novembro 29, 2007

Achegas Para a História de Botucatu será lançado no dia 19 de fevereiro

Renato Fernandes
Fotos - Renato Fernandes / Diário da Serra

Na tarde de terça-feira, 27, os historiadores Hernâni Donato e João Carlos Figueiroa estiveram em reunião com o prefeito Mário Ielo, para decidir a data de lançamento da 4ª edição do livro “Achegas Para a História de Botucatu”.
Na reunião foi apresentado os originais do Achegas, totalizando 872 páginas, o que levou o trio a decidir pela divisão da obra em dois volumes. Donato deixou clara a sua preferência pelo
lançamento da obra em apenas um volume, mas foi convencido pelos demais participantes a dividir a obra, devido à dificuldade de manuseio.
A decisão mais importante foi à mudança de data para o lançamento, a sugestão inicial foi para o dia 20 de dezembro, mas após conversas ficou definido o lançamento para o dia 19 de fevereiro, data em que se comemora a criação da freguesia de Botucatu.
“Esse não pode ser um simples lançamento, vamos programar uma semana de atividades, com palestras e eventos marcando a abertura das comemorações da cidade”, explica Ielo.

Donato sugeriu alguns nomes que serão convidados para o lançamento. São botucatuenses ilustres com influência no mundo das letras, entre eles a teatróloga Leila Assunção, Alcides Nogueira e Maria Lúcia Dal Farra.
“To tendo o privilégio de escrever na frente do livro. É a realização de um sonho. Na minha formação tenho como referência o Eugênio Monteferrante como arquiteto, o professor Vinícius como desenhista e o Hernani Donato como historiador. O Achegas é meu livro de cabeceira”, explica.
Sobre a revisão da obra, Ielo afirmou não ser necessária. “Estamos para lançar, com a ajuda do Figueiroa um livro didático sobre a história de Botucatu. Esse livro conta com a ajuda de vários especialistas e esse está passando por várias revisões. As Achegas é desnecessário, é um livro autoral, cujo autor eu, assim como toda a população de Botucatu, tem plena confiança. Sabemos o significado do Hernani Donato para Botucatu”, disse.
A obra será de luxo, capa dura e miolo em papel cochê. A idéia toma como referência de qualidade o livro “100 anos da Paróquia de São João Batista”, da cidade de Laranjal Paulista.
Também participaram da reunião o empresário Fernando Bilá e o diagramador Ricardo Aparecido Lopes, responsáveis pela edição e que receberam o pedido de três orçamentos, para tiragens com, mil, duas mil e três mil exemplares.
Ielo acrescentou que essa obra é resultados das comemorações do sesquicentenário da cidade de Botucatu (2005). “As comemorações do sesquicentenário, além de eventos, também desencadeou projetos que começam a ser apresentados agora. O Achegas e o livro didático que estamos desenvolvendo são exemplos”.
O prefeito finalizou sugerindo que para muitos, além de abrir as comemorações o lançamento do “A chegas”, também será considerado o ápice das comemorações. “Esse é o trabalho de uma década”, disse.

Educação promove premiação do “Projeto Lego”

Secretaria Municipal de Comunicação

A Secretaria Municipal de Educação promoveu na noite de quarta-feira, 28 de novembro, a premiação para as equipes de sete escolas municipais que participaram do “Projeto Lego”, que busca estimular as habilidades das crianças e o exercício em conjunto na sala de aula.
O evento aconteceu no Centro Municipal de Educação Permanente (CEMEP) e reuniu alunos, pais, diretoras das escolas e os educadores responsáveis pelo projeto. “Com a aceitação dos alunos, o projeto cresceu e pudemos perceber o trabalho em equipe, a sociabilização e o conhecimento de alguns conceitos tecnológicos”, comentou a responsável pelo “Projeto Lego”, Cristiane Paganini Messias.
O secretário de Educação, Gilberto Azevedo Borges, falou sobre a importância do projeto. “O trabalho desenvolvido nas escolas tem que resultar no aprendizado dos alunos. Tenho certeza que o projeto fez com que as crianças gostassem mais de ler, escrever e dividir com os colegas de classe tudo o que foi ensinado”, explicou.
Eliane Bicudo Chiamente, diretora de uma das escolas participantes, aprovou o resultado obtido ao longo do ano. “O projeto foi um sucesso porque as crianças tiveram noção de montagem, participação em conjunto e solidariedade em ajudar o amigo que encontrou alguma dificuldade. Elas se organizaram mais em sala e isso contribuiu para a dinâmica das aulas” finalizou.
O “Projeto Lego” é trabalhado em mais de 50 países e na cidade de Botucatu completou o segundo ano consecutivo de realização. Neste ano, as escolas participantes e premiadas foram a EMEFEI Luiz Carlos Aranha Pacheco, EMEF Professor José Antonio Sartori, EMEF Rafael de Moura Campos, EMEF Angelino de Oliveira, EMEF Antenor Serra, EMEF Professora Nair Amaral e EMEF Professor Luiz Tácito Virgínio dos Santos.

