dezembro 01, 2007

Professor gamito verifica a qualidade do leite Gegê

Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Botucatu

Na última sexta-feira, dia 24, o vereador Prof. Gamito (PT), foi até o município de Pardinho fazer uma visita e verificar a produção de leite do Laticínio Gegê.

O objetivo do vereador era verificar a qualidade do produto consumido pela nossa região. “Todos nó
s estamos assustados com a problemática envolvendo leites contaminados. O Leite Gegê não foi citado nenhuma vez como contaminado, mas é dever do vereador fiscalizar e verificar “in loco” a qualidade do leite que estamos tomando já que até mesmo a revista Época citou contaminações no leite por antibióticos aqui em nossa região, mesmo que erroneamente o tenha feito sem citar as marcas que estariam contaminadas”, explica Gamito.
O vereador diz que tem a intenção de visitar outros laticínios da região e espera que o ministério da agricultura tenha explicações sobre essa situação que é prejudicial para população e empresários do setor. “Juntamente com outros vereadores, pretendo visitar outros laticínios para verificar a qualidade do leite produzido e espero resposta do Ministério da Agricultura sobre o requerimento de autoria dos vereadores Caldas, Josey, Carlos Trigo e de minha autoria onde estamos solicitando explicações sobre toda essa situação que está realmente preocupando todos nós e pedindo providências”, conclui Prof.

Botucatu vence e conquista primeiro passo rumo à semifinal da Copa do Brasil

O Botucatu/Prefeitura entrou em campo na noite desta quinta-feira, 29 de novembro, para a primeira partida da 4ª fase da Copa do Brasil de Futebol Feminino, organizada pela Confederação Brasileira de Futebol [CBF]. O jogo foi realizado no Estádio Boca do Jacaré, em Taguatinga, cidade satélite de Brasília-DF.
O confronto foi diante da representação de Tiradentes, do Piauí, e terminou com a vitória da equipe de Botucatu por 3 a 1. O destaque ficou para a grande exibição da atacante Grazi, autora dos três gols botucatuenses.
Com o resultado positivo, o Botucatu/Prefeitura conquistou o primeiro passo rumo à semifinal da competição. Restam ainda mais dois jogos, que serão realizados também em Taguatinga no sábado, 1º de dezembro, contra São Francisco, da Bahia, e terça-feira, 04 de dezembro, frente ao São José, do Paraná. Vale lembrar que apenas dois times por grupo garantem vaga para a seqüência do torneio.
As outras duas delegações que completam as partidas das semifinais saem dos confrontos do grupo 27, formado pelo Benfica, de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, América, do Rio de Janeiro, e Gênus, de Rondônia.
Os duelos que definem os finalistas da Copa do Brasil de Futebol Feminino estão marcados para a próxima quinta-feira, 06 de dezembro. A capital brasileira foi escolhida como a sede da etapa final e tem o Estádio Mané Garrincha como outro local das disputas.
Confira abaixo os resultados da rodada da 4ª fase da Copa do Brasil:

Grupo 27
19 horas - Benfica/MG 1X0 América/RJ
21 horas – Mato Grosso do Sul/MS 11X0 Gênus/RO
Local: Estádio Mané Garrincha, Brasília

Grupo 28
19 horas – São José/PR 1X3 São Francisco/BA
21 horas – Botucatu/Prefeitura 3X1 Tiradentes/PI
Local: Estádio Boca do Jacaré, Taguatinga

Apoio - O Botucatu/Prefeitura conta com o apoio do Pão de Açúcar, Unifac, Academia Mistic Center, Associação Atlética Ferroviária [AAF], Jornal Diário da Serra, Quitanda do Cláudio, Quitanda do Marinho e Microcamp.

Orquestra Jovem se apresenta junto com alunos do colégio La Salle

Secretaria Municipal de Comunicação

A Orquestra Jovem Municipal de Botucatu, juntamente com os alunos do colégio La Salle, estará apresentando um concerto de Natal no próximo domingo, dia 2 de dezembro, às 20h30, na Praça da Catedral. O evento terá como repertório músicas de temas natalinos acompanhadas pelas vozes de aproximadamente 200 alunos, do 2º ao 5º ano.
A Orquestra Jovem existe há um ano sob a regência do maestro José Antônio Pereira e tem feito um trabalho com alunos de várias faixas etárias. É composta por músicos de diferentes idades e níveis, alunos de nomeados professores e alguns do Conservatório de Tatuí.

