modalidades: motos e quadriciclos, carros e caminhos.
O Rally é o mais importante evento esportivo realizado em Itatinga, por sua importância econômica e social. Para a sua realização estima-se que mais de 1.200, entre esses os competidores, pilotos e navegadores, mecânicos, pessoal da equipe e organização, imprensa e familiares dos participantes.
O índice de ocupação da rede hoteleira local atinge 100% e boa parte dos visitantes também ocupam hotéis de cidades vizinhas.

Como função social, o evento deixa alimentos não perecíveis para as entidades sociais da cidade, pois no ato das inscrições os participantes são obrigados a entregar 2 quiilos de alimentos.
A prova recebe o nome de "Rally dos Amigos", porque nasceu de uma confraternização entre amigos. O evento é tradicional e marcar o encerramento do calendário de Rally Cross Country no Brasil. Com a participação de grandes nomes do off-road.
No ano passado, a prova recebeu cerca de 260 participantes divididos entre 155 motos e quadris, 44 carros e 7 caminhões. Os campeões na classificação geral foram Roosevelt Assunção nas motos, Robert Nahas nos quadris, a dupla Maurício Neves e Clécio Maestreli nos carros e André Azevedo e seu navegador Maykel Justo nos caminhões.
Neste ano de 2007 foram 200 motos e quadris, 80 carros e 2 caminhões
O Rally dos Amigos é organizado pela Dunas Race, empresa também responsável pelo Rally Internacional dos Sertões, maior prova off-road da América Latina, e pelo Campeonato Brasileiro de Supercross
Veja os resultados da competição em Itatinga http://www.dunas.com.br/por/main.php?inc=eventos/amigos/resultados&pag=resultados⊂=amigos