Tudo pronto para a premiação “Os Melhores do Ano/07”

Secretaria Municipal de Comunicação

Os últimos preparativos para a solenidade de entrega do prêmio “Os Melhores do Ano/07” já estão sendo feitos e está praticamente tudo pronto para a festa do dia 11 de dezembro no salão social da Associação Atlética Botucatuense a partir das 19h30.
Na sua 15ª edição, serão homenageadas aproximadamente 150 pessoas, entre atletas, dirigentes e personalidades que incentivaram o esporte botucatuense neste ano. “Vamos homenagear os destaques em diversas modalidades, como atletismo, futsal, handebol, jiu-jitsu, karatê, natação, judô, futebol, tênis de campo, entre outras”, informou Nivaldo Ceará, acrescentando que a realização do evento é uma forma de incentivar a prática do esporte em nossa cidade e homenagear esses verdadeiros heróis anônimos que engrandecem o nome da cidade.
Entre os homenageados, destaque para o nadador Matheus Salto Martini, Ana Carolina Rodrigues João (Handebol), Diego Soares (Basquete), Cristiane Pasti Florêncio (Ciclismo), Vinicius Maziero (Atletismo), Lucas Talamonte (Cepra), Vitor Luiz Tonon (Futsal), Carlos Alberto Freitas (Futebol), Cláudio José Chiarelli (Bocha), Adão Herculano (Malha), Lourival Júnior (Futebol de Mesa), Anderson Silva (Jiu-jitsu), Antonio Gabriel Filho (Judô), Lucas Thomas Moraes (Karatê), Juliana Tozadore (Voleibol), Luis Fernando Silveira (Skate), entre outros.
Este ano, o evento conta com o apoio de diversas empresas e entidades, como Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Esportes, AA Botucatuense, AA Ferroviária, Botu Alarmes, Empresa de Ônibus Rosa, Mistura Fina, Clau’s Sport, Casa Pincelli, Depósito de Bebidas Gomes, Panicenter, Up Club, Rádio Criativa FM e Rádio PRF-8.

Circuito Estudantil de Xadrez acontece no dia 1º

Secretaria Municipal de Comunicação

Será realizada neste sábado, dia 1º de dezembro, a 3ª etapa do Circuito Estudantil de Xadrez, que está sendo promovido pela Secretaria Municipal de Esportes e organizado pela Academia Botucatuense de Xadrez e Damas.

A competição vai acontecer no Ginásio Municipal de Esportes a partir das 9 horas. Os participantes vão ser divididos em 3 categorias, sendo a categoria “A” para alunos com idade entre 8 e 12 anos; “B” alunos de 13 a 15 anos e “C” para alunos de 16 e 18 anos.

Os três primeiros de cada categoria vão receber troféus e do 4º ao 10º colocado receberão medalhas. Outras informações podem ser obtidas através do telefone 9708-1601.

7ª Copa Laércio Policastro define semi-finalistas

Secretaria Municipal de Comunicação

Serão definidos no domingo, dia 2, os finalistas da 7ª Copa Laércio Policastro de Futebol Veteranos, que está sendo promovida pela Secretaria Municipal de Esportes em parceria com a Associação Atlética Ferroviária.
Os jogos semi-finais vão acontecer no Estádio Doutor Acrísio Paes Cruz. No primeiro jogo da rodada, às 13h30, vão se enfrentar AA Botucatuense/Serralheria São Luis e Dinamite FC/Supermercado Edu. Em seguida entram em campo Botucatu Fazendo Caridade e AA Ferroviária/A Trivial. Os vencedores decidem o título da competição no dia 16 também no Estádio da Ferroviária.
O jogador Benedito Vieira, da AA Botucatuense/Serralheria São Luis lidera a artilharia com 7 gols seguido pelo Cesinha, do Botucatu Fazendo Caridade, e Carlinhos, da AA Ferroviária, com 6 gols.

Campeonato Amador define semi-finalistas

Secretaria Municipal de Comunicação

Serão definidos neste domingo, dia 2 de dezembro, os semi-finalistas do Campeonato Botucatuense de Futebol Amador – 2007, que está sendo promovido pela Secretaria Municipal de Esportes e organizado pela Associação Botucatuense de Árbitros de Futebol – ABAF.
No Estádio Doutor Acrísio Paes Cruz (Ferroviária), às 11 horas, se enfrentam AA Ferroviária/A Trivial e União da Vila FC. Para se classificar, a equipe da Ferroviária precisa apenas de um empate enquanto que o União da Vila terá que vencer por uma boa diferença de gols para ficar com a vaga.
No Estádio do Sete de Setembro, às 15 horas, entram em campo o Arco Íris Pintura FC e Primeiro do Santa. A representação do Arco Íris necessita da vitória para passar a fase seguinte enquanto o Primeiro do Santa joga por um simples empate.
No último domingo, dia 25 de novembro, foi realizada a segunda rodada dessa fase. No Estádio do Sete de Setembro FC, o EC Colorado se reabilitou na competição e venceu o Arco Íris Pintura FC por 2 a 1. Mario Antonio Araújo Neto apitou a partida auxiliado por Francisco Amâncio e Benedito Pereira.
No campo da Fazenda Lageado, o Dinamite FC também se reabilitou ao vencer o União da Vila FC por 3 a 1. Apitou a partida Alex Sandro Duarte auxiliado por Francisco Amâncio e Joelma Gabriel da Rocha.
Até o momento, dividem a artilharia da competição Welinton Nunes, do Dinamite FC, e Michael Lacase, da AA Ferroviária, com 10 gols. Em seguida aparece Alex Tavares, da AA Ferroviária, com 7 gols.

Fundo Social de Solidariedade participou dos Jogos Estaduais do Idoso

Secretaria Municipal de Comunicação

O Fundo Social de Solidariedade de Botucatu participou este ano dos Jogos Estaduais do Idoso, representado pelos atletas Octacílio César do Nascimento e Teruko Kawale, competidores da modalidade de atletismo.
Na categoria B, de 66 a 70 anos, Octacílio fechou a prova em sexto lugar na contagem geral, e pela categoria D, acima de 75 anos, Teruko terminou a disputa na oitava colocação.
As competições dos Jogos Estaduais do Idoso de 2007 aconteceram na cidade litorânea de Praia Grande, onde também foram realizados os 71º Jogos Abertos do Interior.

A abertura oficial da 11ª edição do evento foi realizada no dia 21 de novembro, e as disputas oficiais terminaram no último domingo, 25 de novembro.

Teatro Municipal divulga a relação de eventos para o mês de dezembro

Secretaria Municipal de Comunicação

A Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria Municipal de Cultura, divulga para a população a programação de eventos que acontecerão no Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci no decorrer do mês de dezembro.
A programação reserva espetáculos variados de teatro, dança e concertos musicais. Mais informações sobre a realização dos eventos podem ser obtidas através dos telefones 3882-0133 e 3882-9004. Confira o cronograma:

Dia 1º, às 20h30 - Apresentação de 20 anos do Coral Municipal “Cidade de Botucatu”. Entrada franca.

Dia 5, às 19h30 – Espetáculo de Dança. Artistas S/A “Princesas Bailarinas”. Entrada R$ 5.

Dias 6, 7 e 8, às 20h30 – Espetáculo Teatral “O Rei de Ramos”. Entrada franca.

Dias 13 e 14, às 20h30 – Espetáculo de Dança “Na Onda do Pan” - Academia Sueli. Entrada R$ 5.

Dias 17 e 18, às 20h30 – Espetáculo de Dança “Além Véu”. Entrada franca.

Dia 19, às 20h30 – Concerto de Natal Orquestra Municipal. Entrada franca.

Dias 20 e 21, às 20h30 - Espetáculo de Dança “Lugar ao Sol”. Entrada franca.

Dia 22, às 20h30 – Apresentação Teatral “Notívagos Burlescos Ativar” - Entrada franca.