Dia 8 tem III Encontro do Fórum Permanente da Mulher

Secretaria Municipal de comunicação

Será realizado no próximo dia 8, das 10 às 13 horas, na Praça Emílio Peduti [Bosque], o III Encontro do Fórum Permanente da Mulher. O evento conta com a parceria da Secretaria Municipal de Segurança, Programa Brincando em PAZ [GCM], Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Esportes, Secretaria Municipal de Cultura, PIEC, Programa CompartilhAção, Instituto Giramundo Mutuando, OAB-Comissão da Mulher Advogada.

O evento faz parte da programação da Campanha “16 dias de Ativismo pelo fim da violência contra a mulher”, que será realizada de 25 de novembro a 10 de dezembro, em 135 países, com o apoio da Organização das Nações Unidas – ONU. No Brasil, ela começou mais cedo, no dia 20 de novembro com o Dia da Consciência Negra, com o slogan “Exija seus direitos. Está na Lei. Lei Maria da Penha”.
Com o objetivo de alertar a população sobre a violência familiar sofrida por mulheres, a edição 2007 traz como tema central o papel da sociedade na aplicação e implementação da Lei nº 11.340/2006, que tem o nome de Maria da Penha, símbolo de luta contra este crime.

Poupatempo Bauru comemora o Dia Internacional do Portador de Deficiência

Assessoria de Comunicação do Poupatempo

O Poupatempo Bauru, em parceria com a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e a SORRI (fundação para atendimento de portadores de deficiências), aproveita 3 de dezembro, Dia Internacional do Portador de Deficiência, para proporcionar aos visitantes do Posto a interação, através de peças teatrais, com portadores de deficiências de todos os tipos, como visual, mental, auditiva e física.

A primeira peça, promovida pela SORRI, será realizada em dois horários, às 8:45 horas, para os funcionários e cidadãos que aguardam a abertura do posto, e ao meio dia. Trata-se de um teatro de fantoches com distribuição de cartões de comunicação em Libras, Braile e alternativos, como figuras.
Já a segunda apresentação, encenada por 16 alunos da APAE, portadores de deficiência mental, acontece às 15 horas com a exibição da peça folclórica “Raízes do Meu Brasil”, ganhadora do 1º lugar em artes cênicas do “XI Festival Regional Nossa Arte”.

Coral Municipal realiza concerto hoje, e anuncia apresentações

Renato Fernandes

Na noite de hoje o Coral municipal de Botucatu comemora 20 anos de existência com um Concerto Comemorativo, no Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci, às 20h30.

O show trará de volta ao palco parceiros que tiveram importante participação no desenvolvimento do grupo, como Eloisa Baldin, Ricardo Iozi,Josely Antônio, e Marizilda Hein, ao piano.
Após a apresentação de aniversário o coral ainda vai cumprir uma ampla programação natalina, com show em diversos pontos da cidade, em dezembro.
Confira a agenda de apresentações:
• Dia 9 - 20 horas - PIEC (rua Hermes Fonseca, 542 - Jardim Monte Mór);
• Dia 6 - 20 horas - Escola João Queirzo MArques (rua Professor Zucari, s/n - Rubião Júnior);
• Dia 12 - 19h30 - Projeto Jardim Aeroporto (Rua João guimarães Carmelo, 180 - antiga rua 5);
• Dia 13 - 20 horas - escola Professor Raimundo cintra (atiga estação - Vitoriana).
O concerto comemorativo de 20 anos do Coral é uma realização da Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria Municipal de Cultura. Mais informações podem ser obtidas através dos telefones 3882-0133 e 3882-1489. (RF)

