novembro 27, 2007

“Luz no campus” recebe palestra de pioneiro do ambientalismo brasileiro

Assessoria de imprensa FCA

No próximo dia 28 de novembro, a partir das 17h, no Auditório da FCA, o Projeto “Luz no Campus”, recebe a conferência do engenheiro agrônomo e ambientalista Mauro Victor, um dos pioneiros da causa ambiental no país. Além da palestra, haverá o lançamento do livro “Brasil: O Capital Natural”, também de Mauro Victor, editada pela Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (Fepaf) e lançado recentemente em São Paulo.
Especialista em ciências florestais e pós-graduado em planejamento territorial e zoneamento ecológico econômico na Holanda, Mauro Victor ajudou a criar a Fundação Florestal e dirigiu o Instituto Florestal de São Paulo. Também estruturou o Departamento de Parques e Áreas Verdes de São Paulo e dirigiu o Centro Nacional da Embrapa (atual Embrapa Meio-Ambiente). Serviu as Nações Unidas e a Comunidade Européia e tem mais de 20 anos de prática no manejo de bosques tropicais na América Central e Caribe. Com intensa militância cidadã, fundou a SOS Mata Atlântica e outras ONGs.
O tema da conferência de Mauro Victor será a “Análise da Teoria Gaya - a mãe Terra, com metabolismo próprio e auto-regulação - a homeostases”.
O palestrante fará uma revisão do nascimento do universo amazônico, sob a visão criacionista (cultura indígena e judaico-cristã) e a evolucionista; abordará temas como as ameaças à continuidade da vida do Planeta; os últimos dados do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da Organização das Nações Unidas e o enfoque técnico-agronômico que ela não enfatiza; como o Estado, o mundo espiritual, as corporações transnacionais e a sociedade civil organizada serão os agentes de transformação rumo a um novo paradigma de civilização; entre outras questões. A entrada é franca e aberta ao público em geral.
Lançamento de livro - Além da palestra, haverá o lançamento do livro “Brasil: O Capital Natural”, (capa acima) de Mauro Victor, editada pela Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (Fepaf) e lançado recentemente em São Paulo.
De forma sistemática, com farta base documental, “Brasil: O Capital Natural” discute questões como a presença do agronegócio na Amazônia, o modelo de agricultura no século XXI, a legislação ambiental e outras. “A nova geoestratégia global é redesenhada com as tintas fortes da crise energética e da deterioração climática”, afirma Mauro Victor. “O livro ajuda a entender a situação do Brasil nesse contexto”.

A obra tem prefácios do Arcebispo Emérito de São Paulo, Dom Paulo Evaristo Arns; do Professor Emérito da USP, Aziz Ab’Saber; e de Plínio de Arruda Sampaio, especialista em política agrária, que durante muitos anos serviu as Nações Unidas, fundador do PT e do Psol.
O “Projeto Luz no Campus - filosofia ao entardecer” é uma iniciativa da Faculdade de Ciências Agronômicas e da Fundação de Estudos Agrícolas e Florestais (Fepaf), que pretende estimular a reflexão sobre temas de filosofia, ética, política, ciência e cultura para a comunidade da Unesp de Botucatu e público em geral.