Alunos de Oficinas estreiam no Municipal

Renato Fernandes
Foto R.F - Diário da Serra


Aproximadamente 30 alunos das oficinas de Iniciação Teatral, Nucleo de Improviso e Oficina de Iluminação vão estrear no dia 22 de dezembro, no palco do Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci, às 20h30. O dramaturgo Robert Coelho, diretor responsável pelas oficinas explica que serão apresentadas várias cenas curtas, desenvolvidas durante os ensaios, realizados no Espaço Cultural Antônio Gabriel Marão, entre os meses de julho e dezembro. “O interessante é que além de mostrarmos o trabalho dos alunos que se empenharam na produção das cenas, também contaremos com o trabalho dos alunos que participaram das oficinas de iluminação’, explica Coelho. O diretor informa que nem todas as cenas que serão apresentadas no Municipal são inéditas. “Um das cenas já foi mostrada na Semana de Tecnologia da Fatec (Faculdade de Tecnologia de Botucatu). E ficou muito boa”, elogia. Segundo ele o objetivo das oficinas foi desenvolver a criatividade e a intuição no jogo cênico através de exercícios e jogos teatrais, liberando o gesto, a fala e a sonoridade, atuando na expressividade do corpo como emissor e receptor de mensagens. Nas oficinas de iluminação foram abordadas a criação, montagem e operação de iluminação para teatro, com aulas teóricas sobre a história da iluminação teatral e conceitos básicos de luz e aulas teóricas e práticas sobre equipamentos, criação, montagem e operação de luz cênica. Para Coelho as oficinas contam com a aprticipação de pessoas talentosas. “Realmente tem muita gente talentosa participando das oficinas. O importante para esse jovens atores é se manter no trabalho teatral e sempre buscar o desenvolvimento”, disse.

Biblioteca Municipal oferecerá programação de férias

Renato Fernandes

O porão da Biblioteca Municipal Emílio Peduti se tornará um espaço mágico para as crianças em janeiro, quando será realizado o projeto “Férias na biblioteca”, desenvolvido por Cleberson Luis da Silva.

No projeto ele explica que a intenção é oferecer uma opção de lazer para os alunos em férias, possibilitando o contato com a literatura, estimulando o hábito de frequentar bibliotecas.
O evento contará com atividades manuais, jogos, brincadeiras e filmes para crianças.
Os objetivos específicos apresentados no projeto pretendem familiarizar as crianças coma literatura e seus diversos gêneros, incentivar o hábito e o gosto pela leitura, desenvolver a expressão corporal, plástica e dramática além de garantir momentos de descontração. Lazer, informação e cultura.
A metodologia que será aplicada contará com “contação” de histórias e contato com livros infantis clássicos de autores como Ruth Rocha, Ana Maria Machado, Ziraldo, Monteiro Lobato e autores botucatuenses.
A intenção é receber crianças com idade entre 8 e 10 anos, para tardes culturais, entre os dias 8 e 32 de janeiro, das 13h30, às 16h30, sempre às terças e quintas-feiras.
Segundo a bibliotecária responsável pela Biblioteca Municipal, Gilda Maria Fumes Bruno, para a realização desse evento o porão da biblioteca deverá passar por manutenção.
“É um projeto interessante, com resultados positivos e que realmente aproxima as crianças dos livros e das bibliotecas”, disse a bibliotecária.
Informações pelo telefone: (14) 3882 - 9636.

Inscrições para curso de especialização em biocombustíveis vão até 5 de dezembro

Assessoria de Imprensa da FCA/Unesp

As inscrições para o processo seletivo do curso de pós-graduação lato sensu “Especialização em Gestão da Cadeia Produtiva de Biocombustíveis com ênfase em Biodiesel” criado pela Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp, câmpus de Botucatu/SP, vão até o dia 5 de dezembro.
O curso pretende capacitar os participantes para gerir e expandir as atividades ligadas à cadeia de biocombustíveis, especialmente o biodiesel, tendo como foco principal o desenvolvimento regional.
O conteúdo transmitido também pretende oferecer subsídios que possibilitem a compreensão das transformações que estão ocorrendo nos setores econômico, social, ambiental e institucional, em razão da busca de fontes renováveis de recursos energéticos.
Segundo Osmar de Carvalho Bueno, professor do Departamento de Gestão e Tecnologia Agroindustrial da FCA e coordenador do programa, o curso foi criado para atender uma lacuna do setor. “A agroenergia está despontando como um cenário de potenciais mudanças no processo de desenvolvimento brasileiro. Mas há uma carência de profissionais na área de gestão de processos envolvendo os biocombustíveis em escala regional, particularmente o biodiesel”.
O quadro de docentes é formado por pesquisadores da Unesp, UFSCar, Fatec, Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios - APTA (IAC-Instituto Agronômico de Campinas e IEA-Instituto de Economia Agrícola) e profissionais liberais renomados. Dentre as disciplinas oferecidas estão: Energia e Biomassa; Políticas Públicas; Sistemas de Produção de Culturas Energéticas; Mercado Consumidor e Prospecção Tecnológica. Ao todo serão 376 horas/aula, distribuídas em finais de semana, e 90 horas para elaboração de monografia.
Podem participar profissionais com nível superior completo, vinculados a organizações e instituições privadas, públicas, do terceiro setor (ONGs, OSCIPs, cooperativas, sindicatos, movimentos sociais, etc.) e áreas afins.
Mais informações no site www.fca.unesp.br , pelo telefone (14)3811-7132 ou pelo e-mail posgraduacao@fca.unesp.br

MAC abre inscrições para exposições

Artistas interessados em expor suas obras no MAC - Museu de Arte Contemporânea Itajahy Martins, já podem se inscrever gratuitamente, para calendário de exposições de 2008, até o dia 31 de dezembro.
Os interessados deve preencher uma ficha cadastral, juntamente com documentação fotográfica colorida apresentando cinco trabalho, colados em papel A4, identificados com nome, título, técnica, materiais usados e dimensões, além de um breve currículo do artista e o endereços para futuros contatos.
O museu fica na Avenida Dom Lúcio, 755. Informações pelo telefone 3882-0133.

Mais de 10 mil alunos participaram do II Festival de Literatura

Secretaia Municipal de Comunicação

Mais de 10 mil alunos participaram do II Festival de Literatura Infanto-Juvenil, realizado de 26 a 29 de novembro, no Cemep - Centro Municipal de Educação Permanente, e dia 30, na Praça Coronel Moura [Paratodos]. A maioria dos visitantes veio de escolas pública.
O encerramento do evento foi marcado com apresentações de teatro com a peça “Rapunzel”, com o Grupo Faz de Conta, com a “Dança dos Bichos”, encenada pelos alunos da EMEF Angelino de Oliveira, com a “Dança do Arco Íris”, apresentada pelos alunos do CEI Professor João Queiroz Marques, e para encerrar a peça teatral “Malazarteano”, uma produção de Solange Rivas.
O festival contou com cinco dias de atividades ligadas à literatura, como teatro, dança, música, oficinas, e exposição de trabalhos realizados pelos alunos das escolas municipais ao longo do ano letivo. São trabalhos de incentivo à leitura e escrita, que foram desenvolvidos de acordo com a faixa etária do aluno. O evento é uma realização da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura.

Educação premia vencedores do Programa “Escrevendo o Futuro”

Secretaria Municipal de Comunicação

A Secretaria Municipal de Educação premiou na tarde da última quinta-feira, dia 29, os vencedores do Programa “Escrevendo o Futuro”. O evento de premiação foi realizado no Centro Municipal de Educação Permanente [Cemep] e contou com a presença do secretário de Educação, Gilberto de Azevedo Borges, diretoras, professoras e familiares das alunas premiadas.

O Programa “Escrevendo o Futuro” tem como objetivo estimular os alunos da rede pública a prática da leitura e da escrita. A cada dois anos há a formação dos professores, com encontros e oficinas para os estudos dos gêneros textuais. “Este ano durante o curso surgiu a idéia de promovermos um concurso em Botucatu e a publicação de um livro. Todos os trabalhos foram de excelente qualidade, mas infelizmente tivemos que escolher três para receber o prêmio”, disse o secretário Gilberto de Azevedo Borges.

Em terceiro lugar ficou o texto “Minhas Lembranças, Minha Vida”, trabalho da aluna da escola Antenor Serra, Larissa Soller Rocha, que tem como diretora Eliane Chiamante e professora responsável Fernanda Basseto. A segunda colocação ficou com o texto “Lembranças da Infância”, da aluna da escola Rafael de Moura Campos, Giovana Pereira Vizotto, que tem como diretora Leocádia Oliveira e professora Walquíria Rodrigues. Já o primeiro lugar foi para o texto “Lembranças da Infância”, trabalho da aluna Tainá Lisley Damasceno, da escola Antenor Serra, também sob a responsabilidade da professora Fernanda Bassetto.

A premiação fez parte da programação do II Festival de Literatura Infanto-Juvenil, que termina nesta sexta-feira, dia 30. O evento é uma realização da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura.